Pessoal terminei meu projeto de cadastro. Agora eu quero gerar um executável junto com o banco de dados no Netbeans, eu coloquei Limpar e Construir e ele gerou meu .jar, mas na hora que coloco em outro computador não funciona por causa do banco, quero gerar o executável junto com o banco de dados. Quero tudo junto para na hora que eu colocar em outro PC eu conseguir rodar normalmente, como qualquer outro program. Obrigado desde já.
OBS: Eu li esse tópico aqui com a mesma pergunta: [Resolvido] Como criar um instalador a partir de um arquivo .jar no netbeans?
Mas sou iniciante em java… Em qualquer linguagem na verdade. E não entendi muito bem. Se puderem me explicar melhor onde coloco esse código do tópico do link eu agradeceria.
É apenas um palpite, afinal eu sempre segui meu metódo de scripts, tanto .sh quanto .bat. Sei lá, não acho um instalador tão necessário, mas isso pq eu pessoalmente nunca precisei.
Como que faço isso? haha Cara, eu sou leigo nesse assunto estou caminhando sozinho na programação. Sou eu, os fóruns e apostilas.
rs E obrigado pro me responder.
A questão toda não é criar um .exe de um .jar, mas sim criar ele E levar o banco de dados junto. Para o, podemos dizer, cliente… Só fazer uma instalação e tudo estar fucionando. Minha aplicação e o BD.
Olha, o exe não vai resolver o problema.
Você tem um sistema que só rodará offline ou precisa compartilhar dados com outros usuários?
Se o caso é apenas offline:
Usar banco de dados instalado na máquina do cliente e, na primeira execução, rodar o dump e inicializar o sistema como um todo, tipo uma configuração inicial. Como o @FearX sugeriu.
Usar um banco de dados embarcado, menos parrudo e mais funcional, como o h2.
Se precisa de funcionamento online ou atualizar dados, sugiro usar um banco embarcado e, de tempos em tempos, conectar, sincronizar e manter o sistema rodando de forma transparente.
Cara, basicamente, é exportar toda a informação relevante do banco, criação do schema/banco de dados, criação das tabelas, criação das constraints, triggers, procedures, functions, etc.
Dá uma pesquisadinha no google que você acha fácil milhares de exemplos.
Santiago, beleza? Cara você pode fazer assim, vai no bloco de notas e digita isso:
@echo off
SET PGPASSWORD=senhadobanco
cd C:\Program Files\PostgreSQL\10\bin
pg_dump -U postgres -C -f C:\backup.dump
pause
PGPASSWORD = Pra rodar fazer o dump sem pedir a senha C:\Program Files\PostgreSQL\10\bin = pega o caminho do banco de dados no pc pg_dump -U postgres -C -f C:\backup.dump = onde ta ‘C:\backup.dump’, vc coloca onde quer
que o seu arquivo seja salvo e o nome do arquivo + extensão ‘.dump’
Agora pra recuperar vc faz assim:
@echo off
cd C:\Program Files\PostgreSQL\10\bin
psql -U postgres < C:\backup.dump
pause
Feito isso, você pode usar o Launch4J pra converter o seu .jar em .exe ou pode deixar o .jar mesmo.
Depois procura um programa chamado isTool e InnoSetup. Com o InnoSetup vc vai simplesmente criar o instalador, vai colocar os arquivos, o ícone, é bem fácil.
Com o isTool você vai editar o seu script. Vai ter a opção de executar com a instalação, você só vai precisar colocar o seu arquivo .bat e o arquivo .dump lá.
Explicando assim por cima é mais complicado, mas procura no youtube como usar o istool e o innosetup
Oi Abner, obrigado por responder.
Esse .dump eu coloco junto dos arquivos que serão instalador na máquina então? No programa que você passou o INNO. No caso, coloco o .JAR e o .DUMP e o meu script do bd? É isso?
Então, eu costumo fazer do jeito que eu falei, converto o meu .jar pra .exe, depois só jogo os arquivos que preciso lá. O script do banco de dados não precisa, porquê você já faz o dump. Depois de instalar o dump vai fazer isso pra você, o banco de dados vai ser “preenchido” automaticamente.
Não entendi muito bem. Como o banco de dados vai ser “preenchido” sendo que as tabelas e atributos estão no script?
Ou o dump pega o caminho do banco e ja abre o scrip e “preenche”, é isso?
Opa, eu passei o comando incompleto, o correto é assim:
@echo off
cd C:\Program Files\PostgreSQL\10\bin
SET PGPASSWORD=senhaBanco
pg_dump -U postgres -C -f C:\Backup\nomeDoArquivo.dump nomeBanco
pause
No caso o dump já faz o trabalho de pegar tudo que está no seu banco: coluna, linha, etc… Se você for ver, no próprio arquivo .dump. tem todas as querys necessárias para criar e preencher o seu banco de dados.
@echo off
cd C:\Program Files\PostgreSQL\10\bin
SET PGPASSWORD=senhaBanco
pg_dump -U postgres -C -f C:\Backup\nomeDoArquivo.dump nomeBanco
pause
cd C:\Program Files\PostgreSQL\10\bin: Se você tem o postgres instalado na sua máquina, vc vai ter que colocar isso no CMD, se você for curioso também e for entrar nessa pasta, vai ver que lá tem um arquivo chamado “dump”
SET PGPASSWORD=senhaBanco: Aqui é a senha do seu banco de dados, vc vai colocar no lugar de onde tá escrito “senhaBanco”
pg_dump -U postgres -C -f C:\Backup\nomeDoArquivo.dump nomeBanco: Aqui ele vai fazer o dump e jogar pra uma pasta que você escolheu, onde tá escrito “nomeBanco” é o nome do banco de dados que você quer, exemplo: “pg_dump -U postgres -C -f C:\Backup\meuBackup.dump CadastroFuncionarios”