Como melhorar um sistema de grande porte

Vc desistiu logo no primeiro e com um cara que nunca trabalhou com GWT?!!?

Seja persistente, leia até o final… :wink:

Algumas dicas:

  • JSF não foi feito para quem busca performance. Mas é uma ideia interessante para economizar tempo de desenvolvimento. Uma página aberta como por exemplo a home do submarino, jaais deverá ser feita em jsf, já a área logada, atenderia sem problema algum.

  • NoSQL eu não sugiro, a manutenção ainda é obscura e poucas pessoas conhecem a fundo, para tratar bugs. O banco de dados SQL Server é legalzinho, mas já que é pra pagar, tente optar por um DB2 ou Oracle. Se não querem pagar, MySQL com certeza.

  • Quanto a concorrência, não tem problema algum se 1 ou 1.000 pessoas estão vendo o mesmo registro, existe cache no JPA. O problema ocorre se desses 1.000 somente um poderá ver o registro. Daí você precisa de uma estratégia de concorrência (JPA também trata disso)

  • Servidor recomendo fortemente JBoss AS 7 (no modo domain), e em conjunto você pode configurar o mod_cluster no apache para criar um ambiente clusterizado com replicação de sessão do usuário.

[quote=Giulliano]Algumas dicas:

  • JSF não foi feito para quem busca performance. Mas é uma ideia interessante para economizar tempo de desenvolvimento. Uma página aberta como por exemplo a home do submarino, jaais deverá ser feita em jsf, já a área logada, atenderia sem problema algum.

  • NoSQL eu não sugiro, a manutenção ainda é obscura e poucas pessoas conhecem a fundo, para tratar bugs. O banco de dados SQL Server é legalzinho, mas já que é pra pagar, tente optar por um DB2 ou Oracle. Se não querem pagar, MySQL com certeza.

  • Quanto a concorrência, não tem problema algum se 1 ou 1.000 pessoas estão vendo o mesmo registro, existe cache no JPA. O problema ocorre se desses 1.000 somente um poderá ver o registro. Daí você precisa de uma estratégia de concorrência (JPA também trata disso)

  • Servidor recomendo fortemente JBoss AS 7 (no modo domain), e em conjunto você pode configurar o mod_cluster no apache para criar um ambiente clusterizado com replicação de sessão do usuário.[/quote]

Concordo com relação a JSF.

Discordo com relação a NoSQL. Qualquer empresa que esteja pensando em criar serviços sérios e escaláveis na Web deve considerar NoSQL. Já opero a mais de 4 meses com o BigTable (App Engine) com uma média de 6 reqs/segundo e ainda não tive indisponibilidade de banco. Não preciso me preocupar com manutenção de banco e ela é “obscura” mesmo, mas tenho certeza que o pessoal de infra do Google cuida pra mim… :wink: