Como Java trata Relatórios?

Pessoal estou meio que começando com Java, já andei dando uma olhada como funciona sua conexão com Banco de dados e interfaces gráficas além de outros assuntos… Mas como é a geração de relatórios em Java ? Já andei pesquisando em bons livros e não encontrei esse assunto neles. Alguém pode me indicar algum livro que comente o assunto ou me indicar uma página ou apostila? sei lá…

muito obrigado

//Fábio

Dê uma olhada no site:

Lá tem uma versão do JReport, para que você possa usar por 30 dias, este software é parecido com o Crystal Reports.

Até mais, do seu xára,

Fábio.

Não sei se estoucerto mas uma opção para gerar relatórios seria criar página html e abrir com o internet explorer… o que vcs acham?

eder, concordo com voce

a palavra “relatorio” perde um pouc do sentido em java. alias, em nenhuma linguagem isso faz muito sentido

o que eh relatorio? dumping de banco de dados? lsitagem de dados de um arquivo texto?

a melhor solucao de relatorios, que eu acho, eh usar templates em java.

Pra quem já usou delphi, a noção de relatório é bem definida, mas não deixa de ser o que o paulo falou. Na maioria das vezes é dumping de banco de dados, mas com uma cara bem bonita e bem organizado.
Não faz muito tempo que ouvi uma notícia sobre Crystal Reports para java. Só precisa dar uma olhada pela net e ver se encontra alguma coisa.

[]'s

Bom, esta é a primeira vez que envio uma mensagem aqui no fórum… Na empresa em que trabalho, houve um grande interesse por Java um ano e meio atrás, mas só agora estamos começando “de verdade”. Neste intervalo ocioso, encontramos algumas soluções de relatórios em Java (aqui usamos Delphi com Quick Report; quem conhece o Quick sabe do que estou falando… :? ), mas nem chegamos a testar.
Selecionamos duas soluções open source para avaliá-las daqui a algum tempo. Vou deixar a sugestão aqui, para quem quiser experimentar:
A primeira é o JFreeReports : http://www.object-refinery.com/jfreereport/
Há um artigo na JavaWorld sobre o JasperReports também: http://www.javaworld.com/javaworld/jw-09-2002/jw-0920-opensourceprofile.html?
Ambos baseados em templates XML, o que já é uma grande vantagem! Quem usar, poderia se candidatar a escrever um artigo aqui no GUJ… :smiley:
Concordo que o conceito de “relatório” é vago, mas o difícil é convencer os nossos gerentes disto… :wink:

[quote=“Marcelão”]Quem usar, poderia se candidatar a escrever um artigo aqui no GUJ… :smiley:
[/quote]

voce eh o maior candidato!! :slight_smile:

Pessoal… Obrigado pelas dicas, e se eu tiver alguma novidade comunico a todos. Concordo com o Marcelo que Gerentes tem um interesse muito grande em relatórios, e não são apenas eles que pedem isso… o mercado pede muito pois, qualquer aplicação mais comercial necessita ter Relatórios e infelizmente muitos, e eu sei que apesar de Java ser utilizado principalmente para WEB, ele tb está começando a ser muito usado para aplicações do tipo: Controle de estoques, faturamento, financeiro etc… Por isso Relatórios.

//Fábio

"...qualquer aplicação mais comercial necessita ter Relatórios e infelizmente muitos..."

Isso é bem verdade e é bem chato :slight_smile:

[]'s

Vc pode tentar utilizar o ireport que é gratuito e tem muitas opções de customização, aqui na empresa utilizamos este.
Abraço

Nossa, recussitou legal o tópico hein, tópico de 2002.