Como comunicar com web service da Sefaz?

Ola pessoal, nunca trabalhei com isso, entao gostaria se possivel algum exemplo facil de como fazer para comunicar com algum web service da sefaz.

Ja tenho os arquivos WSDL. Pelo o que entendi, isso seria o que fica la no servidor da sefaz e é responsavel por validar o xml que eu mando ne?

Como eu faço para criar um xml na minha maquina e enviar para algum web service?

Abraços

Ola,

Sugestao: Instale o NetBeans (6.8 preferencialmente) e utilize a opcao para criar um novo Web Service Client.
Passe a URL do WSDL para o wizard e se o WebService for WS-I Basic Profile Compliant, provavelmente ele faz o resto
sem problemas, ou seja, utiliza o wsimport para criar os proxies, os bindings JAXB, etc. Dai voce estuda o codigo para
entender o que ele fez. Observe que essa eh uma abordagem padrao. Um dos fatos do WSDL ser padronizado eh
justamente para permitir a criacao de ferramentas automaticas para geracao de consumidores de forma pratica e dinamica.
Estude tambem esse material:

http://download.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/bnayk.html

[ ]'s

Vou dar uma estudada quando chegar em casa hoje a noite nesse material que voce passou.

Gostaria de saber se voces sabem se o framework Stella e o jNFe esta totalmente terminada para emissao de nfe em homologação e produção?

Abraços

Tambem tenho bastante interesse em colaborar com os frameworks tanto Stella quanto jNFe. Estou buscando informacoes… Quem tiver alguma info por favor entre em contato comigo: amostech@gmail.com

[quote=blackfalcon]Ola pessoal, nunca trabalhei com isso, entao gostaria se possivel algum exemplo facil de como fazer para comunicar com algum web service da sefaz.

Ja tenho os arquivos WSDL. Pelo o que entendi, isso seria o que fica la no servidor da sefaz e é responsavel por validar o xml que eu mando ne?

Como eu faço para criar um xml na minha maquina e enviar para algum web service?

Abraços
[/quote]

O WSDL nada mais é que uma interface onde define os campos, seus tipos, serviços entre outros detalhes que um cliente deve cumprir para ter acesso aquele Web Service.
Quem realiza a validação não é o WSDL mas sim o XSD. Ele determina qual(is) campo(s) o XML enviado deve conter. Alguns fazem, inclusive, validação do contéudo enviado.

Eu já tive experiência com isso, usei para comunicação com a TISS.
Para tal, simplesmente usei o JAXB. Usando JAXB e com o seu WSDL em mãos, fica muito simples realizar a comunicação.
Basta usar o JAXB e seus comandos e ele gera automaticamente para você, as interfaces e os objetos necessários para realizar a comunicação.
Assim, quando quiseres comunicar com o Web Service, vai apenas enviar o Objeto e o JAXB se encarrega de construir o XML corretamente.

É bem simples de usar, dê uma pesquisada que tenho certeza que vai achar muito interessante.
Abraços.