Como Modelar um Projeto de Software

:smiley: Bom pessoal, comecei agora a trabalhar com desenvolvimento e me deparei com as boas praticas de programação. :smiley:

Meu professor passou por cima neste assunto de modelagem do projeto, a partir dai resolvi buscar livros, apostilas e venho aqui pedir a todos que poderem me ajudar a compleender melhor esta parte com dicas, passo a passo dentre outras formas que me ajudem a modelar meu sistema. :slight_smile:

OBS: Estou com um projeto, que é o seguinte. tenho que montar um banco de dados rodando na web para cadastrar meus clientes. A intenção é somente cadastrar os clientes os dados basicos e osb sobre ele. outro requisito é que 15 vendedores irão acessar o banco, talves até simultaneamente, de vária partes do Brasil, por um notebook disponibilizado a eles, portanto tem que ser rápido e seguro.

O proximo passo é cadastros de produtos, para controle do estoque, mas isto é futuramente.

Espero que possam me ajudar a modelar este sistema.

Desde já agradeço

:smiley: Marcos de Souza Cipriano :smiley:

Parece que você já sabe todas as funcionalidades que o software terá. Você falou que terá que montar um banco de dados na web, mas eu acho que você quis dizer que terá uma aplicação web com acesso a banco de dados para cadastros de clientes,não e? Para modelagem de software é utilizado UML, e uma das primeiras coisas que são feitas é o diagrama de casos de uso, onde vc demonstra todas as funcionalidades do teu sistema, na especificação de casos de uso vc descreve o que cada uso faz e normalmente associa uma tela a um ou a vários casos de uso, depois vc começa o estudo para partir para o diagrama de classes que modelarão sua lógica de negócio. Feito isso você já pode a começar a implementar, provavelmente terá também que ter um diagrama de sequências. Isso que eu acabei de descrever é uma modelagem ultra-básica mas que pode ser usada em pequenos sistemas.

ok Muito obrigado pela ajuda, neste caso "Você falou que terá que montar um banco de dados na web, mas eu acho que você quis dizer que terá uma aplicação web com acesso a banco de dados para cadastros de clientes,não e? " é sim, eu estou começando e estava sem rumo, mas agora eu entendi, eu faço o diagrama e a partir dai eu não me perco. Nossa esse diagrama vai dar mais trabalho do que a implementação, mas vale a pena.

Muito obrigado!!!