Como fazer uma variável de total e sub total no iReport?

Olá pessoal.
Procurei tirar essa dúvida, mas não achei nada que resolvesse.
Então, criei um relatório que mostra o movimento financeiro por mês. No BD tem uma coluna com os valores (valor) e nelas as receitas estão positivas e as despesas negativas, e o ‘sum’ dá o total certo.
Porém, queria uma variável que desse um total do relatório ao qual eu criei com o seguinte comando sql:
select * from valores where data between ‘2016-01-01’ and ‘2016-01-30’. A variável subtotal que seria o que aparece no relatório está correto. Porém, queria uma variável que somasse toda a coluna ‘valor’, inclusive dos meses anteriores.
Tem como fazer isso ou o iReport só vai somar o que eu passar pelo comando sql?

Você pode colocar um campo de expressão na banda de Sumario, somando a field que vem o valor que você mostra na banda Detail.

algo tipo. … sum($F{MEU_CAPO_VALOR})

E nas propriedades desse campo tem as estrategias de soma que voce pode configurar.

Abs

Então guivirtuoso, obrigado por responder
Eu fiz isso e é como eu falei, ele dá um total dos valores que aparece no relatório. Isso eu chamei de subtotal.
A variável que eu chamo de total, e que eu não consegui fazer, é a que soma toda a coluna no banco de dados, com valores que não aparecem no relatório. Digamos que no relatório aparece o movimento de janeiro, o subtotal mostra o valor do mês e o total a soma de toda essa coluna no banco de dados com os meses anteriores.

Ah ta agora entendi…

De fato, você vai ter que fazer essa consulta a parte… e passar p/ relatorio como parametro. $P{}

Claro que tem outras saídas… mas essa é uma delas.

:wink:

Se não for abusar muito, como faço isso? Rsrs

Voce cria um parametro no seu relatorio… algo tipo $P{MEU_TOTAL_GERAL}

La no java, você passa um Map<String, Object> p/ relatorio… onde o map seri algo tipo {“MEU_TOTAL_GERAL” : 1500.00}

Basicamente isso.

Da uma pesquisada sobre como passar parametros p/s relatorio iReport.

Bons estudos… tacalhepau!

1 curtida

Ahhh… Acho que entendi.
No lugar desse ‘1500,00’ (meu valor total) pode ser uma variável que guarda o valor total?
Eu nem estava mexendo na aplicação, tava lutando só com o MariaDB e o iReport. Rsrs
Vou estudar sobre isso.
Muito obrigado guivirtuso.

1 curtida