Sugestao: Instale o NetBeans (6.8 preferencialmente) e utilize a opcao para criar um novo Web Service Client.
Passe a URL do WSDL para o wizard e se o WebService for WS-I Basic Profile Compliant, provavelmente ele faz o resto
sem problemas, ou seja, utiliza o wsimport para criar os proxies, os bindings JAXB, etc. Dai voce estuda o codigo para
entender o que ele fez. Observe que essa eh uma abordagem padrao. Um dos fatos do WSDL ser padronizado eh
justamente para permitir a criacao de ferramentas automaticas para geracao de consumidores de forma pratica e dinamica.
Estude tambem esse material:
Tambem tenho bastante interesse em colaborar com os frameworks tanto Stella quanto jNFe. Estou buscando informacoes… Quem tiver alguma info por favor entre em contato comigo: amostech@gmail.com
[quote=blackfalcon]Ola pessoal, nunca trabalhei com isso, entao gostaria se possivel algum exemplo facil de como fazer para comunicar com algum web service da sefaz.
Ja tenho os arquivos WSDL. Pelo o que entendi, isso seria o que fica la no servidor da sefaz e é responsavel por validar o xml que eu mando ne?
Como eu faço para criar um xml na minha maquina e enviar para algum web service?
Abraços
[/quote]
O WSDL nada mais é que uma interface onde define os campos, seus tipos, serviços entre outros detalhes que um cliente deve cumprir para ter acesso aquele Web Service.
Quem realiza a validação não é o WSDL mas sim o XSD. Ele determina qual(is) campo(s) o XML enviado deve conter. Alguns fazem, inclusive, validação do contéudo enviado.
Eu já tive experiência com isso, usei para comunicação com a TISS.
Para tal, simplesmente usei o JAXB. Usando JAXB e com o seu WSDL em mãos, fica muito simples realizar a comunicação.
Basta usar o JAXB e seus comandos e ele gera automaticamente para você, as interfaces e os objetos necessários para realizar a comunicação.
Assim, quando quiseres comunicar com o Web Service, vai apenas enviar o Objeto e o JAXB se encarrega de construir o XML corretamente.
É bem simples de usar, dê uma pesquisada que tenho certeza que vai achar muito interessante.
Abraços.