Valeu a dica da API no JTabbedPane. Eu estava procurando métodos, só que na classe JPanel e não na classe JTabbedPane. Aí, após a dica para olhar APIs da JTabbedPane, fui olhar melhor nesta classe e encontrei o método "setSelectedIndex(int tab_index).
Então, se porventura você tem um JTabbedPane chamado, digamos, “myTabs” com 4 “tabs” e quer acionar a tab nº 3, basta fazer assim:
myTabs.setSelectedIndex(2); // pois a primeira “tab” é índice 0, a segunda é índice 1, e assim por diante.
Entendi que o método “setSelectedComponent(Component c)” faz a mesma coisa, mas passando um objeto da classe “Component” como parâmetro. Mas não cheguei a testar pois a outra solução já me atendeu.
ressuscitando o tópico.(Sou novo por aqui, se fiz alguma coisa incorreta desculpem-me).
Minha dúvida é a seguinte, tenho um jTabbedPane com algumas abras dentro dele, e em cada “aba” tenho uma tabela que listam diferentes cadastros.
Quero que a medida que eu click na aba para abri-lá a tabela seja carregada, pra isso eu tenho um método que recebe uma lista e um modelo da tabela.
Eu vi algumas coisas sobre “focus” mais num sei como fazer.
Marcos Dyogo
Se o que você quer é carregar os dados de um determinado cadastro após o clique em uma aba, adicione ao seu JTabbePane um ChangeListener, e verifique qual a aba selecionada, para carregar os dados de acordo.