Como fazer extends de duas classes

Pessoal,

Estou com as seguintes dúvidas:

• Tenho uma classe X que tem um extends de Y.
  • Preciso que essa mesma classe X estenda TAMBEM de outra classe W.
  • Até onde sei só se pode estender de uma classe.
  • Se eu colocar a classe W em implements dá erro.

DÚVIDAS:

• Como extender das duas classes?
  • Qual a diferença de extends e implements?

Agradeço a ajuda de TODOS…

Kra,

Isto que vc quer fazer chama-se herança multipla, porém o Java não tem isto, o que da pra fazer é usando interfaces, que como ja vi alguem escrever, simula herança multipla.

A diferença entre extends e implements é a seguinte:
herança --> extends
interfaces --> implements

Valeu,

Você tem duas opções:

1. Mude de linguagem. :smiley:

2. Use interfaces. Java permite herança múltipla de interfaces. Prá não ter que duplicar código, você pode usar delegação.

Se não der para usar delegação, seja bem-vindo ao time daqueles que acham que Java deveria ter traits. :slight_smile:

Abraços.

Já tentei de tudo e nada…

O problema é que minha classe tem que realmente herdar as caracteristicas das duas outras classes. Sem isso ela não funciona.

[quote=Giuliano Mega]Você tem duas opções:

1. Mude de linguagem. :smiley:

2. Use interfaces. Java permite herança múltipla de interfaces. Prá não ter que duplicar código, você pode usar delegação.

Se não der para usar delegação, seja bem-vindo ao time daqueles que acham que Java deveria ter traits. :slight_smile:

Abraços.[/quote]

você pode criar dois níveis de hierarquia, como assim? Faça uma das super classes extender a outra e depois extenda a primeira.

ex:

vc quer extender a classa A e a classe B? Então faça a B extender a A e depois dê um “extends” com B.

Espero ter ajudado.