Quando vc usa um mock vc tem que simular o processamento desse metodo, tudo se torna ficticio, acredito que se vc quer testar o retorno de um DAO, não seja a maneira correta de fazer isso, até por que uma busca no BD dificilmente terá o mesmo efeito.
vc pode fornecer mais informações sobre seu teste?
eu tenho um método de um dao que retorna um HashMap, eu quero testar o retorno dele, não sei se preciso criar uma lista fake e pegar o retorno da chamada do DAO e comparar… talvez eu precise apenas testar o número de registros esperados e não o retorno ??
cara depende muito, esse seu map terá sempre o mesmo retorno para uma entra x?
uma classe pode ser testada (me corrigam se estiver errado) somente se o metodo Y com uma entrada X retorne Z e Z seja o que eu espero
no caso tempos
public Z Y(X);
digamos que Z seja o sobrenome, e X o nome, nossa função Y retorna o sobrenome de uma pessoa nesse caso para o meu nome “Rafael Felix” teria que retornar Felix passando rafael
Nome nome = new Nome("Rafael Felix");
assertEquals("Felix", nome.getSobrenome("Rafael"));
ou
Nome nome = new Nome("Rafael Felix");
assertEquals("Felix", nome.getSobrenome());
Essa é a essencia de um teste, vc tem que ter uma entrada definida e um retorno esperado para tal, se seu map vai retornar sempre com 3 elementos por exemplo ele pode ser testado, mas somente seu tamanho não seu conteudo, o que ao meu ver é um teste bem fraco.
[code]unexpected invocation: mockDAO.buscaList(<2.0F>)
no expectations specified: did you…
forget to start an expectation with a cardinality clause?
call a mocked method to specify the parameter of an expectation?
what happened before this: nothing!
at org.jmock.internal.InvocationDispatcher.dispatch(InvocationDispatcher.java:56)
[/code]
Fiz a declaração dos objetos em
public void setUp() throws Exception {
context = new Mockery() {{
setImposteriser(ClassImposteriser.INSTANCE);
}};
mockDAO=context.mock(ClasseDAO.class);
}
André, vc não deve criar um Mock da classe sendo testada, os mocks são para outras classes auxiliares.
Por exemplo se o objeto meuDao retorna um objeto do tipo MeuObjeto e vc quer comparar o campo nome de MeuObjeto retornado.
ai vc faz um Mock de MeuObjeto com o getNome retornando o esperado.
[quote=Felagund]André, vc não deve criar um Mock da classe sendo testada, os mocks são para outras classes auxiliares.
Por exemplo se o objeto meuDao retorna um objeto do tipo MeuObjeto e vc quer comparar o campo nome de MeuObjeto retornado.
meuDao vai manter seu processamento normal.[/quote]
oi,
desculpe, não entendi direito
quer dizer que eu tenho que mockar a classe DAO e tb o retorno da chamada do método?
[quote=André Fonseca][quote=Felagund]André, vc não deve criar um Mock da classe sendo testada, os mocks são para outras classes auxiliares.
meuDao vai manter seu processamento normal.[/quote]
oi,
desculpe, não entendi direito
quer dizer que eu tenho que mockar a classe DAO e tb o retorno da chamada do método?
tks[/quote]
Seguinte André, vc tem que mockar somente outros objetos, me parece que vc quer testar o retorno do meuDao.
Se é o retorno do metodo X de meuDao que vc quer testar, vc não pode fazer o mock de meuDao, a instancia de meuDao deve ser verdadeira, somente desse modo vc consegue testar.
Quando vc cria um mock, vc tem que dizer o retorno de cada metodo para conseguir testar.
Sim, se voce quer testar o meuDAO nao faz sentido fazer um mock dele, pois voce estaria testando o mock e nao ele.
Supomos que voce tenha uma classe ServiceVenda no metodo processarVenda(), dentro desse metodo voce vai verificar se o cliente tem saldo disponivel para a compra. Para isso voce vai ter que ir ate o banco de dados e buscar as informacoes da conta do cliente, utilizando um clienteDAO, ou qqr coisa assim, é esse clienteDAO que o ServiceVenda vai utilizar que voce vai ter que mockar.
Mockery context = new Mockery();
final ClienteDAO clienteDao = context.mock(ClienteDAO.class)
ServiceVenda serviceVenda = new ServiceVenda(dao);
final Cliente clienteComSaldoInsuficiente = _fakeUmClienteComSaldoInsuficiente();
context.checking(new Expectations() {{
oneOf (clienteDao).buscarCliente(umCodigo);
will(returnValue(clienteComSaldoInsuficiente);
}});
//aqui voce vai testar
serviceVenda.processarVenda();
}
Nesse caso voce diz que ao executar o metodo processarVenda(), o metodo buscarCliente do clienteDAO sera invocado uma vez (oneOf) e vai retornar will(returnValue) o objeto clienteComSaldoInsuficiente, depois dentro do metodo processarVenda voce pode usar o clienteComSaldoInsuficiente para testar o resto do metodo.
como eu não conheço muito de mocks - ainda preciso ler aquele artigo do Fowler - eu achei que a utilidade dos objetos mocados era resolver qualquer tipo de dependência externa
pelo exemplo que você colocou fica claro que a finalidade do TestCase é testar o método de negócio e não o DAO, ou seja, se eu tiver uma estrutura de objetos parecida com esta abaixo
[list]TestCase[/list]
[list]Business - objeto real sendo testado[/list]
[list]Facade - mockar[/list]
[list]DAO - mockar[/list]
eu só irei mockar aquilo que foge do objetivo do teste, correto isso??
como eu não conheço muito de mocks - ainda preciso ler aquele artigo do Fowler - eu achei que a utilidade dos objetos mocados era resolver qualquer tipo de dependência externa
pelo exemplo que você colocou fica claro que a finalidade do TestCase é testar o método de negócio e não o DAO, ou seja, se eu tiver uma estrutura de objetos parecida com esta abaixo
[list]TestCase[/list]
[list]Business - objeto real sendo testado[/list]
[list]Facade - mockar[/list]
[list]DAO - mockar[/list]
eu só irei mockar aquilo que foge do objetivo do teste, correto isso??
vlw pela ajuda :)[/quote]
Isso mesmo. Voce aumentaria muito o custo dos testes se tivesse que acessar o banco de dados toda vez que fosse testar seu metodo, e aumentaria sem necessidade porque o que voce esta testando não é o acesso ao banco. Nesses casos voce usa o mock.