Olá Alexandre.
Vou te dar minha opinião.
Creio ser “fácil” trabalhar como programador, assim como é “fácil” trabalhar como Analista de Suporte. Sim, você está lendo um texto agora de um Analista de Suporte que está estudando Java…
Percebeu que eu coloque a palavra “fácil” entre aspas? Não foi nada fácil pra mim me tornar uma profissional de infra-estrutura certificado, assim como não está sendo nada fácil me certificar em Java…
A seguir te dou alguns conselhos. Pegue-os ou deixe-os.
1) Aprenda a programar antes de se certificar. Senão você corre o risco de se tornar uma anta com diploma (Veja, quase que eu entro nessa. Acordei a tempo. Fique ligado, pois os estudos para a certificação não te ensinam a programar na prática;
2)Faça uma prova de certificação, de preferência a prova CX-310-055; Sim, a certificação é importante, apesar de alguns acharem que não. É ela que vai dizer para o entrevistador que você ao menos o básico;
3) Arrume um tempo para criar programas reais, como se você os fosse vender na lojinha da esquina (se ficarem bons e quiser vender, me pague ‘royalties’ rs…). Experiência prática, é isso que você vai ganhar. Existe um livro da Editora Brasport que ensina a criar um programa inteiro no Eclipse. Não achei ele bonzão, mas pode ser um bom começo…
4) Nunca estacione! Se acustume a ver muitas siglas por aí: JSP, JSF, EJB, JDBC, J2ME etc. e vá se preparando para aprender e dominar a maioria delas… Se organize para estudar (mais que estudar, aprender) muitas coisas, pois você será cobrado pelo mercado…
No mais, boa sorte em seus estudos e bem vindo ao mundo Java!
Aquele abraço,