Codificação String

Bom dia pessoal. Estou com um problema com um String.

Eu tenho método numa classe para geração de relatório em jasper. Nesse método tenho uma variável
nomeArquivo(String nomeArquivo) que recebe uma referência de um objeto String com nome do arquivo
o qual será o nome do relatório quando for solicitado para salvar.

Acontece que está tendo um problema de codificação deste nome do arquivo.

Exemplo:

String nomeArquivo = TransaçõesEfetuadas

Quando estou no processo de desenvolvimento que envio a aplicação para o jboss, não há nenhum problema, porém,
depois que gero um build por meio do maven e coloco este build no jboss, ao pedir para salvar o relatório,
o nome do arquivo fica com caracteres diferentes: TransaýýesEfetuadas.

Peguei esta classe .class dentro da build e decompilei. Vi que a variável String está recebendo uma String com caracteres
unicode, assim:

String nomeArquivo = “Transa\uFFFD\uFFFDesEfetuadas”;

Como posso fazer para solucionar este problema,pelo que andei pesquisando isso tem a ver com enconding.

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Ola,

Pô, assim, este nome do arquivo é só interno? tipo, dentro do programa… pq se for eu sinceramente aconselho fortemente vc deixar de trabalhar com “caracteres especiais”… tipo, acentos, ‘ç’ e outros apretechos… pq isto vai viver te dando dorde cabeça… tipo, se o nome é “TransaçõesEfetuadas” ficaria “TransacoesEfetuadas”… e pode dar uma olhada… vc vai entender o nome assim mesmo… deixe estes apretechos e caprichos da linguagem portuguesa para os labels dos usuários…

[quote=BrunoCarlo]Ola,

Pô, assim, este nome do arquivo é só interno? tipo, dentro do programa… pq se for eu sinceramente aconselho fortemente vc deixar de trabalhar com “caracteres especiais”… tipo, acentos, ‘ç’ e outros apretechos… pq isto vai viver te dando dorde cabeça… tipo, se o nome é “TransaçõesEfetuadas” ficaria “TransacoesEfetuadas”… e pode dar uma olhada… vc vai entender o nome assim mesmo… deixe estes apretechos e caprichos da linguagem portuguesa para os labels dos usuários…[/quote]

Também concordo que seja melhor não usar esses caracteres especiais. Porém, tem um padrão a seguir e preciso que os nomes sejam aportuguesados…

Não é um nome interno. Quando um usuario quiser um relatório ele irá salvar este arquivo com este nome.