Salve Galera!
Estou estudando Graphics2D e estou com uma dúvida.
Quero setar o AffineTransform() do contexto grafico de um JPanel, e inverter o eixo “Y”.
Ou seja, quero por exemplo, que o “x=0” e “y=0”, fique no canto inferior esqeurdo da tela, sacaram? E qualquer coisa que eu quera desenhar deste contexto gráfico e aumentar o valor de “Y”, o desenho fique mais alto na tela.
Não tenho certeza se é na cassle “AffineTransform()” que faz isso, mas…
Esquero que eu me fiz entender, rsrs.
Agradeço a atenção.
A classe affine transform é até capaz de tudo isso que você quer sim, mas primeiro você precisa entender que affine tranform nada mais é que uma matriz de mudança de coordenada, então pra apreender a mexer com ela, primeiro tem que apreender o que é mudança de coordena e o como usar uma matriz para executar uma mudança de coordenada em duas dimensões. Como eu aprendi tudo na faculdade em posso te ajudar muito:P
Para entender como o AffineTransform funciona leia:
http://pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/238-matrizes-e-transformacoes-parte-1
http://pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/267-matrizes-e-transformacoes-parte-2
É possível inverter o sistema de coordenadas em y. Basta realizar uma escala de -1 nesse eixo e então uma translação do tamanho da tela para cima (não me recordo se o sistema de coordenadas do Java é o da mão direita ou esquerda, então, você terá que testar a ordem das transformações).
Como o Java não trabalha com o mapeamento da projeção, infelizmente essa transformação sempre será dependente do tamanho do canvas. =(
Obrigado elissonandrade, pela atenção.
ViniGodoy meu caro, o q me disse até funciona bem, mas veja um detalhes, tudo q eu desenho como Strings e bitmaps por exemplo, vai ser desenhado de pontacabeça…
Tem alguma maneira de configurar o que eu quero e ele continuar desenhando estes elementos normalmente???
Segue meu código:
package painelDesenho;
import java.awt.Color;
import java.awt.Graphics;