Os textos dos links ainda nao estao bem claros para mim, preciso dar uma digerida melhor… mas parece um codigo BEM feio (ao melhor estilo EJB)
Entao o problema de oibjetos distribuidos eh resolvido pq o hibernate consegue fazer isso, mas mesmo assim ainda fica o ponto do suporte e da empresa precisar de um alibi ou de uma base sustentavel, afinal nao eh todo gerente que gosta de arriscar todo o lucro de um projeto por tal escolha…
Mas ai acho que eh um ambito que ficamos sem muita discussao (ou possibiliadde da mesma) uma vez que nao somos gerentes de projeto e nao entendemos disso… (alguem aqui eh?)
Eu acho que se o problema é a necessidade de padrões e suporte, use JDO, tão bom quanto Hibernate e você pode comprar de um fornecedor que vai ficar muito feliz de te vender suporte platinum 24x7.
:shock: … coisa feia acreditar em markteiro da IBM!
Se o EJB da pau você senta e chora … essa historia de processa o dono do AS é balela, nao conheco nenhum (nenhuzinho) caso onde pode-se processar o fornecedor pq vc usou a plataforma do infeliz pra desenvolver sua solucao e ela nao funcionou.
Nao lembro nem da microsoft ter sido processada porque invadiram qualquer que seja o servidor (sempre eh possivel colocar a culpa em outro) … alias, nessa linha de pensamento ninguem usaria apache pq nao teria quem processar.
Agora, se o hibernate dá pau você senta e conserta
Não esqueça de atualizar este tópico em algun meses. Queremos muito saber se você aidna acredita na especificação EJB…
[]s[/quote]
Yeap , por enquanto estamos desenvolvendo e CLARO com algumas dificuldades , mas esta valendo a pena , o xdoclet ajuda muito… a coisa toda fica bem portavel…
esse negocio de “hibernate deu pau senta e arruma” eh tao lenda quando o “EJB deu pau , processa a empresa” , quero ver vc da noite pro dia debugando o hibernate e arrumando ele… eheheh
e na melhor das hipoteses… que vc consiga… vai ser “a sua versao do hibernate” contra a oficial… que beleza humm ?
Sinceramente , continuo seguindo os padroes… prefiro apostar em EJB+ Container que HIBERNATE…
mais uma vez tem vente coparando EJB 1.0 para 2.0 , meu amigo , soh lamento… quando a versao eh muito nova , é normal terem estes pulos , o proprio java teve disso da 1.1 pra 1.2 , prq sera q chama Java2 neh ? e o AWT ? vai me dizer q java eh uma merda prq vc teve que refazer em swing… essa portabilidade ae que vc reclama ninguem esta imune… nem o hibernate , se vc usar a especificacao 3.0 por ex: os containers vao ser obrigados a suportar a 2.x , vc mesmo especifica no xml qual a versao da especificacao que esta usando… entao… o dia q der na telha eh soh usar a 3.0 … mas o que importa eh que estou dentro de padroes… e que se eu falar com alguem … sobre meu projeto ele vai saber do que estou falando…
Repito , continuo usando e nao tenho tido mais problemas , apenas tenho tido que LER MUITO… pois pra quem veio de DELPHI+MYSQL , EJB eh coisa de outro mundo.
Nao posso participar da discussao porque efetivamente nunca usei EJB - mas o Hibernate eh software livre e voce pode enviar as correcoes ao projeto que, com certeza, elas serao incorporadas na proxima versao.
Nao posso participar da discussao porque efetivamente nunca usei EJB - mas o Hibernate eh software livre e voce pode enviar as correcoes ao projeto que, com certeza, elas serao incorporadas na proxima versao.
Marcio Kuchma[/quote]
Quem assina embaixo ? me desculpe mas estou falando de um projeto onde vao ser gastos alguns milhoes de reais… quero saber quem assina em baixo sobre essa sua afirmacao…
[quote=smota]
:shock: … coisa feia acreditar em markteiro da IBM!
Se o EJB da pau você senta e chora … essa historia de processa o dono do AS é balela, nao conheco nenhum (nenhuzinho) caso onde pode-se processar o fornecedor pq vc usou a plataforma do infeliz pra desenvolver sua solucao e ela nao funcionou.[/quote]
Verdade verdade… Mas pelo menos o gerente diz que usou o que foi pedido e nao tentou usar uma coisa muito nova e rola a cabeca dele. Pode ser inacreditavel, mas, mais uma vez, eh o que eu disse, o gerente pensa assim, nos nao. Por isso mesmo que eh dificil entender a posicao dele. Mas que eh valida para ele, isso eh.
Sobre isso servir como argumento para nao usar Apache. Pq voces acham que ainda tem gente que NAO uso apache? Ou tomcat? Ou Jboss? Pq se usarem correm um risco.
A mesma historia de sempre, existem casos e casos. Nao sao todos que nao se arriscam, e sem se arriscar nao ha mudancas. E sem mudancas nao ha melhorias. E sem melhorias o cara vai perder o cargo dele, mas o gerente nao pensa tao longe…
a) Mal do hibernate: A maioria dos programadores e’ medio (infelizmente) e nao vai correr atras de refazer a biblioteca…
b) Mal do ejb: Ejb e’ uma chatice de escrever, (mesmo com ajuda de qq programa)
c) Mal do jdo: hmm… nao posso falar mal, nunca usei
Nao vou falar bem deles pq todo mundo ja falou ne?
Quem assina embaixo de que as correcoes que voce enviar serao incluidas na proxima versao do projeto? Ninguem assina - eh uma questao de logica. Se eu abro meu software eh pra que todos possam ver, aprender com ele e me enviar correcoes. Se alguem me envia uma correcao ou um patch para uma nova funcionalidade que seja adequado, porque eu nao o incluiria no codigo original? Seria uma incoerencia da minha parte.
Como ja falaram, esse negocio de “quem assina embaixo” eh ilusao. Se voce conta com isso para projetos de “milhoes de reais” tomara que nunca se depare com uma situacao em que voce precise dessa “assinatura”.
[quote=chun]
Quem assina embaixo ? me desculpe mas estou falando de um projeto onde vao ser gastos alguns milhoes de reais… quero saber quem assina em baixo sobre essa sua afirmacao…[/quote]
Existem muitos projetos de muitos milhões de dolares feitos com hibernate, spring-framework e todos os outros geri-geri opensource com nada de EJB.
Você está vendo tudo pelo vies “alice no pais das maravilhas”.
Eu, pessoalmente, acho opensource uma solução muito mais segura que closed-source e te digo por que.
Se você encontrar um bug no projeto XXX, você pode ir lá e corrigir ou verificar se é viavel migrar para uma versão mais nova que corrige o erro. Onde eu trabalhei sempre mantivemos um controle muito rígido das versões dos softwares que usamos (ate agosto desse ano estava em um que usava hibernate 2.0.1). A fica a critério da coordenação do projeto por criar um patch ou tentar atualizar.
Agora se você está falando de software closed source existem 2 opções: atualizar para a versão mais nova e rezar que o bug esteja corrigido ou entrar na fila de correções do produto e torcer para aceitarem ele e lançarem 3 meses depois 1 patch-set que corriga ele. Isso é o cenario mais otimista quando estamos falando de AS j2ee.
A não ser que você esteja trabalhando em um projeto de uma empresa com um contrato mega-milhonario de suporte, e essas existem poucas no mundo.
Acha que estou falando besteira? Bom, eu estou em um projeto dentro de um grande banco, que usa um container j2ee de umas das líderes de mercado, de uma empresa de tamanho quase imensuravel eu diria. Eu trombei esses dias com um bug que fazia o lindo AS dela ir pro vinagre, simplesmente despejava um dump da JVM e desistia de continuar. Qual foi a solução? Google + gambiarra para contornar o bug.
Então é basicamente oque o Guilherme falou, EJB e suporte de empresas AAA é puro marketing, não espere que isso agrege qualquer valor util ao desenvolvedor.
Quanto a facilidade de façar o conhecimento adiante, vale lembrar que EJB mesmo sendo padrão vai continuar sendo beeem mais complexo e dificil de aprender que Hibernate.
[quote=louds][quote=chun]
Existem muitos projetos de muitos milhões de dolares feitos com hibernate, spring-framework e todos os outros geri-geri opensource com nada de EJB.
Acha que estou falando besteira? Bom, eu estou em um projeto dentro de um grande banco, que usa um container j2ee de umas das líderes de mercado, de uma empresa de tamanho quase imensuravel eu diria. Eu trombei esses dias com um bug que fazia o lindo AS dela ir pro vinagre, simplesmente despejava um dump da JVM e desistia de continuar. Qual foi a solução? Google + gambiarra para contornar o bug.
Então é basicamente oque o Guilherme falou, EJB e suporte de empresas AAA é puro marketing, não espere que isso agrege qualquer valor util ao desenvolvedor.
Quanto a facilidade de façar o conhecimento adiante, vale lembrar que EJB mesmo sendo padrão vai continuar sendo beeem mais complexo e dificil de aprender que Hibernate.[/quote]
Resumindo tudo
Eu acho, ate hoje, que as empresas SEMPRE erram em tentar economizar. Em nao ver o ponto do programador. Mas eh assim que elas funcionam e desisti de mudar elas, por isso vale mais a pena coordenar ou trabalhar em seus proprios projetos, ou com gente muito boa, cabeca aberta a ponto de permitir decisoes de projeto por opiniao desde o programador ate qq outro…
Detalhe , alguem sabe me dizer aonde encontro material sobre objetos distribuidos com HIBERNATE , algo serio… que mostre algo melhor que 1 acessando diretamente , algo estilo EJB…
Detalhe , nao sou a favor do closed-source , trabalho o dia todo com open source , porem estamos conversando sobre uma ESPECIFICACAO e nao sobre um trexo de codigo , vc fala do J2EE como se fosse uma caixa preta , e não é… eh uma especificação aberta…
Agora , se vc teve que fazer gambiarra , eh prq essa empresa ae que vc diz que de tamanho imensuravel , ou nao eh tao grande assim , ou nao sabe do bug,
Esse seu papo de estabilidade tmb eh bla bla bla , prq eu poderia tmb ficar com uma versao estavel e velha de um AS e ponto final, nao me venha com xurumelas , quem vive de passado eh museu , se vc tem um problema , corriga , nao faa gamnbiarra , e se o AS nao corrigir , otimo vc tem em maos uma ESPECIFICACAO e se fez a licao de casa ( tudo dentro dos padroes da especificacao e nao dos padroes do AS ) vc vai portar para outro numa tranquilidade tremenda ( apenas mudando os descritores especificos ) , mas se vc eh mais um que insiste em usar “super-solucoes gambiarras” ( le-se JBOSS-QL por exemplo ) , ae… vc soh tem que chorar mesmo.
Well, especificação versus “padrao pessoal” , sinceramente ? continuo com a especificação. se vc gosta de amarrar as coisas em meia duzia de profissionais , problema eh seu , a empresa eh sua
Nao há nenhum problema com sua posição, que está mais pra se defender de fracassos culpando o fornecedor e a tecnologia do que pra criar solucoes por conta propria (isso é coisa de gerente, vc é gerente?) e sim com sua postura nesta conversa.
ehehehehe Chun, ninguem é obrigado a te convencer de nada … nós estamos falando aqui do que conhecemos, trabalhamos mesmo com isso tudo (hibernate, webwork, spring & cia) e somos mais felizes do que com EJB (a maioria já trabalhou com EJB, nao se engane) …
Como nós estamos apenas preocupados em ter uma boa solucao usamos o que é mais apropriado e isso, acredite, não exclue EJB, só o coloca de lado a maioria das vezes porque existem opções mais viáveis.
Se precisa ler mais do que leu aqui procure no google …
[quote=chun]Detalhe , nao sou a favor do closed-source , trabalho o dia todo com open source , porem estamos conversando sobre uma ESPECIFICACAO e nao sobre um trexo de codigo , vc fala do J2EE como se fosse uma caixa preta , e não é… eh uma especificação aberta…
[/quote]
Nenhum projeto j2ee é feito com a especificação da plataforma, e sim com uma implementação. Ou seja, importa muito o produto usado.
Grande ela é, ultima vez que eu olhei esse fornecedor do AS valia mais de 100 bilhões de dolares e o cliente que eu tou algo em torno de 1 bilhão, acho. Eu chamo isso de grande, muito grande. Quanto a não saberem do bug, bom, acho impossivel não saberem dele, já que usamos uma versão antiga do AS e o bug você encontra work-arounds via google.
Quem vive no passado é museu? Acho que você nunca esteve envolvido em um projeto de uma grande corporação. Coisas como plataforma e versões são fixas e normalmente completamente fora do alcance do desenvolvedor ou do gerente mudar. Ou você acha que tamos usando EJB 1.1 por que achamos melhor que o 2.1?
Mas é ai que você se engana. Essas tecnologias de infraestrutura não costumam ser o crux do conhecimento de um projeto, mas sim todo arcabouço criado em volta delas, as muitas camadas de abstração criadas pelos desenvolvedores para completar o projeto. Essas sim são as que dão muito trabalho para um profissional novo aprender.
É muito mais facil aprender Hibernate do zero que aquele confuso fluxo de conversão-transformação-transporte-e-tudo-denovo de um projeto.
Usando EJB, um framework muito mais crú que springframework+hibernate, vão existir muito mais desses artefatos caseiros de infraestrutura. Eu aposto que você vai preferir aprender sobre o BeanFactory do spring que o com.louds.ServiceLocatorFromHell.
Quanto a usar objetos distribuidos, Hibernate não faz isso, ele faz apenas mapeamento objeto-relacional, se você precisa de remotabilidade, use web-services, hesian, burlan, corba ou, preferencialmente, Session Beans.
Não entendi o pq dessa dúvida pra falar a verdade, ninguém usa Entity Beans de forma remota, é uma tremenda burrice fazer isso.
Entenda , seus argumentos não são validos… é chamar nego de burro dizer q um produto q custa 1 bilhao tem bug e nao eh corrigido… presta atencao… fica com o hibernate vai
A questao aqui eh CMP ou BMP , nao Hibernate… ele eh carta fora do baralho… lah BEEEEEEM em cima
[quote=louds]
Quanto a usar objetos distribuidos, Hibernate não faz isso, ele faz apenas mapeamento objeto-relacional, se você precisa de remotabilidade, use web-services, hesian, burlan, corba ou, preferencialmente, Session Beans.
Não entendi o pq dessa dúvida pra falar a verdade, ninguém usa Entity Beans de forma remota, é uma tremenda burrice fazer isso.[/quote]
Blz Louds?
Me explica melhor pq eh ruim usar o ejb remotamente? Pq eu estava achando que se eu usava um bean (entity/session), eu nao sabia se ele estava na minha maquina ou em uma outra… isso nao define o ‘objeto remoto’?