Pessoal gostaria de saber ao certo como realizar teste de integração … já consigo fazer teste unitários e quando dependo de classes externa eu uso Mocks (estou gerando através do EasyMock)… mas e agora…como integrar tudo … retiro os Mocks e deixo eles se chamarem ???
Seria isso os testes de integração ???
Existe alguma ferramente que ajuda nessa hora ???
Até +
Depende da usa estratégia.
Vc esta fazendo integração Top-Down ou Bottom-Up ?
Possívelmte Botton-Up…assim as classes dependentes iriam sendo usadas aos pouco conforme eu for tirando os Mocks …
Estou certo ??? é isso mesmo ???
Valeu cara…
[quote=usphisics]Possívelmte Botton-Up…assim as classes dependentes iriam sendo usadas aos pouco conforme eu for tirando os Mocks …
Estou certo ??? é isso mesmo ???
Valeu cara…[/quote]
Para um processo mais confiavel é importante ter os testes de aceitacao porque eles atuam no teste da dependencia que estava sendo mockada. Na medida que você for integrando seu sistema você mantem os unitarios com mocks e acrescenta testes de aceitacao que exercitam a nova dependencia.
Sob o ponto de vista das metodologias denominadas ageis a integracao acontece por um processo denominado Integracao Continua, que automatiza esse processo de execucao dos testes unitarios e de aceitacao.