Estou terminando o curso de Sistemas de Informação, já trabalho como desenvolvedor, entretanto estou um tanto “perdido” na minha carreira, nestes dois anos trabalhei com Delphi (manutenção de softwares legados) e .Net Framework (apenas desktop). Entretanto, estudei algumas coisas do Alt.Net somente por hobby mesmo (NUnit, Moq, NHibernate). Entretanto, não estou satisfeito com o caminho que minha carreira está levando, e estou pensando em dar uma guinada na minha carreira. Agora, gostaria de saber do pessoal duas coisas:
Como posso trabalhar com Web sem experiência (se possível com Java)?
O que estudar, e como estudar? Livros? Vídeo-Aulas? Projetos Pessoais?
Estou terminando o curso de Sistemas de Informação, já trabalho como desenvolvedor, entretanto estou um tanto “perdido” na minha carreira, nestes dois anos trabalhei com Delphi (manutenção de softwares legados) e .Net Framework (apenas desktop). Entretanto, estudei algumas coisas do Alt.Net somente por hobby mesmo (NUnit, Moq, NHibernate). Entretanto, não estou satisfeito com o caminho que minha carreira está levando, e estou pensando em dar uma guinada na minha carreira. Agora, gostaria de saber do pessoal duas coisas:
O que estudar, e como estudar? Livros? Vídeo-Aulas? Projetos Pessoais?[/quote]
Você já conhece orientação a objetos e Java SE?
Caso não conheça tem vídeo aulas da Universidade XTI no youTube, apostila FJ-11 da Caelum e o livro Core Java.
Pra web é bom ver um pouco de Servlets e JSP, apostila FJ-21 da caelum.
E Frameworks WEB, de JSF tem o Core JSF, e tem o livro da Casa do Código, “Aplicações Java para Web com JSF e JPA” do Gilliard Cordeiro.
Na Casa do Código tem muitos outros livros de Java Web.
O que estudar, e como estudar? Livros? Vídeo-Aulas? Projetos Pessoais?[/quote]
mas vc já trabalhou, pelo menos, com aplicação que utilizasse sockets ?
Se vc procurar por MVC e JSF, acho que já é um excelente começo.
Eu particularmente prefiro flash ou JavaScript puro como front-end e servlet(java) como back-end. O contexto onde me criei me fez acostumar com isso. Depois que conseguir mais experiência, possivelmente também poderá preferir fazer algumas coisas na unha.
vc poderá poderá encontrar tantas formas (frameworks) para programar para web que será difícil escolher uma.
Basicamente terá que escolher uma, entender seus funcionamento e comparar com outros.
vai fundo, tem muito o que estudar e existem muitas opções para uso.
Uma dica:
fique atento à sql injection é um dos piores erros que os iniciantes web permitem acontecer.
Eu diria que o primeiro passo é pensar a respeito da sua carreira e chegar a uma conclusão de qual direcionamento quer dar a sua carreira.
Digo isso para evitar que fique mudando a trajetória de forma constante, o que pode lhe desgastar, mas isso é opinião particular.
Se quer seguir a carreira na área de Java WEB, eu aconselho a estudar e a se aprofundar na especificação JEE 6 e em seguida, na 7.
Saiba o que diz e o que engloba a especificação que o resto é consequência de experiência e trabalho.
Quando começares a estudar a especificação, verá as vertentes que terá que estudar.
Servlets, JSF, EJB, JPA, REST entre outros. A parte que eu diria que deve menos se preocupar, é o JSF.
Trata-se da camada de front-end e é costumeiro optarem por outra tecnologia, como JSON e etc.
Por isso, aconselho deixar esse tópico (que inclui Expression Language entre outros) por último (mas não deixe de estudar Servlets !).