[quote=Bruno Laturner]Indo direto ao ponto:
Sou um Programador de Schrödinger e gostaria de introduzir testes e TDD à minha vida, à empresa que trabalho e nas que trabalharei. Infelizmente tenho aquelas eternas dúvidas:
Como começo a fazer testes partindo do ponto zero; e,
Como tornar isso um hábito, um desenvolvimento orientado a testes de fato?
Gostaria que a discussão tivesse um tema “Como introduzi TDD à minha vida”, queria que falassem do passado e do presente, desafios encontrados, uma opinião muito pessoal de como fizeram e como fazem isso. Eu aprendo muito por exemplo/tutorial de vida de outras pessoas.
Como vocês começaram com TDD? Agradeço desde já a ajuda.[/quote]
Existe uma diferença entre usar testes unitários e usar TDD. TDD significa Test Driven Development : Desenvolvimento Guiado por Testes. Isso é radicalmente diferente do que simplesmente usar um Junit da vida e ter algumas ou todas as classes sobre o controle de testes ( cobertura 100%).
Então o ponto inicial é começar a usar testes unitários. O JUnit e o Eclipse são uma boa dobradinha, mas existem outras por ai (TestNG + Maven ou Ant por exemplo). O ponto aqui é simples. Vc faz uma classe que executa alguma logica. Vc sabe que passados os parametros x e y o resultado tem que ser z. Vc cria uma classe de test (do junit por exemplo) e executa o codigo como se estivesses dentro de um programa real. A diferença é que o seu método de teste só executa uma classe. testes corriqueiros que vemos em exemplos em revistas e afins não são realistas. ninguém escreve um teste para testar de 1+1 = 2.
Em aplicações normais as suas classes vão produzir objetos e alterar estados em outros objetos de outras classes e não simplesmente retorná-los como uma calculadora. Vão tentar enviar email, mensagens via Jms , acessar o banco, processar um arquivo. É isso que tem que ser simulado no teste. vários niveis de complexidade geram vários tipos de teste (unidade, integração, etc… ) comece pelos de unidade.