Como introduzir TDD à minha vida?

Indo direto ao ponto:

Sou um Programador de Schrödinger e gostaria de introduzir testes e TDD à minha vida, à empresa que trabalho e nas que trabalharei. Infelizmente tenho aquelas eternas dúvidas:

Como começo a fazer testes partindo do ponto zero; e,

Como tornar isso um hábito, um desenvolvimento orientado a testes de fato?

Gostaria que a discussão tivesse um tema “Como introduzi TDD à minha vida”, queria que falassem do passado e do presente, desafios encontrados, uma opinião muito pessoal de como fizeram e como fazem isso. Eu aprendo muito por exemplo/tutorial de vida de outras pessoas.

Como vocês começaram com TDD? Agradeço desde já a ajuda.

Oi Bruno!

Sua pergunta é excelente e muito relevante. Eu nao vou argumentar em como começar, mas vou argumentar em relação aos meus próprios erros:

A pior maneira de tentar começar TDD é criando testes unitários em um projeto que já nasceu sem testes. Escrever testes unitários para código muito acoplado é praticamente impossível: eles viram pequenos testes de integração, já que você precisaria criar um número gigante de mocks para transformar o teste em unitário. E isso é um fato: código que nasceu sem testes é mais acoplado que o que nasce com testes! Quando você testa desde o começo, seu código é forçado a ser desacoplado, caso contrário você não conseguiria testa-lo! :slight_smile:

Em resumo: se você tentar implantar testes unitários em algo que já tem meses de desenolvimento, além de não conseguir realizar a tarefa direito, vai ficar frustrado e culpar o TDD.

Sim, isso é uma confissao de 4 anos atras :slight_smile:

Pois é, estou nessa também porque já faz muito tempo que não pego alguma coisa do zero. Sempre caio de para-quedas em projetos que tem coisas que me dão vontade de chorar.

Sou outro programador de Schrödinger.

Só um adendo…