Bom, gente, estou tendo problemas para instalar o NetBeans no Linux. Eu até rodo o arquivo de instalação, mas, quando ele pede o diretório onde está o JDK, eu forneço o diretório /usr/lib/jre1.5.0_04, onde está no subdiretório bin, o javac. Já tentei usar o /usr/lib/jre1.5.0_04/bin, o /bin e vários outros diretórios, e o instalador não prossegue. Alguém tem uma solução?
Qual versao do linux vc ta usando? eu instalei no meu Slackware e ele trouxe automaticamente todos os diretorio sem eu precisar mexer, o instalador que vc baixou é .bin? vc esta instalando qual versao do netbeans? neste link tem bem certinho como vc instalar, siga ele passo a passo que nao tem erro…
http://www.netbeans.org/community/releases/41/install.html
flow
olá,
Para instalar o NetBeans ou qualquer outra IDE é necessário instalar a SDK. Pelo url que vc passou:
/usr/lib/jre1.5.0_04
Vc está usando o Runtime (JRE).
Aproveite e baixe a versão mais atualizada, update 8 nos sites da Sun.
Flws!
O JRE não vem com o javac no ./bin
Esse tópico deveria ter sido postado em Assunto Gerais, não?
Bom, eu dei um whereis javac, e ele o encontrou em /usr/lib/jre1.5.0_04.
A propósito, o instalador é .bin. A versão que estou tentando instalar é 5.5. Diga-me qual a versão que você instalou, pois vou baixá-la. Gente e gostaria de agradecer pela ajuda também…
Vc tem o JDK instalado? Se for somente o JRE não server.
Aproveite para dar um java -version, para ver qual a versão do Java em uso. Tem algumas distros Linux que vem com uma versão instalada e quando vc instala uma versão mais nova ela não é automaticamente colocada em uso.
Eu estou com o JDK instalado. Só gostaria de saber em que diretório. O JDK que estou usando é o jdk-1_5_0_08-i586-1kjz.tgz (nome do arquivo de instalação). Acredito ser o mais recente (ou um dos mais, pois baixei na semana passada).
O JDK seu é o update 8, e é realmente o mais recente.
Abre um terminal e digita: java -version.
Assim vc vai saber qual versão do Java está sendo executada na sua máquina, pelo erro provavelmente vc está executando alguma outra versão e não esta que vc instalou.
Outra dica, pelo nome do seu pacote vc precisou compilar ele antes de instalar, a compilação deu algun erro? Para facilitar baixe no site da Sun o instalador .bin (já vem compilado) aí é so vc no terminal digitar ./seu_arquivo.bin que a instalação vai começar sem problemas.
Se vc precisar setar na mão qual JDK o seu Linux vai utilizar fale comigo que passo para vc como fazer isso.
“tgz” é o pacote précompilado do Slackware. Na verdade, foi o único que conseguí instalar (o “bin” nem ao menos rodou, mesmo dando permissão de execução a ele). Ele não precisa de compilação… e ele está executando normalmente, pois o JRE também é da mesma versão.
Vc executou um java -version no terminal?
Qual é o retorno dele?
java version “1.5.0_06”
Java™ 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0_06-b05)
Java HotSpot™ Client VM (build 1.5.0_06-b05, mixed mode)
Dito e feito, a JVM que está rodando na sua máquina é o update 6, e vc na verdade instalou o update 8.
Muito provavelmente esse update 6 contém apenas o JRE (Run-Time) e para instalar o NetBeans vc precisa do JDK (Kit de Desenvolvimento) que embora esteja instalado não está ativo.
Como Linux eu utilizo o Ubuntu 6.06 (baseado no Debian) para selecionar de forma manual qual “Java” utilizar eu faço da seguinte maneira:
Como root no terminal após instalação do Java:
update-alternatives --config java
(abre um menu para selecionar qual “Java” utilizar)
update-alternatives --config jar
(abre um menu para selecionar qual “Java” irá executar arquivos compilados JAR).
Não conheço tecnicamente o Slack, mas creio que ele deve ter algum comando para vc selecionar de forma manual o JDK em uso.
Instale o JDK:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.167.1.guj
E depois tente novamente a instalacao do netbeans.
Dica: remova esse jdk do paraguai que você instalou.
Espero que ajude…
[]s
O arquivo .bin nem mesmo roda aquí… talvês o download não tenha sido feito corretamente ou algo assim… Bem, no windows eu instalei o JRE update 4, enquanto que o JDK era update 6. E isso não gerou problemas. Ele copia o arquivo javac, e os outros que compõem o kit JDK para o mesmo diretório do JRE, isto é, para o diretório do update 6… mesmo ele sendo update 8. E ele aparentemente é instalado no diretório do JRE. E mesmo indicando esse diretório, o instalador não roda… e ele está ativo sim, pois no prompt dá para chamar o compilador, o compactador jar e as outras ferramentas sem problemas…
Vc já fez o Classpath dele.
Tem um tutorial aqui no Guj.
Ok, entao faça o download novamente.
Depois é só seguir o tutorial.
Até…
Bom, gente, vou tentar as duas soluções, mas, amanhã. Tenho que ir a faculdade hoje… Muito obrigado a todos…
Conseguí. Para outros que tem o mesmo problema, aquí vai a solução: faça o download do jdk-1_5_0_07-nb-5_0-linux-ml.bin, que instala o JDK + o Netbeans juntos. Não precisei esquentar a cabeça com Classpath, com detalhes da interação do netbeans com o JDK, e outras coisas. Deu tudo certo… Brigadão a todos!