[quote=ffranceschi]
No Scrum nunca vi algo referente a custo de um projeto para analisar a viabilidade, existe algum?
Acredito que vá bem de contra ao conceito de fazer por sprint(e cobrar por eles)
Como voces fazem para ter um custo caso tenham uma proposta para um projeto Scrum?
Abraços[/quote]
Voce tem um problema em estimar o custo (quanto dinheiro vc precisa investir até está pronto) ou em definir o preço ( quanto dinheiro pedir do cliente) ?
Suponho que como vc não é gerente seu problema não é definir o preço e sim estimar o custo.
Primeiro vc tem que saber o que é custo. De onde ele vem ? Vem do tempo que os desenvovledores/ gerentes /fachineiros /etc… taballham para o projeto, mais da energia que é consumida, mais taxas de iptu e outras coisas que vc tem que pagar enquando usa o edificio onde trabalha, etc…
Hum… acho que não é isso que vc quer saber… vc quer saber o bom e velho “quando tempo vai demorar” . Certo ?
Se vc já tem o escopo “fechado” (estou entendo como delimitado e não como “escrito na pedra”) e se vc já estimou os story points das estorias e sabe a velocidade da sua equipa (Sabe?) então vc só precisa saber quantos sprints vai precisar.
Digamos que vc tem 3000 pontos e a sua equipa tem velocidade de 60 pontos por sprint. E que seu sprint é de 3 semanas.
Vc irá precisa no minimo de :
3000 / 60 = 50 sprints
50 * 3 semanas / sprint = 150 semanas
Agora, lembre-se que vc está estimando. Leve em consideração o cone de incerteza. Tenha em atenção que irá precisar se sprints apenas para corrigir bugs (jogue 1 sprint destes a cada 4 sprints normais, que no caso dá mais ou menos 12 sprints).
VC vai chegar em , digamos, 200 semanas. Agora passe isso para horas, 200 semanas X 5 dias x 8h = 8000h
É só um exemplo. Substitua pelos valores reais. Não ha nenhum mistério.
coisas que podem afetar a estimativa é principalmente o tamanho do backlog e a velocidade efetiva da equipa.
Se forem aceites mais coisas no backlog no meio do projeto isso ,claro, aumentará o tempo necessário.
Se a equipa mudar (pessoas que saem, entram, etc…) isso afetará a velocidade e portanto os sprints necessários e por consequencia o tempo.
Na realidade o scrum master é que deve ajudar o product owner a fazer estes calculos, não a equipa. A equiap já fez sua parte estimando os story points.
Se vc quiser refinar mais e diminir o risco, vc pode tentar partir as estorias mais complexas em tarefas realizáveis e estimar essas tarefas e verificar que o numero de horas é compativel com os SP que foram outorgados. Ah! ,claro, estou partindo do principio que os SP foram dados no estilo planning poker. Se não foram, refaça as estimativas usando essa técnica.
Outra opção é fornecer estimativas de story points já com um desvio associado. Em vez de dizer a estoria A são 13 pontos, diga “a estoria A deve ser entre 5 e 20” pontos.
Para mais detalhes leia Agile Estimation and Planning