Pessoal, minha dúvida é meio complexa.
Eu tenho uma planilha no Excel (simples), com uma coluna cheia de dados.
Preciso fazer um programa (pensei em Java) que pegue esses dados, linha a linha, preencha um campo no navegador aberto, e pegue o que for exibido no navegador. Um robô para automatizar uma tarefa.
Eu me viro pra ler o arquivo Excel, mas não sei nem por onde começar a pesquisar pra controlar o navegador dessa forma. Alguém pode me ajudar?
Desde já, muito obrigado!
Para controlar o navegador pode usar selenium web driver, da uma pesquisda.
1 curtida
E ai jovem!
Como o @edulemos sugeriu, vc pode usar o Selenium Webdriver.
- Vc pode começar criando um projetinho com maven, inserindo o Selenium como dependência.
- Em seguida procure sobre o mapeamento e manipulação de elementos da tela, você terá que referenciar os elementos do HTML em seu projeto (por id, name, xpath…). Em sua pesquisa você vai conhecer a anotação @FindBy, a classe By, os métodos sendKeys, type, click, etc…
- Após ter a tela mapeada e com os métodos prontos, é só chamá-los em sua classe principal, seja via método main ou via métodos do JUnit (Como normalmente é usado para testes).
- Para a execução é necessário um driver, o Selenium traz por default o FirefoxDriver, caso deseje executar com o ChromeDriver terá que fazer o download.
Você ainda terá que implementar diversos detalhes, depende muito do seu estudo.
Fazendo um “rápido e sujo” você terá uma classe com os elementos mapeados e os métodos de manipulação, e outra classe com o método main realizando as ações.
Qualquer coisa dá um grito ai
1 curtida
Show, galera! Muito obrigado aos 2.
Vlw mesmo!
Então, o sistema ta praticamente pronto, mas eu fui testar no IE 11 (pq o sistema q to automatizando só roda em IE) e quando tento usar sendKeys, o texto é digitado absurdamente lento.
Alguém sabe o que fazer?