:: cobertura e j2ee ::

Pessoal, alguém já utilizou o EMMA ou COBERTURA
usando com J2EE, saberiam dizer se elas cobrem de ponta-a-ponta,
no caso do container como fica???

fiz uns testes com ant do emma e até consegui fazer a chamada de ejb,
mas tive um pouco de trabalho para resolver alguma dependências.

utilizo wsad 5.1 .

comentem por favor!

Aqui na empresa a gente usa integrando o Emma com os testes unitários da aplicação. Assim, mesmo os testes do EJB entram na cobertura e conseguimos ter uma idéia do que estamos testando ou não. Mas para que voce quer usar o Emma?

ok, nicholas!

Então estive pesquisando ferramentas para teste de cobertura e o EMMA veio de encontro sendo compatível relativamente simples para
configurar em nosso ambiente. Trabalhando com WSAD 5.1.

mas estou buscando alguma opção que não seja dependente de testes unitários para apontar a cobertura do código.

Teste unitario é apenas a aplicação que usamos aqui… O Emma trabalha como uma ferramenta de instrumentação da JVM, então é só você alterar a sua chamada do servidor para que a JVM trabalhe dessa forma. Mas ainda não entendi a sua necessidade de testar a cobertura da aplicação…

Então nicholas é isso mesmo ele faz a instrumentação porém para utilizar é necessário construir uma classe de teste e ele se baseia nesta classe para realizar o teste. O que estou verificando é se durante o plano de teste do desenvolvedor existe alguma ferramenta que intercepta as informações enviadas via jsp ou servlet e já verifica se o código foi totalmente testado, realizando a cobertura. Não sei se você já vio algo desse tipo, mas sei que existe, só preciso ver se encontro esta opção no mundo opensource.

Uma proposta interessante é você usar o Emma junto com o Selenium. Quando iniciar o WSAD, voce faz a instrumentação nele e depois executa os scripts gerados pelo Selenium para realizar os testes do desenvolvedor de forma automática. Nesse caso voce nao precisa implementar mais classe nenhuma pois o Selenium permite que os testes sejam gravados enquanto o analista os realiza pela primeira vez. Não sei se te atende, mas é uma soluçao que comecamos a adotar na empresa.

É + ou - esta a situação porém utilizo Ant + Emma + HTTPUnit, quando instrumento as classes ele faz a cobertura apenas nas classes de Test e não chega no nível dos EJBs. Mesmos todas as classes sendo compiladas no /out apenas as classes de test são cobertas.

Alguém já utilizou esse trio ( Ant + Emma + HttpUnit )? Conseguindo realizar cobertura na arquitetura J2EE?

Estou tentando subir o servidor via Ant e sequenciar as chamadas para wsStartServer, wsStartApp, …