Como dar um aviso no sistema que o prazo de algo que está no BD chegou ao fim?

Bom pessoal, vou começar a desenvolver uma aplicação que vai controlar uma biblioteca, quando estava analisando os requisitos vi que tinha uma coisa que eu não sei como fazer na codificação msm. Bom vamos pensar juntos, se um aluno aluga um livro, e ele tem 15 dias pra entregar de volta esse livro na biblioteca, o sistema obrigatoriamente terá que avisar ao usuario do sistema que o prazo do aluno ja esgotou, ou seja, os 15 dias ja se passaram.
Agora vem a Dúvida, como se faz para da esse aviso no sistema ?, qual a codificação ?, isso é feito com Java ou com SQL ?
Não quero própriamente o código, mais vamos se dizer um caminho ou algum exemplo.
Vlw aew Pessoal! :smiley:

Pensando rapidamente, vc teria que ter na tabela do banco de dados onde é registrado o imprestimo do livro alem das demais colunas vc teria que ter uma coluna que registra a data do dia do emprestimo e outra coluna que armazenara a data de 15 dias além da data do emprestimo. Toda vez que vc abrir o sistema ou uma funcão expecifica do sistema, vc fará uma consulta ao banco de dados consultando e retornando em uma lista de objeto todos os registros que tenham a sua data de emprestimo menor do que a data atual do sistema. Com isso se a lista/consulta retornar resultados mostre na tela ou em um relatorio para o usuário do sistema. Isso é bem simples de se fazer

Amigo até a consulta da pra fazer tranquilo, agora como fazer essa pesquisa retornando os registros que tenha a sua data de emprestimo menor do que a data atual do sistema ? eu não sei, da uma ajuda ai ;D

Você poderia passar a estrutura da tabela em que são gravados os empréstimos e qual o banco de dados utilizado?

Isso porque muda de banco pra banco as funções de cálculo de datas e também é necessário saber qual o tipo de campo em que estão armazenadas.

é porque não comecei a desenvolver o banco nem a aplicação, ainda to na fase de analise e surgiu essa dúvida que postei acima, mais acho que vou usar o Acces ou o MySQL, você poderia dar o exemplo dos dois?! Agradeço desde já ;D

e o campo que serão armazenado as datas serão do tipo VARCHAR, porque vou estar usando campos formatados para as datas, e na hora de armazenar as / / não são aceitas no formato DATE.

Ok, mas o recomendado é no banco de dados gravar um tipo de campo DATA, facilita muita coisa, por exemplo ordenação…

Ai você converte a tua data que digitou na tela para o formato do banco de dados antes de gravar, isso é bem fácil de fazer.

Vou dar um exemplo usando MySQL, Access faz muito tempo que não uso, nem sei se tem funções data!

Criando uma tabela só com dataEmprestimo para testar:

CREATE TABLE EMPRESTIMOS ( dataEmprestimo date )

Inserindo registros de teste:

INSERT INTO EMPRESTIMOS VALUES ('20110320'); INSERT INTO EMPRESTIMOS VALUES ('20110301'); INSERT INTO EMPRESTIMOS VALUES ('20110101');

Selecionando o número de dias de empréstimo:

SELECT TO_DAYS(NOW()) - TO_DAYS(dataEmprestimo)  from EMPRESTIMOS

O Retorno será:

7 26 85

Entendi kr, o resultado foi baseado no dia de hoje, ok!
Vlw msm, qual quer coisa do um pulo aqui!