Como incluir uma função

Olá, estou criando uma página, porém não sei como fazer o que eu quero, que é, incluir uma função que eu criei em uma página em php e chamar a função em outra página, porém sem chamar o resto, apenas a função, pois se eu uso o require e em seguida coloco o nome da função, ele chama a página inteira, que tem outro conteúdo, como posso fazer o que eu quero?

desde já agradeço a vós

Olá @andre2654 !
Eu estou meio enferrujado com PHP e eu também não sou nenhum jedi, mas vou tentar te ajudar.

Não está muito clara a sua explicação, pelo que entendi é isso:

Você tem um arquivo com várias funções, vou dar o nome aqui de “functions.php”

//Arquivo functions.php
<?php

function teste1{
//...
}

function teste2($arg_1, $arg_2){
//...
 $result = $arg1 + arg2; 
return result;
}
?>

Daí se você precisa usar a função teste2 do arquivo functions.php em outra página(vou chamar aqui de “pagina2.php”) você usa um require chamando o arquivo que contém as funções nessa página, então ficaria algo como:

//Arquivo pagina2.php
    <?php
    require_once('functions.php');
    ?>
    <html>
        <head>
        </head>
        <body>
            <?php
                function teste2();
             ?>
        </body>
    </html>

Agora o require vai trazer o arquivo completo, ou seja vai vir “junto” as functions teste1 e teste2
Mas é você chamar as funções que você desejar utilizar nessa página.

Se você quer isolar uma função, acho que a única forma é você criar um arquivo com uma única função.
Então por exemplo, você pode criar um pasta chamada functions e criar um arquivo chamado teste2.php que contenha somente a function teste2 e nada mais!
E daí você usa o require para o arquivo teste2.php

<?php
        require_once('functions/teste2.php');
?>

mano, você acertou o que eu queria, quero te agradecer bastante, obrigado mano, serio.