Começar no mercado de trabalho?

Opa galera, eu fiz uma busca no forum e não encontrei uma resposta que se encaixe em meu caso. Eu sou recém formado em ciencia da computação e estou querendo fazer um curso pra tirar certificação em JAVA. Eu optei pela Caelum, porém os preços são bem altos. Eu gostaria de saber se tirando a certificação eu conseguiria pelo menos começar como Junior, pois não posso mais ser estagiário. Como está o mercado de Java, vale realmente investir nessa área? Pois o pouco que tive na faculdade me fez gostar muito dessa linguagem. Eu apenas tenho experiencia como analista de produção(trabalho com mainframe). Eu tenho essas duvidas básicas pois gostaria de mudar de área e quem sabe receber um salário maior.

Obrigado

A certificação de Programmer com certeza irá te ajudar a se posicionar no mercado, mas não espere um salário alto no seu começo… O mercado gosta de experiência, o que no seu caso neste momento não terá… Mas no caminhar dos anos, você tenderá para uma melhora do seu salário conforme for a experiência que você for adquirindo…
Sugestão minha, que eu creio que irá de dar um up mais rápido por você não ter experiência como programador, é fazer em seguida a prova de Developer (SCJD)… essa certificação exibirá para as empresas a qualidade que seu código apresenta, assim como sua capacidade de desenvolvimento/soluções em cima de problemas passados.

Abraços

Pelo oque eu vejo o pessoal comentando ai, para SCJP eles estudam mais por conta mesmo…

Aqui na minha empresa até pra junior nós pedimos experiência, além disso o candidato tem que fazer uma prova simples, porém a maioria não passa.

Tente procurar uma vaga de estagio, ainda da tempo, acho q com até 2 anos de formado é possível

Obrigado pelas respostas pessoal. Eu trabalho como clt, mas infelizmente meu salario está uns 2mil abaixo do mercado. Eu gostei do Java, mas o começo é dificil mesmo eu acreditava que pelo menos com a certificãçao eu ja conseguiria alguma coisa. Porque eu penso assim, que a experiencia é bem relativa, porque não há empresas iguais e logo os processos não são iguais o que conta é o conhecimento de um determinado assunto, mas a prática que é o problema.

É eu acho que é bem relativo.
Existe empresa que exige profissional certificado e outras não.
Eu to estudando por conta mesmo, não tenho dinheiro pra gastar. hehee
Mas boa sorte ai, seja como for você terá que estudar bastante.
Abraço.

Relativo…
Veja este anúncio. A empresa pede uma série de conhecimentos, mas entre eles está o SCPJ.

São Paulo - SP - 02/02/08
Analista de Sistemas Pleno

Entender análises de sistemas, arquitetura e análise orientada a objetos_
Domínio da linguagem de programação Java (JEE e JSE)_
Conhecimento de programação TDD e do framework JUnit para testes unitários_
Conhecer a linguagem UML e suas aplicações, sendo capaz de transformar
requisitos em documentação UML_
Dominar a arquitetura MVC e desenvolver sistemas que a sigam_
Ter habilidade para desenvolver aplicações JEE complexas usando EJBs, JMS,
JMX e JDBC_
Framework Struts_
Curso superior completo na área de Tecnologia da Informação.

Certificação Programador Java da Sun (SCJP)_ XML
Conhecimento PMI e interesse em gestão de projetos

Local: Zona SulSP
Contratação CLT
Benefícios: VR 17,00/dia, AM, AO, SV, Reembolso de Certificações, PLR
Local: Faria Lima SP

Empresa …: Proton IT Consultoria
Enviar curriculum para …: Clique somente se for seu perfil
Código …: 14221

Bom Maracuja, acho que isso deve ser uma realidade ai do sul, pois em São Paulo ainda existem muitas vagas e bons salários.
Mas é claro que tem empresas que não dão o devido valor, mas acredito que não sejam a regra.
Inté.

bom…

se vc ja trabalha com mainframe, eu te aconselharia mais aprende cobol, db2… e evoluir trabalhando ainda com mainframe, porem programando… essa area esta boa de uns tempos pra ca…

vc ta onde???

eu não conheço mto sobre o q q ta pegando mais em cada lugar, pro aqui em sp programação, em java e .net esta muito bom…

cobol tb… (se vc não se importar, a linguagem me parece ser masi dificil… em contrapartida, profissional cobol é coisa extremamente rara… profissional java não (sim se for profissional BOM…rs))

so na tua terra
por que aqui nao
=)

Primeiro, para comecar no mercado de trabalho é bom se acostumar com uma boa IDE em inglês (não utilize as IDE em português sugeridas em outros tópicos http://www.guj.com.br/posts/list/81118.java)

Segundo, há carencia de profissionais em Java no mundo to, ainda têm trabalho para muita gente.

Terceiro, aprenda a aprender, cada ano surgem novas tecnologias, frameworks, linguagens, etc… que escola nenhuma vai conseguir te deixar atualizado, por isso se acostume a comprar livros, ler foruns e principalmente utilizar o Google.

Nunca pague por esses cursos de certificacao, linguagens, isso vc aprende sozinho.

Agui no Guj há um topico para certificacoes, vc pode enontrar links e dicas muito uteis lá.

O mercado para Java está saturado no Sul?
Acho então que eu estou no Sul de outro pais pq no Sul do Brasil está sobrando e muito vagas para Java, basta acessar qualquer agência de estagio disponível.

[quote=Maracuja]
Vagas tem muitas mesmo. Ja vagas boas…[/quote]

Há vagas boas para profissionais bons…
Haaa… Esses sim estão em falta…

As 2 coisas que iria falar já falaram, mas vou citá-las mesmo assim:

Só uma coisa maracujá que vc falou que está certa: ele tem que tentar aprender COBOL sim. Pode até não ser a linguagem que ele vai dar mais ênfase, mas programadores em COBOL estão tão em falta que alunos de TI estão sendo chamados para entrevista (aconteceu comigo uma vez e só lá que fui saber que era pra COBOL) e indo direto para um curso de COBOL.

OK eltonk, sem comentários. eheheh

Quase todos os anuncios de bons empregos que vejo, pedem inglês de intermediário para fluente. Logo, estude muito inglês… procure ler artigos e livros em inglês para praticar.
Investir nisso vale a pena, apesar dos cursos de inglês serem meio caros.

Para um estagiário, ou júnior quem sabe isso não é exigido. Mas com o passar dos anos, uma hora ou outra, vão te exigir inglês, então o bom é começar o quanto antes.

Eu pelo menos faço assim:
:arrow: Java, a experiência eu pego no dia a dia do trabalho.
:arrow: Para certificação, estudo por conta, com livros e na web (O único investimento necessário é um bom livro).
:arrow: Inglês, eu pago um curso, porque acho que não tem como aprende-lo sozinho. Pode trazer aprendizado defeituoso e dominá-lo é ou será tão importante quanto dominar o Java.
:arrow: Sou Analista Júnior, minha empresa não exige inglês, mas mesmo assim, as melhores fontes de consulta são em inglês, e futuramente, sei que meu investimento terá retorno.

Eu acho que é isso que conta: Experiência + Inglês + Certificações + Conhecimentos gerais sobre novas tecnologias + QI = Bom emprego e bom salário. É só isso que você precisa. :thumbup: :?

Aprenda COBOL. O mercado Java esta saturado, ja estão efetuando pagamentos em caixos de banana.

[quote=Higor]O mercado para Java está saturado no Sul?
Acho então que eu estou no Sul de outro pais pq no Sul do Brasil está sobrando e muito vagas para Java, basta acessar qualquer agência de estagio disponível.[/quote]

Vagas tem muitas mesmo. Ja vagas boas…