Como fazer uma das abas - JPanel - de um JTabbedPane ganhar o foco?

Olá Pessoal

Minha situação é a seguinte.

Tenho um JTabbedPane com 4 “abas” (“tabs” - cada uma sendo um JPanel).

Como faço para, ao iniciar a aplicação, aparecer o conteúdo de um dos JPanels (i.e., de uma das “abas”) que não seja a primeira (que é o default) ?

No meu caso específico, gostaria que a aplicação fosse iniciada e já aparecesse o conteúdo da 4a. e última “aba” do meu JTabbedPane e não da primeira.

Desde já, obrigado pela ajuda.

tem um método da classe JTabbedPane que faz isso.

Não lembro qual agora, mas vendo a API você encontra.

É de fato API tem tudo.
Pra que um fórum e perguntas a respeito de Classes em java se “vendo API vc encontra”?

Pessoal

Valeu a dica da API no JTabbedPane. Eu estava procurando métodos, só que na classe JPanel e não na classe JTabbedPane. Aí, após a dica para olhar APIs da JTabbedPane, fui olhar melhor nesta classe e encontrei o método "setSelectedIndex(int tab_index).

Então, se porventura você tem um JTabbedPane chamado, digamos, “myTabs” com 4 “tabs” e quer acionar a tab nº 3, basta fazer assim:

myTabs.setSelectedIndex(2); // pois a primeira “tab” é índice 0, a segunda é índice 1, e assim por diante.

Entendi que o método “setSelectedComponent(Component c)” faz a mesma coisa, mas passando um objeto da classe “Component” como parâmetro. Mas não cheguei a testar pois a outra solução já me atendeu.

Valeu ! :smiley:

ressuscitando o tópico.(Sou novo por aqui, se fiz alguma coisa incorreta desculpem-me).

Minha dúvida é a seguinte, tenho um jTabbedPane com algumas abras dentro dele, e em cada “aba” tenho uma tabela que listam diferentes cadastros.
Quero que a medida que eu click na aba para abri-lá a tabela seja carregada, pra isso eu tenho um método que recebe uma lista e um modelo da tabela.
Eu vi algumas coisas sobre “focus” mais num sei como fazer.

Marcos Dyogo
Se o que você quer é carregar os dados de um determinado cadastro após o clique em uma aba, adicione ao seu JTabbePane um ChangeListener, e verifique qual a aba selecionada, para carregar os dados de acordo.

Abraço.