CMM (Capability Maturity Model) - Alguém conhece?

Olá

O nível desta pasta está altíssimo. Mais uma vez parabéns ao Richard por ter iniciado este debate e ter vindo até aqui levando porrada mas mantendo o nível. E parabéns a todos nós porque tenho lido muita coisa interessante aqui.

Basicamente não sou contra o CMM. Só que acho que é uma ferramenta de marketing ótima para dizer para os clientes: “olha, eu sou certificado nível 3 no CMM”. Como todo marketing pode convencer ou não. Se quem ler a mensagem for um cara que sabe das dificuldades de desenvolver sistemas de forma ágil com qualidade para atender aos anseios do cliente se mantendo estritamente dentro das exigências do CMM então a mensagem não servirá de muita coisa. Mas se quem ler for um burocrata que confere títulos como quem contrata gente vendo apenas o nome da faculdacde então a certificação CMM será o diferencial que permitirá o fechamento do contrato.

O importante é ter em mente aquilo que o Daniel já disse e repetiu de várias formas diferentes: o fato da empresa ser certificada CMM pode ser bom para fechar contratos mas não garante que a empresa adote as melhores práticas. Muitas práticas de XP são bem mais novas do que as velhas idéias do Humphrey Watts. Certamente amanhã aparecerão novas idéias e não vejo porque não usa-las.

Até que me convençam do contrário, para mim CMM é bom para o depto comercial mas engessa a área de TI. E como foi apontado em um post anterior, a adoção do CMM as vezes é confundida com aquele antigo modelo de desenvolvimento em cascata muito bom na década de 80 onde primeiro se fazia a análise e depois se implantava todos os erros da análise ipsis literis.

[]s
Luca

[quote=“rbarioni”]
outra tecla batida mto aki…a questao de o modelo CMM ser implantado de maneira errada…
mas se vc vai implantar um processo, como diabos vc pode implantar errado ainda?? se eh apenas passar a fazer o q o modelo exige, como vc ainda pode fazer errado, como todo suporte de consultorias e parafernalhas q as empresas usam??

ate mais[/quote]

Existe sim muitas formas de se aplicar o modelo errado…e como existem! CMM, acima de muitas coisas, é um modelo complexo quando estudado profundamente…e com certeza, o que mais fazem por ae é usa-lo errado…tanto que se fosse usado de maneira correta realmente, não teria tantaas pessoas assim “detonando ele”!

Luca…não digo que estou levando porrada não…digo que muitas pessoas não conseguiram ver o modelo funcionando bem, ou mesmo não tem nenhum motivo para achar que o CMM pode ajudar sua vida…e eu acho que não sou ninguem para discutir ou julgar o que os outros pensam…longe de mim, como eu já disse, não ganho para convencer ninguem que CMM é bom, eu ganho para usa-lo! :slight_smile: :slight_smile:

Um amigo meu, programador por sinal, que aderiu ao CMM e hj diz que, temos o seguinte em relação aos níveis de CMM…e eu aproveitei e complementei a idéia dele…

:arrow: Quando estamos no nível 1, não sabemos nem o que é CMM e por isso precisamos descobrir do porque de te-lo
:arrow: Quando começamos a implantar o nível 2, começamos a odiar o CMM… :lol: …e porque? porque descobrimos que realmente temos muitos problemas e precisamos resolver.
:arrow: Quando vamos ao Nivel 3, dai nós descobrimos que, os problemas mostrados pelo Nível 2 podem ser resolvidos e o Nível 3 pode nos dar as ferramentas…eis que sofremos neste Nivel 3… :wink:
:arrow: No Nível 4 começamos a pensar em melhoria…mas para melhorar cada vez mais, do que precisamos? Saber o que deu certo, o que deu errado, quando tivemos problemas, quando não tivemos…e como resolvemos eles quando acontecerem (Nível 2 e 3 ), dai no Nível 4 reunimos essas informações todas (ratreabilidade, estatistica)
:arrow: No Nível 5 já sabemos que tinhamos problemas (nivel 2), temos as ferramentas para resolve-los (nivel 3), reunimos todas as informações necessárias, pois queremos melhorar (nível 4) e agora basta que trabalhemos para sempre termos a melhoria continua, como um modo de vida (nivel 5). Basicamente o CMM se resume ae…numa linguagem mais detalhada.

Dentro de tudo isso está embutido todos os suportes a pessoas (sim, ele olha para as pessoas), no entanto, os processos devem ser inteligentes…pois se eu deixo os processos dependentes das pessoas, e se essa pessoa sai da minha empresa?? :wink: …como eu faço?? :slight_smile:
Então, preciso deixar os processos inteligentes e capacitar as pessoas para usa-lo…o modelo jamais esqueceu as pessoas, jamais!!!

Acho que é mais ou menos isso…não tem muito mais o que falar não…acho que esse post está espetacular e deve ser guardado como reliquia pelos admins e moders do GUJ.

ate mais…

CV, Luca, Barioni, Lucashgt, eu… Poxa, quanta gente traumatizada. Os psicológos vão ganhar rios de dinheiro em cima da gente. E, indiretamente em cima do CMM. :lol:

E, depois da relíquia do Richard, volta-se então à pergunta: para que tudo isso se você consegue com muito menos garantir a mesma qualidade?

p.s.: ahhh!! e já vi CMM(3) funcionando muito bem, viu? Portanto eu sei que CMM pode muito bem funcionar.

[quote=“richardpeder”]Apenas, pelo que eu vejo e até comentei com colegas meus de trabalho (programadores, vejam só, que gostam de CMM!!! :slight_smile: 8) ) e eles acharam, juntamente comigo, que o Daniel teve algum “trauma” com o CMM…pois é impossível um modelo desses ser criado e dar “tão errado” como presupoe o Daniel e outros amigos aqui do GUJ…
[/quote]

vai ver q pelo fato de DF estar taoooooo longe do polo tecnologico do Brasil SP-RJ, ainda nao devem conhecer XP e outras metodologias do genero por lah… :lol: :lol: :lol:

o loko Daniel…nao to podendo pagar psicologo p/ curar meu trauma nao…deve ser uma fortuna o q eles cobram…

falow

Parece que tem mais gente ainda…

Até.

Parece que tem mais gente ainda…

Até.[/quote]

Uia! Este artigo eu não conhecia. :slight_smile:

E, pelo visto, eu não estava totalmente errado em pensar que CMM ignora as pessoas:

Ao som de George Benson, Craig Charquico e Mile Davis, vamos lá. Vou falar pouco agora, pra ouvir pouco depois também. :slight_smile:

Falando com outras palavras, olha como fica bonito: CMM possibilita que você não tenha que montar um time apenas de craques. Cada pessoa pode ser aproveitada segundo suas capacidades.

E com uma promessa de retorno igualmente alta para empresas atualmente bagunçadas. Num outro extremo, pertinho da terra do nunca, empresas que já tem toda a qualidade possível, CMM só serve de publicidade mesmo. Lógico, não há nada para melhorar.

Nada é. Também não estou falando para pegar uma empresa funcionando redondinha com XP e “engessá-la”. Tô falando em por ordem na casa. E que tem muita empresa no Brasil precisando disso a gente se concorda plenamente.

Com a mesma qualidade? Será que é possível afirmar isso com toda essa certeza? Baseado em que? Isso pode ser provado?

Quando me falaram de XP pela primeria vez eu fui logo perguntando: quem certifica XP? XP é um processo bem definido, bem flexível que poderia muito bem sair apenas do âmbito prático e ganhar um embasamento ainda maior. Por que XP funciona? O que em XP é inerente ao processo? O que poderia ser melhorado no XP? Ainda existem muitos aspectos que poderiam mais concretos.
Apelo: Queremos uma certificação XP! :smiley:

Um abração a todos!

Isto é realmente interessante. Gosto muito de XP, mas nunca encontrei um time com 100% de feras, e não consigo imaginar como XP funcionaria com um time de profissionais ‘pagáveis’, o que pelo padrão nacional indica um nível muito baixo.

O fato é que funcionou em váááááários projetos. Dizem que o pair programming ajuda, apesar de não conseguir imaginar um cara bom pra kct respondendo duvidas a cada 5 minutos…imagino que o ‘menos sabido’ vai é ficar quieto e ouvir quando tiver chance.

Processos normais tendem a concentrar a ‘inteligência’ do projeto em uma pessoa ou pequeno grupo. Ok, ruim, mau mau! Mas será que XP com uma turma 50% razoáveis e 50% de ex-construtores de janelinhas em VB é viável? Será que as empresas têm condição de ter um time tão bom para sustentar um ‘conhecimento coletivo’ deste nível?

[]s

[quote=“rbarioni”][quote=“richardpeder”]Apenas, pelo que eu vejo e até comentei com colegas meus de trabalho (programadores, vejam só, que gostam de CMM!!! :slight_smile: 8) ) e eles acharam, juntamente comigo, que o Daniel teve algum “trauma” com o CMM…pois é impossível um modelo desses ser criado e dar “tão errado” como presupoe o Daniel e outros amigos aqui do GUJ…
[/quote]

vai ver q pelo fato de DF estar taoooooo longe do polo tecnologico do Brasil SP-RJ, ainda nao devem conhecer XP e outras metodologias do genero por lah… :lol: :lol: :lol:

o loko Daniel…nao to podendo pagar psicologo p/ curar meu trauma nao…deve ser uma fortuna o q eles cobram…

falow[/quote]

Ainda bem que eu não preciso de psicologos…não to afim de dar dinheiro pra esses caras!! :slight_smile:

Barioni…chegou sim…não estamos tão longe não…conhecemos o XP aqui…sou de SP tb…não se esqueça!! :lol: :lol:

Que bom…cada vez mais existem pessoas que não curtem CMM…seja no Brasil ou seja no mundo…normal! Isso acontece com qq coisa…ja imaginou se todo mundo gostasse do azul, o que seria do verde?! (ditado velho… :slight_smile: )

Já falei galera, não ganho dinheiro para provar que o CMM ganha (quem sabe se alguem lançar uma de que eu posso ganhar 1 milhão de dolares para provar que o CMM funciona, eu possa até pensar no caso, mas…por enquanto não!!)

Cada um pensa o que quer do modelo…existem pessoas que amam, pessoas que odeiam…e não estou aqui para julgar nenhuma delas e sim para dizer que: eu uso CMM e ele funciona…se ele é caro? quem tem dinheiro que pague…se o cara não tem grana…que pena, ele não terá CMM…se ele precisa? vai da necessidade de cada empresa…como a empresa sabe se precisa ou não? Deve estar verificando seus processos e como se trabalha…é legal ver pessoas que já trabalharam e não gostaram metendo o pau no CMM (é vc mesmo Barioni!)…lá realmente não “funfava”…enfim, não acho que vc esteja errado!

Cada um tem um pensamento…seja ele um simples mendigo de rua, seja ele um grande executivo de uma empresa…são opiniões distintas…acredito que não sou ninguem para discordar de ninguem…meus argumentos foram lançados aqui…convenceram? não, que pena, eu estou convencido… :wink: …não acho que devo convencer vcs a usar alguma coisa aqui…afinal, não criei o modelo, não vivo de defender o modelo…então, acho que é interessante que o modelo seja discutido, mas não acho que seja interessante eu apenas a favor e tantas pessoas contra…vcs podem falar…“ue, se só vc tá a favor, o modelo está errado”…não!! se eu convidasse só o pessoal aqui de onde eu trabalho, teriam 100 pessoas a favor do CMM…se eu quisesse, na verdade, convidaria umas 4000 pessoas para defender CMM…mas para que? não, acho que eu estou aqui para, acima de tudo, dizer o que eu sei do modelo, o que aprendi com ele e em que ele me foi util até hj…e dizer que, em uma empresa ele não funcionava e em outra sim…por isso digo do modelo mal usado…(não falo sem saber tb… :slight_smile: ) e digo que, uma empresa que pensa em centralizar tudo no funcionario é louca…pois se o funcionario vai embora leva um “capital intelectual” da empresa que dificilmente ela recupera…devemos centralizar o capital da empresa em coisas que jamais saiam dela…(to pensando de forma “gerencial”), as pessoas são é o mais importante da empresa…senão, não haveria empresa…mas…falar pro cara “Oh, toma a empresa na sua mao”, po, dae é demais não é mesmo? Dizer que CMM privilegia profissionais mediocres é horrivel de se ver…realmente lamentavel acharem isso…e acredito que, por mais que eu poste aqui, não vou conseguir sair do lugar…como não teve progresso a mais de 1 mes…acho que se eu não tivesse deixando argumentos neste poste, quem sabe, eu poderia dizer…“realmente fracassei”, mas acredito que, esse poste tem muitas informações, sejam elas a favor e contra o CMM que devem ser levadas em consideração…e acho que, acima de tudo devemos manter o nível da discussão e não apelar para brincadeiras ironicas…pois até agora o nivel da discussão está nota 10…acho que poderia continuar assim, mesmo não sabendo até onde esse post pode ir…acho que psicologos não seria a palavra certa, acho que o legal seriam que vcs apenas entendessem que, o modelo é o modelo…pessoas são pessoas…pessoas utilizam modelo…modelos são contruidos por pessoas…e modelos funcionam se as pessoas usarem bem o modelo.

valeu.

ate mais…

[quote=“rbarioni”][quote=“richardpeder”]Apenas, pelo que eu vejo e até comentei com colegas meus de trabalho (programadores, vejam só, que gostam de CMM!!! :slight_smile: 8) ) e eles acharam, juntamente comigo, que o Daniel teve algum “trauma” com o CMM…pois é impossível um modelo desses ser criado e dar “tão errado” como presupoe o Daniel e outros amigos aqui do GUJ…
[/quote]

vai ver q pelo fato de DF estar taoooooo longe do polo tecnologico do Brasil SP-RJ, ainda nao devem conhecer XP e outras metodologias do genero por lah… :lol: :lol: :lol:

o loko Daniel…nao to podendo pagar psicologo p/ curar meu trauma nao…deve ser uma fortuna o q eles cobram…

falow[/quote]

Detalhe: não é porque existem outros modelos (como o XP), que o CMM deve ser errado…nada a ver isso! São modelos distintos!

ate mais…

[quote=“pcalcado”][quote=“vamorim”]

Falando com outras palavras, olha como fica bonito: CMM possibilita que você não tenha que montar um time apenas de craques. Cada pessoa pode ser aproveitada segundo suas capacidades.
[/quote]

Isto é realmente interessante. Gosto muito de XP, mas nunca encontrei um time com 100% de feras, e não consigo imaginar como XP funcionaria com um time de profissionais ‘pagáveis’, o que pelo padrão nacional indica um nível muito baixo.

O fato é que funcionou em váááááários projetos. Dizem que o pair programming ajuda, apesar de não conseguir imaginar um cara bom pra kct respondendo duvidas a cada 5 minutos…imagino que o ‘menos sabido’ vai é ficar quieto e ouvir quando tiver chance.

Processos normais tendem a concentrar a ‘inteligência’ do projeto em uma pessoa ou pequeno grupo. Ok, ruim, mau mau! Mas será que XP com uma turma 50% razoáveis e 50% de ex-construtores de janelinhas em VB é viável? Será que as empresas têm condição de ter um time tão bom para sustentar um ‘conhecimento coletivo’ deste nível?

[]s[/quote]

Mau é pouco amigo…se um cara desse que possui a “inteligencia” do seu projeto sai de seu grupo, vc´esta perdido, para não dizer outra palavra. Dai vc concentra em outro cara, ele fica um ano e sai…pronto, levou de novo…será que isso é legal? será que isso funciona? :wink:

Bom para pensar isso… :wink:

ate mais…

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]E, depois da relíquia do Richard, volta-se então à pergunta: para que tudo isso se você consegue com muito menos garantir a mesma qualidade?

p.s.: ahhh!! e já vi CMM(3) funcionando muito bem, viu? Portanto eu sei que CMM pode muito bem funcionar.[/quote]

Então…se pode muito bem funcionar, pode muito bem não funcionar! se ele é caro…claro que é caro…pq investir nele se existem técnicas mais baratas? Cada empresa acha que deve investir em algo…vc chega nelas e fala, não investe nisso? :slight_smile: …e se ela falar, tenho grana e acho que vale a pena…então ela investe…

CMM pode mesmo muito bem funcionar…e como eu disse passamos a ver isso a partir do nível 3…nível 2 é um mero pesadelo… :slight_smile:

Como vc já viu o Nível 3, pode perceber que a partir dali funciona realmente…tem gente que viu só o nivel 2 e achou o caos… :slight_smile: …o que é normal!

ate mais…

E ao som de Radiohead, Hope of the states, Brand New e Angelo Badalamenti, vou tentar responder.

Falando com outras palavras, olha como fica bonito: CMM possibilita que você não tenha que montar um time apenas de craques. Cada pessoa pode ser aproveitada segundo suas capacidades.[/quote]

Certo, mas a realidade infelizmente é: vamos cortar o salário de todo mundo e, quem não quiser ficar, a gente troca por estagiários :slight_smile: .

Com a mesma qualidade? Será que é possível afirmar isso com toda essa certeza? Baseado em que? Isso pode ser provado?

Quando me falaram de XP pela primeria vez eu fui logo perguntando: quem certifica XP? XP é um processo bem definido, bem flexível que poderia muito bem sair apenas do âmbito prático e ganhar um embasamento ainda maior. Por que XP funciona? O que em XP é inerente ao processo? O que poderia ser melhorado no XP? Ainda existem muitos aspectos que poderiam mais concretos.
Apelo: Queremos uma certificação XP! :D[/quote]

Qual a qualidade que CMM traz a você que não possa ser alcançada usando metodologias já existem por aí, como RUP, Prototyping ou XP? Exceto a formalização e o engessamento dos processos de trabalho, CMM não agrega nada ao dia-a-dia do desenvolvedor. Falo isso com experiência de quem já trabalhou em ambientes (que funcionavam bem) certificados e não-certificados. Aliás, eu tinha uma dificuldade muito grande em ambientes CMM(2/3), pois se eu quisesse fazer uma pequena modificação em uma classe, eu tinha que me submeter a preencher alguns formulários, esperar por autorizações que demoravam, para, então, poder modificar o que eu queria. Perdia muito tempo esperando, esperando, esperando, … Pelo menos, virei mestre em Paciência e Campo Minado graças a isso :slight_smile:

Ahh, sobre ser provado, nem as práticas do CMM são provadas. Como muitas coisas na engenharia de software, as práticas do CMM são mais recomendações (conselhos da vovó) do que uma teoria comprovada. Assim como as práticas do RUP e do XP, são um agrupado de boas práticas. A diferença é que, além das práticas destas serem mais novas do que as do CMM, são elas menos detalhistas e mais flexíveis. Mas, ok. Se você realmente gostar de trabalhar em ambientes em que você só-faz-aquilo-e-só-aquilo, questão de gosto e a discussão acaba.

E, ao contrário do que você está fazendo, eu não pretendo comparar XP a CMM. Como eu disse, ambos podem conviver pacificamente sob o mesmo teto.

E, para terminar por enquanto, volto a bater na tecla de que você não precisa de CMM para ter a tão desejada qualidade (a Oracle não tem CMM e faz um banco de dados maravilhoso :slight_smile: ). Você não precisa de CMM para começar a organizar sua empresa. As empresas não se organizam mesmo por falta de vergonha e não por falta de metodologias e não vai CMM que vai salvá-las. Ok, CMM pode ser um prêmio por terem alcançado alguma coisa, como se faz com cães em fase de adestramento quando eles fazem aquilo que lhes pedimos. Mas acho que já passamos da fase do Estímulo-Resposta do Skinner.

Cada empresa necessita de um tipo de software ok? Então, se isso é uma verdade, acredito que clientes como CEF, Banco do Brasil, UNIBANCO, SCANIA (que eu saiba, não posso citar outros…) curtem esse lance de que, caso precise mudar algo em uma classe, deve-se solicitar alteração na especificação…afinal esqueceu que o CMM funciona onde existem pessoas especificas para trabalhos especificos? :wink: :slight_smile:
O CMM não funciona em qq lugar…isso é um fato…o CMM não funciona para qq tipo de empresa…isso que eu estou batendo na tecla…em um lugar onde o negocio não funciona, meu, não adianta!
Se eu sou programador e quero mudar uma classe, o que acontece? Peço para um analista, já que eu não posso alterar…existe um analista para alterar aquilo…nesse modelo o CMM é utilizado…se vc não curte trampar num modelos desses, então vc não curte o CMM…e o papo se encerra mesmo! :slight_smile:

ate mais…

Olá

Ao som de minha mulher me chamando para lanchar e sair para ver os Diarios de Motocicleta…

Era isto que queria falar e esqueci. A Microsoft tb não tem CMM. Nada nos meus livros do Peter Coad me levam a crer que a Together (hoje Borland)tem CMM. No site da Borland uma pesquisa pela sigla CMM mostra:
Results for: CMM
Document count: CMM (5)
4 results found, sorted by relevance 1-4

No site da SAP: SAP Search Results
No documents matching your query were found. For suggestions on how to broaden your search,

No site da peoplesoft: 1 - 5 of 5 results found

Já no site da IBM temos 8,972 results. (proque a Rational é da IBM!)

Neste negócio de CMM tem lobby também. Os fabricantes de ferramentas adoram as certificações. Os certificadores adoram as ferramentas. As empresas que querem se certificar adoram dizer que usam tais e tais ferramentas. Por aí vai.

[]s
Luca

Ok, Richard. Nós concordamos (principalmente eu) que CMM não funciona em todos os lugares e que existe lugares em que CMM funciona bem. Não se está mais questionando isso. A discussão agora é outra: será que é preciso usar CMM para obter qualidade? Ou então, será que é preciso adotar CMM para que empresas bagunçadas se organizem?

E a resposta para estas 2 perguntas é não.

:arrow: Não é preciso de CMM para obter qualidade, mas se você quiser um certificado de que se processo tem qualidade, vá atrás de CMM (ou espere pelo SPICE). Aliás, também é preciso acabar com o mito de que CMM é sinônimo de qualidade, para que os clientes (sim, eu também penso neles) não comprem gato por lebre só por causa de um pedaço de papel pendurado na parede do CIO da empresa contrata. Ivar Jacobson tem a mesma opinião do que eu, como vocês podem ver aqui.

Não é preciso adotar CMM para que empresas bagunçadas se organizem, é preciso apenas que elas conheçam alguma metodologia de desenvolvimento de software (ou, se a coisa for mais feia ainda, alguma metodologia de administração de empresas) e tentem aplicá-la no dia-a-dia. E a metodologia pode ser Waterfall, RAD, Prototyping, XP, RUP, Espiral, ou qualquer uma que atenda às necessidades da empresa.

[quote=“richardpeder”]
Mau é pouco amigo…se um cara desse que possui a “inteligencia” do seu projeto sai de seu grupo, vc´esta perdido, para não dizer outra palavra. Dai vc concentra em outro cara, ele fica um ano e sai…pronto, levou de novo…será que isso é legal? será que isso funciona? :wink:

Bom para pensar isso… :wink:

ate mais…[/quote]

E se o teu arquiteto sair fora?? hein?? :wink: A situacao me parece muito pior que qualquer outro cenario.

Rafael

[quote=“Rafael Steil”][quote=“richardpeder”]
Mau é pouco amigo…se um cara desse que possui a “inteligencia” do seu projeto sai de seu grupo, vc´esta perdido, para não dizer outra palavra. Dai vc concentra em outro cara, ele fica um ano e sai…pronto, levou de novo…será que isso é legal? será que isso funciona? :wink:

Bom para pensar isso… :wink:

ate mais…[/quote]

E se o teu arquiteto sair fora?? hein?? :wink: A situacao me parece muito pior que qualquer outro cenario.

Rafael[/quote]

Qualquer profissional que vc venha a perder e que tenha uma certa experiencia é ruim para a empresa…o pior mesmo é quando vc centraliza “tudo” da sua empresa no cara…dai pior…por isso que eu disse, os processos devem ser inteligentes.
Mas, indiferente de CMM, perder pessoas competentes sempre é muito ruim para qq empresa.

ate mais…

[quote=“richardpeder”]
Qualquer profissional que vc venha a perder e que tenha uma certa experiencia é ruim para a empresa…o pior mesmo é quando vc centraliza “tudo” da sua empresa no cara[/quote]

um dos pontos q o XP prioriza, por ex, eh q TODOS da equipe participem da codificacao…por ex, uma tela fica cada 2 horas com uma dupla…

q me lembre, o CMM nao diz nada sobre isso e nem sobre a parte tecnica…
por isso, q CMM nao garante software de qualidade, apenas garante q vc tem o processo legal…

nao importa se vc tem o processo q eh uma zona, contando q o software final seja mto bom…pq gastar rios de grana com isso entao? p/ “ficar bem na foto”?? fala serio…