Como fazer?

Olá pessoal.

Estou desenvolvendo uma aplicação e pela primeira vez vou ter que utilizar o Hibernate neste Projeto.

Existe uma parte da aplicação que é somente de cadastro (formulários - famoso CRUD). Porém, no restante da aplicação a intenção é não fazer uso do Hibernate (isso é uma decisão do Gerente. Diz o ditado: manda quem pode e obdece quem quer. No meu caso vou obedecer!)

Minha dúvida é: O Hibernate fará conexão via pool de conexões C3PO. E nas outras partes que não utilizarão a conexão do Hibernate terei que criar uma conexão normal via JDBC com o banco (utilizaremos DAO para o restante).

Quem pode me explicar melhor este cenário sugerido pelo gerente. Preciso entender como poderei fazer as conexões?

Obrigado.

MPSV

Na minha opinião é o cenário mais “sem noção” que eu já vi, ou você usa, ou não usa o Hibernate ué, e o fato de usar Hibernate não exclui o DAO, os dois devem ser usados juntos… Qual argumento ele usou para propor isso? Não recomendo nem um pouco, mas tem que ver os motivos dele também, pergunte o motivo pra ele e coloque aqui, se puder.

Vivendo e aprendendo com esses requisitos de orientadores meio malucos né Jair ? :roll:

O Jair obrigado mais uma vez pela sua resposta.

O que acontece é que ainda não quis discutir estas coisas com o Gerente. No momento estou apenas tentando entender se isso é possível, viável, custoso e outros adjetivos. Vou entrar neste mérito na próxima reunião.

Você sabe como um faria com relação a conexão com o banco de dados num caso como por exemplo.

O formulário de cadastros fazem utilização do Hibernate que se conecta via C3PO (pool) normalmente conforme já conhecemos
na configuração do próprio Hibernate.

E como será que deve ser feito a outra parte que ele deseja fazer via JDBC, ou seja, sem utilização do Hibernate. Crio uma classe de conexão comum pedindo um Connection e utilizo normalmente preparedStament, executeQuery(), exceuteUpdate(), no final fecho a conexão e o preparedStatement? Quando é utilizado stored procedure com cableStatement é desta forma?

Obrigado,

MPSV

:mad:

Tudo é possível!
Viável já é um caso pra se discutir!
Custoso é bastante, geralmente o Hibernate é usado para retirar a responsabilidade do mapeamento objeto-relacional da sua aplicação, tornando ela mais limpa, mais fácil de desenvolver e menos propensa a problemas, o problema nesse caso é que você está dispensando isso, e mapeando tudo na mão, usando JDBC puro, nesse caso o Hibernate perde o sentido, pois, pra que serve um framework ORM se você vai fazer o mapeamento todo na mão?! Só vai adicionar trabalho, pois você terá que fazer o mapeamento na mão e ainda fazer o mapeamento das classes no Hibernate, terá que dar manutenção nas duas coisas também. Se for uma aplicação grande será tipo um pesadelo mesmo, nada demais não, nada que alguns fins de semana não resolva. Eu sugiro que se pretendem usar JDBC puro, que usem só isso, ou se pretendem usar algum framework ORM, que usem só ele, é a minha opinião.

Você vai fazer normalmente, pegue uma conexão, e faça o resto normalmente. Você pode usar um Pool para a parte JDBC puro também, se for uma aplicação server side eu recomendo.

No mais, fala pro seu gerente contratar um bom consultor, e veja o que o consultor diz sobre isso, e algumas outras loucuras que ele tentar inventar aí.

:wink:

Valeu pessoal! Obrigado.

Pois é. Tem gente que é cabeça dura. Vou discutir (“amigavelmente”) na próxima reunião. Como é a primeira vez que vou utilizar o Hibernate achei melhor consultar a comunidade antes de ponderá.

De qualquer forma já me ajudou bastante.

Grande abraço e saudações flamenguistas.

MPSV