Começando em J2EE

ae gente, to começando a estudar J2EE, comecei lendo o Tutorial do J2EE da Sun, mas acho que vou ter q ir por partes… ler algo de JSP antes, depois Servlets… pra só então EJB… ai sim somar tudo e voltar pro tutorial, deve ser o caminho mais certo pra nao chegar a loucura né? uehuhe, pois bem, preciso de um servidor pra rodar isso tudo, …preciso de outro kit alem do J2SDK q uso pra começar com jsp/servlets? O Tomcat serve tanto pra JSP como Servlet? É só baxar, instalar e sair rodando ou tem q adicionar modulos como no Apache/PHP? Oque uso pra rodar beans depois? Dicas de servidores pra começar? Nem notaram q eu to todo perdido né? hehaehea

[]'s

p.s.: nao sei se postei no forum certo… =p

Daí seu Matheus Smith :stuck_out_tongue:

To me sentindo um morto de fome vendo um prato de comida esperando :stuck_out_tongue:

Seguinte, rapá, já deves ter percebido o quanto eu sou fan do Core Servlets and Java Server Pages. Bem, lá tu vais pegar uma noção legal de JSP e Servlets, como o próprio nome do livro já diz. Acho que a tua idéia de ler um pouco antes pra depois ir pro tutorial é excelente, ainda mais pra uma área tão complexa como essa caixinha de surpresas que é a J2EE.

O simples j2sdk já é o suficiente pra rodares jsp e servlets no quesito java, mas vais precisar também de um servidor web. Eu recomento o Tomcat, pois como já deves saber é a implementação de referência para servidores JSP/Servlets.

Já existe uma Sdk pra J2ee, mas eu creio que ela seja mais voltada pra Web Services, além de ser muito grande.

Nâo tens que adicionar módulos, mas é preciso setar algumas variáveis e copiar uns 2 arquivos pra dentro do lib da Java_Home, tudo isso é fácil de encontrar num tutorialzinho de instalação. Na HP do CoreServlets tem um tutorial sobre configuração do Tomcat e do Java para Servlets e Jsp, to sinceramente pensando em traduzir, adaptar e colocar como um “artigo” aqui no PJ.

Não creio que seja necessário utilizar outra coisa pra poder rodar EJBs, então acho que só isso vai ser o suficiente pra te dar um começo :slight_smile:

[]s

Oi

Matheus, J2EE é o quente da parada. 8)

Olha, todos os livros que o Renato indicou são muito bons. Tb tem um livro do Fernando Anselmo, “Tudo o que vc queria saber sobre JSP”, ele é um bom livro na relação custo/benifício, se vc quiser gastar pouco e aprender rápido, ele é uma boa opção.

Se vc sair de casa com um SDK e o Tomcat na bolsa de CDs, já era, podes rodar JSP e Servlets sem problemas…

T+

tão ta bele! baxei o jakarta-tomcat-4.1.29.zip … é só descompactar, fazer as configs necessarias e seguir o baile? huehue… vou procurar por ai qq tem q faze

[quote=“matheus”]ae gente, to começando a estudar J2EE, comecei lendo o Tutorial do J2EE da Sun, mas acho que vou ter q ir por partes… ler algo de JSP antes, depois Servlets… pra só então EJB… ai sim somar tudo e voltar pro tutorial, deve ser o caminho mais certo pra nao chegar a loucura né? uehuhe, pois bem, preciso de um servidor pra rodar isso tudo, …preciso de outro kit alem do J2SDK q uso pra começar com jsp/servlets? O Tomcat serve tanto pra JSP como Servlet? É só baxar, instalar e sair rodando ou tem q adicionar modulos como no Apache/PHP? Oque uso pra rodar beans depois? Dicas de servidores pra começar? Nem notaram q eu to todo perdido né? hehaehea

[]'s

p.s.: nao sei se postei no forum certo… =p[/quote]

Cara o J2EE é um pacote feito para grandes aplicações na intenet.
Vc pode começão com EJB, o dificil é configuração de servidores(jboss) e algumas coisas a mais.

Nele vc não precisa fazer connexão, sintaxe SQL e etc,…O container faz iso para vc, vc apenas faz implementações da Interface como Intitybin e etc…Vale a pena estudar

Ha mas no caso vc quer trabalhar com JSP e Beans só né…o livro do Anselmo é 10 mesmo para isso…Tom cat

e surge o primeiro problema! heheh, coloquei o Tomcat blz, só tive que definir duas variaveis de ambiente (ANT_HOME e CATALINA_HOME) e startar o servidor… (segundo um tutorialzinho q achei por ai…), deu certo, mas dai fui fazer um exemplo simples de servlet, e ao compilar da varios erros dizendo que não consegue acessar as classes que tem a ver com servlet, o primeiro erro ao compilar ja é um com relação ao import javax.servlet.*; …ele diz que nao existe, bem que eu vi que tava muito simples até agora, essa é a minha configuração atual, um j2sdk1.4.2_01 que nunca me deu problema em compilar programas normais e o jakarta-tomcat-4.1.29… essas são as minhas variaveis e seus valores:

ANT_HOME [color=“red”]C:\Arquivos de programas\jakarta-tomcat-4.1.29\bin[/color]

CATALINA_HOME [color=“red”]C:\Arquivos de programas\jakarta-tomcat-4.1.29[/color]

JAVA_HOME [color=“red”]C:\j2sdk1.4.2_01[/color]

CLASSPATH [color=“red”].;C:\j2sdk1.4.2_01\lib\tools.jar;C:\j2sdk1.4.2_01\lib\dt.jar[/color]

…e aqui o codigo do servlet:

import javax.servlet.*;
import javax.servlet.http.*;
import java.io.*;

public class HTTPGetServlet extends HttpServlet {

public void doGet( HttpServletRequest request, HttpServletResponse responde ) 
      throws ServletException, IOException
   {
      PrintWriter output;

response.setContentType( "text/html" );
      output = response.getWriter();

StringBuffer buf = new StringBuffer();

buf.append( "<html>\n<head>\n\n<title>" );
      buf.append( "Exemplo simples de servlet</title\n\n>" );
      buf.append( "</head>\n\n<body>\n" );
      buf.append( "<h1>Pode pegar o isopor geladinho q ta funcionando! ;D</h1>\n" );
      buf.append( "</body></html>" );

output.println( buf.toString() );
      output.close();
   }

}

…oq ta faltando fazer? da uma luz pro newbie ai gente! :roll:

Daí guri,

Tens que jogar uma cópia dos arquivos (o nome não sei se é esse, mas deve ser parecido) servlet.jar e jasper-compiler.jar dentro de:

• %JAVA_HOME%\lib

Tem informações sobre isso naquele link q eu te passei, seu feio :twisted:

Só pra acrescentar uma última coisa, depois, bem depois, quando fores começar a mexer com EJBs, vais precisar de um servidor de aplicações, tipo o JBoss pra poder dar suporte pros maravilhosos EJBs :slight_smile: Mas por enquanto fica no Tomcat, que depois dá pra integrar ele ao JBoss e continuar tudo bonitinho.

[]s

bah mas o site é td em ingles… :roll: hehehue… achei os .jar q tu disse na /lib do tomcat… coloquei na /lib do meu sdk… mas o erro permanece… mesma coisa… :cry:

Agora eu fiquei encucado, tais rodando por onde ? Via console ou via IDE ?

Vou ver como eu fiz lá em casa e te mando passo a passo. Não tem, hoje vou ter que fazer um tutorial Java + Tomcat :stuck_out_tongue:

[]s

vou descrever a atual situação…

na minha pasta /ROOT do Tomcat, tenho um teste.html … que faz um GET pra minha classe HTMLGetServlet (tb localizada em /ROOT)…ja consegui compilar a classe renato, coloquei o caminho dos .jar q tu me disse no classpath… e o javac nao reclamou mais… porém o erro agora é o seguinte… tenho q editar web.xml né? Pra fazer o mapping da classe…

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

<!DOCTYPE web-app
    PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD Web Application 2.3//EN"
    "http://java.sun.com/dtd/web-app_2_3.dtd">

<web-app>
  <display-name>Welcome to Tomcat</display-name>
    <servlet-mapping> 
      <servlet-name>HTTPGetServlet</servlet-name> 
      <servlet-class>HTTPGetServlet</servlet-class> 
  </servlet-mapping>
</web-app>

ok… só q agora o tomcat nem starta mais…! …mando pra ti até o html:

<html>
   <head>
      <title>Servlet HTTP Get Example</title>
   </head>
   <body>

<form action="http://localhost:8080/HTTPGetServlet" method="GET">
         <input type="submit" value="Get Html Document">
      </form>

</body>
</html>

…é o exemplo mais simples do mundo, to as cegas… minha unica fonte de consulta é o capitulo de servlets do Deitel & Deitel 4ª edição q nem toca no tomcat… e o forum do pj, me diz onde eu salvo direitinho cada arquivo, e oq ponho no web.xml pra ver essa coisa fungando por favooorr! :roll:

p.s: sugiro q tirem o meu post de J2EE/EJB e ponham em no forum de Servlets né… hehe

ae! o servlet ta rodando (aleluia)… qnd eu chamo ele direto pelo browser roda… mas qnd tento chamar ele pelo form dum html não… =/ … meu servlet ta em WEB-INF/classes … como deve ser a tag form?

<form action="MeuServlet" method="GET">
<form action="/classes/MeuServlet" method="GET">

:?: :?: :?: nenhum dos dois ta adiantando…

normalmente você define isso no web.xml…

dá uma olhada no que eu ti passei…

Abraços…