Eu estou com um problema: tenho uma página HXTML (Facelets + JSF + RichFaces) que possui um panelGrid com binding em um bean. Ou seja, a partir do bean eu pretendo inserir elementos (widgets) JSF neste painel. Eu consegui fazer isso através da ação de um botão. Mas ficou muito tosco porque eu carregada a interface, pressionava o botão e só então a interface aparecia. Existe uma forma de chamar um método que vai carregar estes widgets no painel logo após a interface terminar de executar? Eu andei olhando JSTL, tentei olhar tutoriais e outros tópicos aqui do GUJ, mas eu só achei JSTL com JSF quando está-se mencionando estruturas de controle como IF e WHEN e quando é apenas para imprimir o valor de uma propriedade no bean, não para executar um método. Se alguém puder me ajudar, agradeço!
Com relação a bloco de inicialização eu não sei, mas quanto a construtor eu já tentei e não funcionou. Não funciona porque ainda não existe um elemento PainelGrid renderizado, logo o HtmlPanelGrid correspondente também não está criado (a instância) e aí dá erro. Não dá certo!
Bloco de inicialização eu nunca usei, não sei nem como é a cara dele, mas acredito que aconteceria o mesmo problema!