Como fazer um Sistema de Video conferência com multi-usuários utilizando streaming

Olá, pessoal

Aqui na Facul pediram para mim e uns colegas para desenvolver um sistema de video confência ao vivo utilizando streaming e tal, porém não conheço nada de video conferência e como serão todos os alunos que pertecem ao grupo de desenvolvedores em JAVA da faul que irão usar acho que vale apena desenvolver para uso cultural e universitário. São mais de 200 pessoas e o número irá crescer!

Preciso saber como posso desenvolver, quais frameworks são bons? e se há algum projeto opensource que dê para nosso grupo entender esse sistema.

DESDE JÁ GALERA EU AGRADEÇO QUALQUER TIPO DE AJUDA QUE POSSO NOS DIRECIONAR À ESSE PROJETO TÃO CONTRIBUIDOR!

OBS: Esse projeto não é comercial é acadêmico e irei divulgar para quem quiser utilizar ou participar do projeto

Descrição do sistema resumida: O sistema transmitirá videos ao vivos e multiplos usuários irão assistir o evento ou mesmo a lição que o professor estará explicando, poderá conversar com o microfone e também terá um chat integrado. O sistema deverá gerenciar os usuários e o carater dele é puramente academico pois se trata de uma universidade federal UFABC.

Penso que dá para fazer em Java, mas, você está “limitado” a esta linguagem/plataforma?

Se não, dá uma olhada no Flash Media Server… :wink:

Não, o que for mais fácil para utilizar. Não precisa ser totalmnte em java, mas pode ser integrado com ele.

No caso vc esta propondo fazer em flash que seria mais adequado?

A plataforma de streaming pode ser o FMS; já a linguagem de servidor, pode ser Java, ColdFusion, Ruby etc :wink:

Se vc quer usar RTMP ou RTMPT (que é o protocolo de streamming tunelado por HTTP na porta 80) vc pode usar o Flash Media Server e criar uma aplicação flash ‘bobinha’ que faça uso da webcam. Vais ter que estudar um pouco de ActionScript.

Aqui vc encontra muita coisa a respeito:
http://www.adobe.com/devnet/flashmediaserver/

Entretanto vc poderia utilizar alternativas mais baratas ou free como
-Wowza
-Red5

estes ultimos rodam java no backend, pode ser util para ti!

ou mesmo tentar alguma solução com RTSP (só versões mais recentes do flash suportam, acho) usando algo como VLC.

Muito legal as dicas até agora. Valeu pessoal!

Era isso que estava procurando peczenyj. Cara você de certa forma mostrou algumas alternativas para nós, vou mostrar para uns colegas aqui o que vc respondeu com algumas soluções e aí como você disse: teremos que aprender algumas coisas como funciona a arquitetura e qual ferramerta usar.

Se alguém mais tiver alguma dica para nos dar será bem vinda!