Como faço para setar os meus JTextField's nos componentes do meu relatório?

Gostaria de saber como é que se faz para setar os meus JTextField’s nos componentes do meu relatório JasperReport, feito no JasperSoft Studio.
OBS.: Estou usando o Netbeans.

Para setar os valores dos seus JTextField nos componentes do seu relatório, você precisará utilizar uma biblioteca de relatórios, como por exemplo o JasperReports.

O primeiro passo é criar o seu relatório no JasperReports, que é um arquivo XML com extensão .jrxml. No seu relatório, você precisa adicionar os campos que irão receber os valores dos seus JTextField. Para isso, você pode utilizar o componente TextField do JasperReports.

Após criar o seu relatório, você pode utilizá-lo no seu código Java utilizando a classe JasperReport da biblioteca JasperReports. Você pode carregar o seu relatório utilizando o método JasperCompileManager.compileReport para compilar o seu arquivo .jrxml e gerar um arquivo .jasper compilado, que é mais rápido para ser executado.

Depois de carregar o relatório, você pode criar um objeto JasperPrint a partir do seu relatório e passar os valores dos seus JTextField como parâmetros utilizando um objeto Map de parâmetros. O nome dos parâmetros deve ser o mesmo nome que você definiu para os campos do seu relatório.

Por exemplo, suponha que você tenha um relatório com dois campos de texto, um com o nome “nome” e outro com o nome “endereco”. Você pode setar os valores desses campos com os valores dos seus JTextField da seguinte forma:

Map<String, Object> parametros = new HashMap<>();
parametros.put("nome", textFieldNome.getText());
parametros.put("endereco", textFieldEndereco.getText());

JasperPrint print = JasperFillManager.fillReport(relatorioCompilado, parametros, new JREmptyDataSource());

Após criar o objeto JasperPrint , você pode exibi-lo em um JasperViewer ou exportá-lo para um arquivo utilizando a classe JasperExportManager .

@gpd38 Sei que o intuito é ajudar, mas dá uma conferida nas datas dos tópicos antes de responder. Esse é de 2016. Acho que vale mais a pena focar em tópicos recentes.

Infeizmente o Discourse (sistema do guj) não ajuda nesse quesito, e acaba recomendando tópicos antigos, então a gente tem que ficar de olho antes de postar.

Abraço.

2 curtidas