Em relação ao que foi dito aqui em baixo eu pesquisei sobre vagas de emprego no site da Indeed e encontrei um monte de vagas de emprego para programador Junior em Delphi, eu acredito, eu posso está enganado, mas um bom termômetro para saber as vagas seria as agências de emprego, eu fiz a pergunta porque na verdade eu esperava uma resposta um pouco diferente da pesquisa que fiz, mas não tão diferente.
Não estou querendo dizer que vocês estão errados, mas existe algo estranho quando ler todas as afirmações tão negativas em relação a linguagem e como contrapartida ver o resultado da pesquisa que fiz nas agências de emprego.
===================================
O Skype encontrado no PLayStore foi feito com linguagem Delphi, é um bom exemplo de aplicativo.
============================
O meu professor de Delphi me deu essa reposta, gostaria de saber o que vocês acham!
Digo que essa é a pergunta correta porque temos a VCL somente para desktop e o Firemonkey para Desktop e mobile.
Se for só utilizar o Firemonkey o jeito é o mesmo, mas se for comparar Firemonkey com VCL aí é muito diferente.
A VCL tem um refinamento especial para trabalharmos com muita carga de informação por tela. É na VCL que criamos grandes ERPs com centenas de telas e dezenas de campos em cada tela.
O Firemonkey, já possui uma variedade de componentes bonitos mas meio que “Espalhafatosos” se fossem utilizados para fazer um ERP (até dá mas dá mais trabalho).
O Firemonkey tem um refinamento especial para utilizarmos telas de toque, e telas interativas. Nesse sentido o processo é o mesmo se você fosse fazer um auto-atentimento por exemplo, tanto pra uma tela de 40 polegadas com toque como para a tela de um tablet.
Pra melhorar, quando trabalhamos no Delphi com o Firemonkey, você desenvolve um único projeto e depois escolhe diversas visualizações (tablet, iphone, ipad, TV) e aí faz ajustes para cada uma das telas que o Delphi grava tudo.