Como identificar se a JVM está instalada?

Amigos, ao baixar o programa de declaração do imposto de renda, o site da Receita Federal identifica se o java está instalado e exibe a seguinte mensagem:
“A máquina virtual java (JVM) versão 1.6.0 ou superior, NÃO foi detectada neste computador…”

Como é possível fazer essa verificação?

Mensagem semelhante é exibida quando, após baixar o nstalador, se tenta instalar o programa.

Saudações.

se estiver usando Windows, você pode digitar “java -version” no cmd

[quote=andredf]Amigos, ao baixar o programa de declaração do imposto de renda, o site da Receita Federal identifica se o java está instalado e exibe a seguinte mensagem:
“A máquina virtual java (JVM) versão 1.6.0 ou superior, NÃO foi detectada neste computador…”

Mensagem semelhante é exibida quando, após baixar o nstalador, se tenta instalar o programa.

Saudações.

[/quote]

Dica: o instalador do programa do Imposto de Renda nao foi escrito em Java. (Senão teríamos o problema do ovo e da galinha).

[quote=entanglement][quote=andredf]Amigos, ao baixar o programa de declaração do imposto de renda, o site da Receita Federal identifica se o java está instalado e exibe a seguinte mensagem:

Saudações.

[/quote]

Dica: o instalador do programa do Imposto de Renda nao foi escrito em Java. (Senão teríamos o problema do ovo e da galinha). [/quote]

Seria interessante desenvolver um programa em Java para verificar se a JVM está instalada rs. Brincadeiras a parte, o que é entanglement disse está perfeito Andre.

Alguns dos programas que fazem instalação de programas Java costumam ter essa verificação pronta. Outros programas são bem flexíveis e não conhecem o Java, mas podem verificar o Registry (por exemplo) ou o diretõrio de programas do Mac para verificar se o Java estã ihstalado. Para procurar isso, escolha um programa que faça instalações e veja como isso é feito para o Java.

Amigos, talvez eu não tenha sido muito claro na minha mensagem.

No site da Receita Federal, no momento do download do programa instalador, o próprio site verifica se a JVM está instalada no computador e exibe a mensagem caso não esteja instalada.

Ou seja, a mensagem é exibida mesmo antes de se tentar instalar o programa.

Então a pergunta é: como o site consegue verificar se a JVM está instalada?

Podem fazer o teste. Alterem o nome da pasta c:\arquivos de programas\java para algum outro nome e efetuem o download do programa de declaração do IR.
Até se consegue fazer o download, mas a mensagem alertando sobre a ausência da JVM é exibida.

De forma semelhante à Receita Federal, será preciso colocar um programa disponível para download em um site e então será muito importante esse recurso de informar ao usuário de que a JVM não está instalada.

Complementando a mensagem anterior.

Poderia ser algum código em javascript?

windows : Iniciar ->Executar ->digite cmd e depois java-version;

linux você pode abrir o shell e da um Locate java ou find java que eu acho
que funciona

Bom,

O post é antigo, mas vou movimenta-lo pq pode sanar a dúvida de alguém. E tb irei postar para inaugurar com minha primeira participação no GUJ.

O que entendi da pergunta do andreDF é como fazer para que um sistema web pode ser implementado para identificar a versão do java instalado na máquina do client (não no servidor).

Acessando a página de declaração de imposto de renda de 2013 (http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2013/declaracao/download-programas.htm)
a seguinte mensagem me foi apresentada:
“A Máquina Virtual Java (JVM), versão 1.6.0 ou superior, NÃO foi detectada neste computador.”
Achei estranho pq tenho tanto a JRE quanto a JDK instaladas em minha máquina, ambas com a versão 1.6.0_21

java -version
java version “1.6.0_21”
javac -version
javac 1.6.0_21

Exibindo o código-fonte podemos achar o seguinte trecho de código JavaScript:

<script>
	var JavaStatus = PluginDetect.isMinVersion('Java', '1.6', 'getJavaInfo.jar');
		var JavaInstalled = JavaStatus == 1 ? true : false;

if (JavaInstalled){
			$('#divjavaNaoInstalado').hide();
		}
		else{
			$('#divjavaInstalado').hide();
		}
</script>

Apesar de não ter funcionado em minha máquina creio que responde parcialmente a pergunta do andredf: “Poderia ser algum código em javascript?”
Resp: Sim é possível! Agora como? A receita esta utilizando o arquivo para dar suporte a isso.

Complementando…

Creio que o código implementado no site da receita federal na verdade não verifica diretamente qual é o java instalado na máquina no client, mas apenas checa se no navegador existe algum plugin que faz o meio de campo entre a jvm e browser. Assim pode acontecer de o cliente ter o java instalado na máquina , mas não ter o plugin no navegador, e isso em minha opinião faz com que o site da receita esteja emitindo uma mensagem não apropriada:
“A Máquina Virtual Java (JVM), versão 1.6.0 ou superior, NÃO foi detectada neste computador.”

Instalei o JDK no Mac (Yosemite) e funcionou.