Olá, sou iniciante em POO e estou com uma dificuldade. Já peço perdão pelo texto longo que precisei escrever para explicar o problema. Tentei remover as redundâncias, mas me pareceu melhor com elas. Espero que dê para entender
Antes de ler o problema, veja como é a estrutura do meu projeto:
Tem uma classe principal chamada “ProjetoCanideo”, na qual fica o método “main”. Tem uma classe “raiz” chamada “Canideo” que tem 3 atributos privados com seus respectivos métodos “Getter” e “Setter” e um construtor que recebe aqueles 3 atributos. Tem também uma subclasse chamada “Cachorro”, que estende “Canideo”, que tem 5 atributos privados, também com seus respectivos métodos “Getter” e “Setter” e também um construtor que recebe aqueles 5 atributos. As classes “Canideo” e “Cachorro” também possuem o método “toString”, sendo que a subclasse concatena os atributos da superclasse usando a palavra “super”.
Problema:
Eu criei um objeto “Scanner” para receber dados do usuário e instanciei a classe “Cachorro” que receberá esses dados, mas tive que desativar os construtores das classes “Cachorro” e “Canideo” para fazer funcionar, isso porque preciso receber um dado por vez já que preciso mostrar mensagens, uma por vez, solicitando os dados. Foi necessário desativar os construtores porque ao instanciar uma classe que tem um construtor que recebe parâmetros, fico obrigado a informar todos eles no momento que crio o objeto. Eu poderia usar variáveis auxiliares na classe principal, mas acho que se eu fizer isso, vai perder um pouco a graça do encapsulamento. Obs.: Estou desconsiderando a “sobrecarga” do método construtor, que poderia criar ali junto um outro método construtor que não recebe parâmetros, porque acho que não se aplicaria para este caso.