Como desenvolver a interface do APP ?

Boa noite pessoal!

Eu pretendo começar a estudar programação. Já tentei antes e desisti, mas agora eu tenho projetos interessantes em mente e creio que assim fica bem mais fácil/divertido de aprender.
Porém eu tenho uma dúvida: Tendo um código como base como vai ser o desenvolvimento da interface do app ? Tipo eu tenho uma ideia, consigo desenvolver os códigos mas e se na hora de criar a UI ? Que programas os developers usam pra criar interfaces personalizadas e não genéricas ?

Normalmente é usado a interface atual do Android, que no caso é Material Design.

Você pode seguir o guide line através do link:
https://developer.android.com/design/material/index.html

Abraços.

1 curtida

No caso do Android, o próprio Android Studio já contém as ferramentas para o desenvolvimento da interface. Você pode tanto trabalhar em uma interface “gráfica” (arrastando e parametrizando os componentes) quanto em modo “texto” (editando o xml da interface). Outras IDEs tem suas próprias ferramentas para tal.

Quanto a parecer genérico ou não, não tem mágica. Criar uma interface dá trabalho, e personalizá-la também. É preciso estudar sobre isso, ver o que dá certo ou não.

Abraço.

Obrigado pela resposta,

Mais uma dúvida. A interface pode ser feita em um programa de edição de imagens como corel draw ou photoshop (me refiro as fontes, logo e etc) ? Pois usando o conteúdo da IDE eu fico limitado as características disponíveis nela (fontes e etc), certo ?

Nada impede de você carregar imagens (logos e afins) para seu app, mas não dá pra simplesmente criar a interface em uma ferramenta gráfica e copiar a imagem dela para o aplicativo, você precisaria adicionar os comportamentos desejados. Você pode usar elementos como imagens em botões, fontes personalizadas (é possível instalar e carregar fontes no Android, por exemplo) e etc.

Os componentes padrão das IDEs são bastante amplos e você consegue interfaces bem bonitas com alguma paciência. E ainda há a opção de criar seus próprios componentes, com as funcionalidades e estilo que você precisa.

Abraço.