É normal equipes de desenvolvimento, seja pela ânsia de produzir resultados rápidos, seja pelo desconhecimento do domínio do problema, seja pela inexperiência, confundir métodos ágeis (XP, SCRUM) com métodos evolucionários como Espiral, Prototipagem (ou prototipação) e Cascata. Quando isso acontece temos o chamado (não ageis ou falso agil). O que se deve fazer para evitar essa confusão?
Nos metodos ageis o foco a cada periodo de tempo é entregar valor de negocio real em software funcionando, e.g. coisas que o usuario vai usar, e as entregas periodicas devem priorizar aquilo que mais importa ao usuario.
na medida em que o foco não é este, fica facil voce distinguir entre se está ou não está usando metodos ageis.
Concordo, mas existe uma “boa prática” que pode evitar essa confusão, sei la, ações que podem ser tomadas pelo Scrum Master ?
Existem muitas “armadilhas” para quem está mudando de uma metodologia tradicional para o Scrum… eu mesmo já estive em um lugar onde o Scrum consistia apenas no quadro de post-its, mais nada, a metodologia continuava a mesma hehehe
Você quer uma receita pronta para acabar com isso? Acho que não existe não… uma coisa que ajuda é a equipe ter um bom mentor, experiente na metodologia e que conheça justamente os erros de quem está vindo de metodologias tradicionais. Esse cara pode ser o Scrum Master, caso ele tenha a experiência necessária, ou alguém de fora da equipe que acompanhará por algum tempo.
Depois a equipe (e a empresa como um todo) acaba absorvendo mais a cultura e essas situações são identificadas com mais facilidade.