Como criar um campo de pesquisa em banco de dados no projeto?

Bem galera, tipo, eu jah tenho um banco de dados criados, um JFrame para cadastro de cliente, outro para listar o cliente jah cadastro etc, mais tipo, como faço tipo, tem um campo de texto lá, escrevo o primeiro nome, e clico no botão pesquisar, pra ele apenas listar os nomes de acordo com a minha pesquisa???

Obrigado pela atenção!!!

Crie uma listagem de resultados pra isso, um método que te retorne um List< T >. A magica está no sql que você vai colocar:

public List<String> getListaBusca(String valor){
PreparedStatement stmt = this.con.prepareStatement("select * from suaTabela where seuCampo like '%" + valor + "%'");
//% significa qualquer coisa. se colocar antes do valor, é qualquer coisa antes + valor, se colocar depois, qualquer valor depois do valor
.
.
.
}

exemplo prático do mysql:

CREATE TABLE contato (
         nome VARCHAR(100)
       );

vamos inserir valores

insert into contato(nome) values 
('And9re'), 
('And8re8'), 
('7Andre'), 
('Andre6'), 
('A55ndre'), 
('An33dre'), 
('Andre111'), 
('Andre222')

agora vamos buscar algum valor:

select * from contato where nome like '%8%'

deu pra pegar?
ah, detalhe. essa é a única forma que eu conheço, mas também sou novo com bds :roll:

[quote=andre.froes]Crie uma listagem de resultados pra isso, um método que te retorne um List< T >. A magica está no sql que você vai colocar:

public List<String> getListaBusca(String valor){
PreparedStatement stmt = this.con.prepareStatement("select * from suaTabela where seuCampo like '%" + valor + "%'");
//% significa qualquer coisa. se colocar antes do valor, é qualquer coisa antes + valor, se colocar depois, qualquer valor depois do valor
.
.
.
}

exemplo prático do mysql:

CREATE TABLE contato (
         nome VARCHAR(100)
       );

vamos inserir valores

insert into contato(nome) values 
('And9re'), 
('And8re8'), 
('7Andre'), 
('Andre6'), 
('A55ndre'), 
('An33dre'), 
('Andre111'), 
('Andre222')

agora vamos buscar algum valor:

select * from contato where nome like '%8%'

deu pra pegar?
ah, detalhe. essa é a única forma que eu conheço, mas também sou novo com bds :roll:
[/quote]

bem, do seu primeiro exemplo, esse método eu aplico no botão pesquisar correto???

isso, quando você clicar no botão pesquisar, o seu método vai receber e retornar o list com os valores que tu ta procurando

bem, eu apliquei esse método dentro do ActionEvent do botão, tá certo o método???
por que aqui não tá funfando!!!

tu tem que ver o que tu quer que retorne. Por exemplo, aquele metodo de retorna um List de elementos que tu quer. É isso mesmo que você tá querendo ou você quer que ele traga um único valor?

posta o seu método também e me diz qual erro ta aparecendo.

[quote=andre.froes]tu tem que ver o que tu quer que retorne. Por exemplo, aquele metodo de retorna um List de elementos que tu quer. É isso mesmo que você tá querendo ou você quer que ele traga um único valor?

posta o seu método também e me diz qual erro ta aparecendo.[/quote]

private void jButton4ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { List<String> getListaBusca(String valor){ PreparedStatement stmt = this.con.prepareStatement("select * from jTable1 where jTextField1 like '%" + valor + "%'"); }

ele acusa erro na linha do List!!!

eu quero ele faça o seguinte, tipo, digitei lah “alex” no campo, e ao clicar no botão pesquisar, ele retorna com uma lista de possiveis nome com alex!!!
entendeu???

Entendi o seu erro, e você está cometendo um equívoco, você terá que criar um método que vai ser chamado no action performed.

public List<String> getBusca(String valor){
		PreparedStatement stmt = this.con.prepareStatement("select nome from contato where nome like '%" + valor + "%'");
		ResultSet rs = stmt.executeQuery();

List<String> listaBusca = new ArrayList<String>();

while (rs.next()){
			listaBusca.add(rs.getString("nome"));
		}

rs.close();
		stmt.close();

return listaBusca;

}

private void jButton4ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {  
		List<String> d = getBusca("Teste");
		for(String dado : d){
			System.out.println(dado);
		}
	}

o método getbusca vai acusar erros porque não fiz os try/catch, to na munheca no computador da namorada aqui, apenas completa os exceptions.

Deu pra entender porque deu o erro?
o método vai te retornar a lista, e lá você vai tratar

[quote=andre.froes]Entendi o seu erro, e você está cometendo um equívoco, você terá que criar um método que vai ser chamado no action performed.

public List<String> getBusca(String valor){
		PreparedStatement stmt = this.con.prepareStatement("select nome from contato where nome like '%" + valor + "%'");
		ResultSet rs = stmt.executeQuery();

List<String> listaBusca = new ArrayList<String>();

while (rs.next()){
			listaBusca.add(rs.getString("nome"));
		}

rs.close();
		stmt.close();

return listaBusca;

}

private void jButton4ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {  
		List<String> d = getBusca("Teste");
		for(String dado : d){
			System.out.println(dado);
		}
	}

o método getbusca vai acusar erros porque não fiz os try/catch, to na munheca no computador da namorada aqui, apenas completa os exceptions.

Deu pra entender porque deu o erro?
o método vai te retornar a lista, e lá você vai tratar[/quote]

não consegui entender direito!!! =/