Como criar um ícone para executar uma aplicação?

Bom dia, prezados amigos…

Posso perguntar mais uma coisa?

Utilizo o eclipse, tenho minha classe Programa.class num projeto e quero coloca-la na area de trabalho para executar essa aplicação atravé de um ícone, como faço isso?

Muito obrigado!!!
Rodrigo

Da uma pesquisada aki no Fórum, com certeza já tiveram perguntas como esta…ou então da uma pesquisada no Google. Encontrei isso aki, apesar de nunca ter feito isso, pode ser útil.
Executable Java Application

Abraço!

Ate onde eu sei voce tem duas questoes diferentes:

1. executar a classe :

pra isto voce precisar coloca-la num jar e dentro do MANIFEST.MF colocar o nome da classe que possui o metodo main() que sera executado. [ Main-Class: NomeDaClasse ]

Faz tempo que naum uso o eclipse, mas pelo que lembro é “export…” >> “jar” >> ai voce entra num wizard que vai te perguntar qual a classe principal, entao voce coloca a classe que sera executada.

Depois disto voce precisa vincular pelo sistema operacional, os arquivos .jar à jvm, normalmente quando voce instala a virtual machine jah fica assim, mas tem alguns compactadores que pegam pra si a associação aos .jar

1. colocar um icone.

isto nao eh feito pelo java e sim pelo sistema operacional, pra ficar tudo num mesmo arquivo, voce pode colocar o icone numa pasta image ( tanto faz o nome ) dentro do jar.
e entao associar o icone ao arquivo .jar pelo seu sistema operacional.

Existem muitos editores de icones que voce pode usar pra montar o seu.

acho que é isto ai

[ ]'s
rodrigo

Acho que o que o amigo quer fazer não é nda tão complicado assim, ele quer apenas tornar a classe dele executável.

Você precisa criar um arquivo bat, dentro dele colocar o comando para executar sua classe:

@echo Off
cd\PastaComPrograma
java Programa 
cls

E pronto, e você pode alterar o icone do arquivo Bat para o icone que quiser.

Ptz, prezados amigos, muito obrigado, sempre respondendo no ato da postagem, muito obrigado de coração!!!

Aproveito para desejar boas Festas a todos.
Rodrigo

Tenho uma solução melhor:

• Crie um atalho para o teu javaw que no meu caso está em: C:\Java\jdk1.5.0_07\bin

• acrescente (depois das aspas) o nome da tua classe sem o ‘.class’

• clique com o botão direito em cima do atalho, no campo “Iniciar em” coloque o caminho aonde está a sua classe. No meu caso é: C:\Documents and Settings\thiago.correa\Desktop

• clique em ok.

• Agora é só dar dois cliques no atalho

Meu muito obrigado pra você também amigo…

Thiago, desculpe-me mais não estou conseguindo fazer ainda, não consigo fazer essa parte.

• acrescente (depois das aspas) o nome da tua classe sem o ‘.class’

Fui la nos diretorios onde tenho minha classe Programa.class, fiz um atalho pra ela na area de trabalho, coloquei o caminho dela em “iniciar em” que esta em:
C:\Documents and Settings\Rodrigo.ARARAQUARA\workspace\Fe\class

Rodrigo

Tem um detalhe, no meu caso, a minha classe não estava em nenhum pacote!

Lembre-se que você deverá passar para o javaw o nome da classe e do pacote aonde ela se encontra!!

Vou tentar ser mais claro.
Supondo que eu tenha uma classe Teste.class que está na seguinte estrutura de DIRETÓRIO:
c:\workspace\teste\classes\com\thiago\main

Ou seja, na declaração package está o seguinte:
package com.thiago.main;

Tendo conhecimento disto faça o seguinte:

1- Crie um atalho para o ‘javaw.exe’. No meu caso ele está em:
C:\Java\jdk1.5.0_07\bin\javaw.exe

2- Clique com o botão direito sobre o atalho criado, no campo “Destino” acrescente ao final (depois das aspas!!!) o caminho completo da sua classe (já compilada!) seguido do seu nome, porém, sem o “.class”. No meu caso ficou assim:
C:\Java\jdk1.5.0_07\bin\javaw.exe com.thiago.main.Teste

3- No campo “Iniciar em” substitua o valor atual pelo local aonde está o diretório pai do pacote raiz da tua classe. No meu caso o valor é esse:
C:\workspace\teste\classes\

4- Clique em OK para as alterações surtirem efeitos, agora é só dar dois cliques no atalho e deve funcionar

Nota: Você pode mudar o nome do atalho e o ícone para conforme as suas necessidades e gosto!

Qualquer coisa me manda uma MP com o teu e-mail que eu te mando algo mais detalhado que isso

[]'s
E bom natal

Olá Rodrigo,

Tente isso:

1º - Clique com o botão direito do seu mouse em seu Projeto.

2º - Clique na opção Export.

3º - Após clicar em Export, surgirá uma outra janela, na qual você deverá clicar em Jar File.

4º - Após selecionar Jar File, clique em Next para abrir a proxima “ABA”, então você ira verificar que seu projeto estara marcado com um ‘vzinho’ na parte que está escrito Select the resources to export.… logo a sua direita existe outro quadro, neste quadro desmarque todas as opções, pois são “lixos”.

5º - Na mesma aba onde está escrito: Select the export destination, coloque o local onde seu Icone ira estar.

6º - Pronto, clicando em next 2 vezes, ira aparecer a ultima tela… no qual você escolhe seu ManifestFile. Clique em Generate the manifest file. Com isso na parta de baixo da tela, ira abrir a opção Main Class, clique em browser e escolhe sua classe principal, ou seja, onde fica seu main.

Então, no local escolhido por você, estara pronto seu .jar.

Obs: Caso ele execute e não abra clicando 2 vezes com o mouse, no mesmo local crie um .bat… nele coloque o comando:

java -jar nomedoseujar.jar

Pronto.

A, e para criar um .bat, é simples… renomei um arquivo .txt para .bat.

Espero ter ajudado brother!

Abraços!!
qualquer coisa, tamo aê.!

1 curtida