Como encontrar o java na maquina


bem…to com o seguinte problema

na hora de rodar o “.jar” na maquina do usario…

nao esta encontrando o java na maquina.

como faço para descobrir aonde o java esta instalado na maquina?
(JAVA_HOME <— nao foi setado, usuario so instalou o JRE)

pq…eu com esse diretorio… setaria no path…e fica tudo certo

obrigado…

eduardo

Qual é o sistema operacional? É Windows?
É em português?

Se for, o mais provável é que esteja em um dos subdiretórios de “C:\Arquivos de Programas\java”. Dê uma olhada na máquina do seu cliente.

[quote=thingol]Qual é o sistema operacional? É Windows?
É em português?

Se for, o mais provável é que esteja em um dos subdiretórios de “C:\Arquivos de Programas\java”. Dê uma olhada na máquina do seu cliente.[/quote]

é Windows sim…

o problema…que o usuario…vai fazer dl do sistema…
entao pode ser que cada um coloque em qualquer lugar… entendeu?

vlw eduardo

Olá,

Onde o usuário instalou a JRE, você terá a pasta nomeada de acordo com a versao… no windows, creio que seja “jre-1_5_07”, ou coisa parecida, em “Program Files/Java”, para a distribuição mais recente (não tenho certeza, eu só uso linux na minha máquina).

Neste diretório, tem uma pasta bin, e lá, o executável “java”. Então, é só adicionar o caminho deste diretório (bin) à variável Path do sistema operacional.

No Linux, edite /etc/profile.d/, e chame pathmunge() para o diretório apropriado. Ou ainda, faça um link para a pasta bin da JRE em /usr/bin, com:

cd /usr/bin
ln -s [pasta do java]

Se o link já existir (i.e, uma outra máquina virtual instalada), vc pode removê-lo com “unlink”.

Para testar se tudo funcionou, você já deve saber, chame java -version e verifique se a saída corresponde com a versão que você quer.

Espero ter ajudado,
Rodrigo

[Oops… vcs responderam antes que eu]

Você precisa de um instalador então. Não dá para o próprio programa Java achar sozinho a JVM.

Um instalador normalmente checa uma entrada do registry para achar a JVM. Se você tem alguma curiosidade, pegue o RegEdit e dê uma olhada em “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\JavaSoft\Java Runtime Environment”

Se houver várias versões da JVM instaladas na máquina, escolha a mais nova. (Ela tem uma entrada para cada versão da JVM instalada).

Disponível para download?

Então, podes usar java web start. O usuário só se encarrega de instalar a JRE, e depois, de seguir um link para um arquivo .jnlp, que é o descritor de distribuição da tua aplicação, onde constam todas as dependências.

Esse método tem varias vantagens, em especial a atualização automática dos recursos da tua aplicação.

obrigado pelas respostas…vou dar uma olhada agora…aqui…

eduardo

www.java.com

ele ja instala a jre !!!