:lol: [color=blue]Olá a todos, muito se fala em projetos e tudo mais que existe para se desenvolver em java. Mas será que existe uma forma simplificada de se desenvolver programas de alguma maneira simples e não fugir do padrão java estipulado pela sun.
Exemplo (no meu caso), estou me formando e gostaria de saber se existe alguma forma pratica de desenvolver programas simples como: uma tia tem um salao de cabelereiro e quer um programa para cadastros, ou alguem te pede para fazer um portal web e vc quer fazer com java de uma maneira simples, minha mae tem uma confecção e quer um programinha p controlar o estoque, que seja simples de usar.(Exemplo ficticio…)
Espero ter passado a ideia, por favor se alguem poder me ajudar eu agradeÇo, abraços[/color]. :lol:
[quote=rick_z] :lol: [color=blue]Olá a todos, muito se fala em projetos e tudo mais que existe para se desenvolver em java. Mas será que existe uma forma simplificada de se desenvolver programas de alguma maneira simples e não fugir do padrão java estipulado pela sun.
Exemplo (no meu caso), estou me formando e gostaria de saber se existe alguma forma pratica de desenvolver programas simples como: uma tia tem um salao de cabelereiro e quer um programa para cadastros, ou alguem te pede para fazer um portal web e vc quer fazer com java de uma maneira simples, minha mae tem uma confecção e quer um programinha p controlar o estoque, que seja simples de usar.(Exemplo ficticio…)
Espero ter passado a ideia, por favor se alguem poder me ajudar eu agradeÇo, abraços[/color]. :lol: [/quote]
defina “forma simplificada de se desenvolver programas”
Então amigo, exatamente é isso que eu gostaria de saber… existe alguma forma “simplificada de se desenvolver programas” , eu sei que não sei tudo, rs, estudei muito java, e tudo que pude, mas saber como a linguagem funciona, implementar alguns trechos de codigo ainda não me ajudam a desenvolver meus prorpios programas, mesmo eles sendo simples. Exemplo, fiz uma agenda em java, usando netBeans e mysql, mas talvez eu podesse desenvolver mais coisas se tivesse tipo um manual explicando como desenvolver blz, abraço.
cara o sucesso do java se dá ao fato de não estar preso a nada…vc esta querendo escrever um manual pra todo mundo seguir um modo simples de desenvolver… ???
existem milhares de maneiras de desenvolver em java ( diferente de .Net ) …se vc esta preocupado com legibilidade e manutenção use bastante o GoF e boas práticas de OO é só isso q eu recomendo…
quanto ao seu comentário “seguir algum modelo da Sun” … Eles não costumam ser felizes em definir padrões de projetos…em todo caso procure pelo BluePrints…
[’]s
Talvez você deva dar uma olhada no Ruby On Rails.
A resposta rápida é : não. A resposta longe é : vc tem que definir sua própria metodologia de desnevolvimento conforme vai ganhando experiencia. Algumas diretivas que podem ajudá-lo são:
- Respeite os principio de OO como o da Separação de Responsabilidade e Encapsulamento
- Conheça a API padrão do Java (JSE) melhor que a palma da sua mão. Isso a ajudará a toma decisões e a não inventer codigos que já existem prontos.
- Vise o reaproveitamento e a clareza de código ( se precisa colocar comentários é porque não é claro).
- Não otimize à priori. Otimize apenas e quando o sistema estiver lento.
- Aprenda e utilize padrões de projeto
- MVC não significa separação em camadas. Separe o seu codigo em camadas. Use MVC em cada camada, quando aplicável.
- Escolha uma IDE e aprenda a tirar o sumo dela ao máximo. Faça a ferramenta trabalhar para si, mas não a deixe decidir por si. ( eu sugiro o Eclipse)
- Estude, teste e escolha frameworks já existentes para fazer o que quer ( faça isso com mini projetos separados e não no projeto principal). Integre-os num ambiente próprio de desenvolvimento. Não use frameworks que não entende por muito que estejam na moda.
- Crie e utilize testes unitários. Utilize-os como mini-programas que exercitam o codigo que vc vai escrever na aplicação real.
- Utilize um repositório de código ( como o SVN ou CVS ou outro da sua preferencia). Isso vai possibilitar que altere o codigo sem peso na consciência. Faça backups periódicos para não perder o código.
- Faça o código opensource. Isso permite que outros o ajudem e que vc compatilhe a experiencia.
bom, essas são algumas dicas.
Pois e, andei dando uma pesquisada e gostei muito de ruby, porem o mercado sempre tem mais oportunidades para java, sem contar que tem mais pessoas que sabem java do que ruby(sem desmerecer, alias acho uma otima linguagem de programação).
para sergiotaborda :
Valeu pela ajuda, gostaria de fazer coisas simples para me aprimorar em java, mas vou utilizar sua dica, porem, se alguem mais tiver alguma dica boa, sou todo ouvidos, abraços.
Só falei do Rails por causa dos exemplos que vc citou, de sistemas simples (eu estou aprendendo Raile e comecei um de controle de despesas ). Mas o Java tem muito mais oportunidades no mercado mesmo.
As dicas do sergiotaborda são muito boas. Acho que também é importante você entender o conceito das coisas, porque elas são feitas de uma certa maneira, em que situações uma ferramenta/framework é melhor que outra, etc etc.
Fala,
Bem uma forma simples de você começar a desenvolver em java, meu conselho é começar por um cadastro básico, um CRUD.
Faça um sistema simples que cadastre, altere e exclua alguma coisa. Pode-se escolher pela Web ou desktop, mas aconcelho a web, nada contra desktop atualmente até trabalho em um projeto desktop, mas pela web você já pode ir vendo algum framework de mercado.
Feito isso, pode começar a ir “recheado” o sistema, vai colocando hibernate, depois algum padrão de projeto, depois pode dar uma olhada em JUnit para seus testes e por ai vai…
Se você não tem a experiência esse é um palpite que pode ajudar !!
[]'s
Blz, sobre isso sem problema, como citei anteriormente, ja fiz programinhas simples, com ajuda do netbeans e mysql, pra desktop, vou refaze-lo p web com o pouco que sei mesmo… valews ai pela ajuda abraço