Colunistas

legal pessoal, então, mãos a obra, selecionem os colunistas, adquiram o conteúdo, façam respeitando uma formatação para todas as colunas e me passem… Mas é o seguinte, isto tem q ser certo que vai pro ar uma coluna diferente por semana, ou 2 semanas, o compromisso que estamos concretizando com o leitor sobre essas colunas tem que ser respeitado.

Yehaaaaaa…

Legal…

Então mãos à obra… Começo amanhã mesmo a escrever uma coluna.(Hoje não dá tempo, vou dar aula agora a noite).

Bem, mas pra quem eu mando a coluna?

EDITADO: Tava tão empolgado que nem vi que era pra passar pro matheus…

Mandou beeeeem Mateus … ja vou fazer uma hj , mas acho que pra ser uma coisa mais “certa” vcs (moderadores e admins) deveriam selecionar os colunistas (e ate mesmo retirar caso ele nao esteja atendendo as espectativas) selecionem pelo top users , pela qualidade das respostas fornecidas … façam com q seja algo parecido com o status de “Colaborador” (não sei qual regra q vcs colocarem pra colocar um usuario como colaborador) mas nem todo mundo pode ser colaborador , por conseguinte nem todo mundo poderá ser um colunista . Selecionem alguns e façam com que eles assumam o compromisso de semanalmente enviar 1 artigo (com ressalvas), com a penalidade de nao poder ser mais “Colunista”.
Acho que se deixarmos pra todos enviarem 1 coluna ficaria muito trabalho pra vcs selecionarem o que iria pro ar ou nao . Vamos fazer 1 modelo e entregar pros 10 colunistas (do tipo, façam dessa forma e nos enviem) com isso vcs dariam uma rapida lida e colocariam no ar.
O que acha ?

Pois é Brossi…

Eu tb acho que tem que haver uma certa seleção, pois é a reputação do PJ que tá em jogo.

vai dar um pouco de dor de cabeça na hora de editar para formatar as colunas do pessoal ( afinal cada1 escreve de 1 jeito )
bem eu sugiro que adicionem ao grupo algum pessoal, ( obviamente acho q nois 3 ( brossi feliperod e eu ) para supervisionar esta parte, criando na parte do site um topic de como deve ser a coluna, eu vou criar a mesma q criei outro dia mas apenas adicionando os shots :slight_smile:
obvio q eu gosto de pdf nao sei viver sem, :slight_smile:
ou poderia ser php ? jsp ? cold fusion ?
sao tao vastas as maneiras, matheus eu adicionei voce no msn qndo entrei aqui agora pouco, bem vamos la sentar um pouco, galera vamos ( nois 3 que eu citei acima ) e mais o matheus combinar de sentarmos algum tempo eu viajei e estou sem adsl no momento, entao horario de discada :frowning:
no msn para nos podermos discutir sobre e como fazer :slight_smile:
e “provavelmente” os 3 tomar conta da parte :slight_smile: que obviamente anteriormente sera mandanda ao matheus pra ele publicar ( ou entao nois msm publica )
eh isso ai
meu msn ( soh para os 4 ) eh leandrokurt@hotmail.com
[]s e espero resposta

pessoal, isto tem q ser organizado, não é minha intenção delegar o trabalho de cuidar disso pro atual staff do Portal, e sim apostar em vcs mesmos, os criadores da idéia, ou seja, aposto minhas fichas em vcs… Mas antes disso, vamos a um chatzinho no msn mesmo, estou a tarde toda on-line, e ainda vou contactar outros do staff pra ver se estão de acordo, ok?

Bom, já que é pra participar vamos lá!
Acho a ideia de colunista bem legal, e isso legal para os tres lados envolvidos vamos dizer assim: 1 - O Colunista, pois este se esforça e assimila melhor o conteudo a ser passado, 2 - Para o PJ, pois é uma funcionalidade muito interessante que outros sites de conhecimentos tem e por fim 3 - Ao usuário do PJ que vem sempre em busca de informações de facil acesso e que possa lhe dar uma conhecimento legado melhor e mais facil para o seu aprendizado, ou seja, que tenha uma linguagem técnica melhor pra ele.
Agora sobre a ideia, acho interessante, um tutorial demanda muito tempo para ser feito e engloba muito conhecimento, busca de plugin, ide, servidor e bla bla bla! Mas reforço os tutoriais tem que continuar.
A Coluna, seria mais ou menos vamos dizer assim, uma prévia, um resumo de um tutorial, não que irá ser o resumo de um tutorial mas vejo o ciclo de conhecimento assim: coluna ou artigo, tutorial e um livro depois hehehe.
Em relação a funcionalidade ela poderia ser subdividida, mas cada colunista poder fazer o que lhe for especifico, uma pre selação de colunistas? Sim poderiamos ter 10 colunistas, 7 escolhidos pela participação ativa no PJ e 3 em abertos para que qualquer um possa postar a sua coluna e este com o tempo possa ou não subir para um colunista efetivo do PJ, ficou claro? Pois ai dar-se-a merito a todos!
E ao meu ver, uma coluna é um ponto em especifico de um assunto. Exemplo, TAG libraries, ou então, Arquivo Ressources Como usar…ServiceLocator como utitliza-lo, veja que estes itens são bem especificos, e para cada um já necessita um conhecimento do leitor, um leitor não poderá le-lo sem antes ter um conhecimento. Diferente de um tutorial que deverá ensinar o basico antes.

Acho que falei demais, mas como é para participar, vai ai minha opnião e algumas sugestões!

vamo galera … passem o msn … vamos trocar umas ideias hj pra adiantar isso! ontem fiquei ate 1 da manha fazendo a coluna, tá em .doc mesmo (ops .sxw hehe) faltam uns retoques , mas ja esta pronta ! quem quiser pegar eu envio … adcionem meu msn ai ...brunorossi3@hotmail.com ! vamos dar uma agilizada nisso ai ! ok ?

po , gostei da ideia do Diogoacl … 3 colunistas treinee !!! boa !

Deem uma lida no Wiki do Portal Java, é lá onde nos concentramos

http://wiki.java.net/bin/view/JUGs/ReformulacoesPJ

[quote=“matheus”]Deem uma lida no Wiki do Portal Java, é lá onde nos concentramos

http://wiki.java.net/bin/view/JUGs/ReformulacoesPJ[/quote]

Interessante ver a parte de organização do PJ…
As questões pertinentes às colunas podem ser discutidas no wiki do PJ…

eu nao sei mexe la udhasuHDSAHDHAS
bem eh o seguinte, eu to pra terminar a com algumas sugestoes sobre formataçao, bem,
eu vou mandar assim como eu vejo meu jeito de criar as coisas, simples e pratico porem visivel e legivel

bom vamos la
como a maioria aqui usa o open/star office
acho que nao ficaria tao dificil do pessoal criar pdf, acredito que protege bem mais a coluna do pessoal que criou ( nao sendo editavel )

os codigos seriam postados em uma fonte um pouco menor e mais “disbotada” doq o resto do texto para ficar mais facil a compreensao e assimilaçao do mesmo

e outra coisa, vamos marcar logo essa reuniao ( nois 4 ) no msn, para decidirmos como ficara o resto das coisas, eu simplesmente acho mais facil colocar os 3 de coordenador da parte de colunas restringindo o acesso ao mesmo

conhecem quicksort?
acho que a ideia seria a mesma eu acredito que o pessoal daqui soh foi ocmo posso dizer qndo a pessoa sobe de cargo… pelo franklin por acreditar na staff

bom entao, nao vejo motivo algum por duvidar acredito que eu e o feliperod estamos realmente afim de pegar essa parte para tomar conta
sobre o brossi , conheço poko ele, mas o felipe ja deu pra ver q eh gente boa nao acredito que fizesse algo de mal

eu infelizmente viajei e estou sem adsl, sendo assim soh me mantenho conectado no periodo noturno da dial up ( da ateh vergonha de falar )
bem eh isso ai :slight_smile:
eu ja adicionei o matheus o felipe e o brossi no meu msn ( leandrokurt@hotmail.com )
vamos nos juntar ( se alguem ainda esta trabalhando )
fica ai o fim de semana para decidirmos isso

bem eh isso ai agora deixa eu terminar a coluna que estou fazendo e depois mando pra alguem pra ver como ficou e nois 4 no fim de semana ( por mim ateh as 6 horas do domingo esta de buena para sentarmos para discoutir isso das 2 as 6 ) tambem estou aberto a mais horarios, vamos combinar postem ai os horarios !!
eh isso ai galera !! infelizmente o pobre do hotel nao tem adsl :frowning: e eu nao tenho dinhero pra fica o dia intero no cyber cafe :frowning:
prefiro beber :smiley:

vamos la um pouco de esforço nesse fim de ano para ja entrarmos com essa parte em 2005 juntamente com o jnuke!!

eh isso ai galera :slight_smile:
[]s

a esqueci de falar, pro resto do pessoal, ainda nao sei como vai ficar, e portanto esperaria isso se resolver primeiro antes de começar posso escreve minha coluna e talz e bla entao eh isso ai

nao querendo ser arrogante, mas seria oq eu faria :slight_smile:
assim como fiz com o jnuke tinha uma puta vontade de entrar
mas, infelizmente nao tive tempo :frowning:
entao eh isso ai galera :slight_smile:
[]s ai

aaaaa a proposito ,minha proxima coluna vai ser de arquiteturaçao, sobre como começar a escrever suas classes vou discorrer um pouco sobre isso em umas 2 paginas ( espero )

focando em tirar duvidas do pessoal que esta começando a escrever e nao sabe muito bem como lidar com a abstraçao
e nao cometer erros que vejo sempre em alguns codigos :frowning:
bem, eh isso ai :slight_smile: essa ja eh minha!! sai sai hdasuhduSAHUDHASUHduAS
[]s

acredito sobre a area de coluna (i)
que podia ser mais ou menos qnem o forum pro pessoal postar comentarios, ou alguma coisa do genero para melhorar oq estamos dizendo :slight_smile:

pow pessoal resolve logo vamo marca um horario sabado domingo na parte da tarde ou domingo anoite

vcs qem sabe td dia de madrugada
eh isso ai :slight_smile:
[]s

E se criassemos um fórum de nome “Colunas”?

Discordo um pouco da sua ideia matheus, tudo bem que seria o mais prático vamos dizer assim… Mas acho que ficaria tipo um “gato” para isso sacou?
Acho que colunas merece um destaque na site, tipo as 10 colunas mais visitadas, ou as ultimas colunas e tal! E em questões de formatação, o forum não ficaria legal, daria um P. trabalho para formata-lo usando o forum. Que demore um tempinho a mais (é bom que vai saindo mais colunas para o inicio) mas acho que colunas deveria ser um item a parte no PJ. e não um puxadinho do forum. o forum é legal é, mas colunas é mais especifico…
Cerrrrrrto?

Abraços.

Concordo com o diogo… o puxadinho ficaria meio estranho, o guj tem disso , tudo eles colocam no forum, fica muito complicado.
MUrrayBR discordo de vc quanto a deixarmos em pdf pro pessoal nao poder editar pegar , acho que deveriamos deixar para que o usuario pudesse pegar nosso texto, nem que eles copiem da paguina e colem no word. É isso que eu faço nos outros sites.
Pra um cara ser um colunista nao basta ele sacar de java , ele tem que saber escrever, saber explicar … por isso acho que se queremos ficar responsaveis por isso tinhamos que fazer pelo menos uma coluna e mostrar…façam as suas , vamos trocar figurinhas , seria interessante o matheus dar uma olhada , nao sei … eu penso assim …
Matheus , vc ja passou pro restante do pessoal responsavel pelo pj ???
seria interessante darmos um gas nisso pra ver se sai !! blz galera ,… vamos manter contato no msn !

pessoal, na boa, ainda não fui convencido da diferença de uma “coluna” pra um artigo… :roll:

ps: ja mandei outros do staff entrarem nesse tópico

não Matheus acho que vc confundiu … a ideia que eu dei inicialmente seria de uma nova area no pj , onde semanalmente os colunistas (responsaveis por escrever ARTIGOS para a COLUNA) colocariam no ar um novo artigo.
Um artigo é um breve texto, formal ou informal, sobre um determinado assunto. São dicas, exposição de ideias , defesa de ideais … sacou ?
Por exemplo: numa semana poderia colocar dicas do tipo : “como ler arquivos zip”! na outra poderia colocar: “Porque java é tão apaixonante”
sacou ?
a diferença para os artigos que ja existem no pj é que :
1º - não estaria misturado com tutoriais.
2º - seria semanal, os usuarios visitariam semalmente.
3º - o numero de artigos aumentaria “estrondosamente” no pj, com isso o que digitassemos no google iria aparecer um link do pj como opção.
4º - um novo status de Colunista para usuarios que contribuissem faria com que os usuarios postassem mais e mais , buscando tb ser um. (só as promoções que vcs colocam no pj ja mexem com o numero de posts, imagina isso).

entenderam …? da uma navegada no imasters e vc vai ter uma ideia completa sobre o que eu estou falando !

Matheus

Na verdade a diferença maior ao meu ver é entre artigo e tutorial.
Artigo e Coluna partem do mesmo principio, o escritor elabora algo especifico o qual ele tenha conhecimento mais afundo, uma coisa bem especifica mesmo, e dando a sua opinião esclarescimentos pessoais. Um Exemplo poderia ter uma coluna apenas sobre o design pattern Façade. Certo? ele daria a opinião elaboraria algum código explicando trecho a trecho. Isso eu vejo como uma coluna ou artigo.
Tutorial - O autor elabora uma visão macro de tudo, seguindo o exemplo anterior sobre patterns ele elabora uma coisa macro com os principais patterns com a função de cada um, e talvez um código ilustrando cada!

Dei exemplo aqui para o pj…