Comercializar um software feito em Java - quais os cuidados a serem tomados no desenvolvimento?

Olá amigos, tudo bem?

Essa é minha primeira postagem no Fórum. Já faz alguns meses que estou aprendendo Java (vim do Visual Basic 6 e Access/MySql) e estou gostando muito, apesar da luta inicial de entender e se adaptar à programação OO.

Agora que já estou começando a caminhar melhor com as próprias pernas, surgiu uma dúvida que há alguns dias não consigo sanar direito. Vejamos. Suponhamos que eu tenha uma empresa de software, onde eu desenvolvi um programa todo em Java. Então eu quero vender esse software para uma empresa qualquer. Sabemos que Java é free, bem como alguns banco de dados como MySql ou Firebird. Todavia, lendo esses dias sobre gerenciadores de layout, me deparei com a informação de que alguns deles não permitem que você comercialize um software que tenha usado aquele gerenciador. Então fiquei preocupado: geralmente usamos muitos componentes em nossos softwares, por exemplo, gerenciadores de layout, frameworks, IDE, look and feels, imagens para icones, etc.

Pesquisando sobre GPL e LGPL tanto aqui no fórum quanto no site FAQ do Gnu.org, não consegui encontrar resposta para as questões abaixo:

1. Que cuidado devo ter ao fazer um programa em Java que eu vou comercializar? Por exemplo, a gente tá acostumado a usar Swing, AWT, etc. Mas podemos mesmo usá-los para fazer um programa que será comercializado depois?

2. Posso vender programas que tenham usado as licenças LGPL ou GPL? Sou obrigado a disponibilizar junto os fontes?