Esse tema é polêmico, logo não estou dizendo que estou com a razão.
Controle de transações não tem mistério nenhum. São raros os casos onde vc vai precisar de um Two-phase commit, ou se uma transaçao em dois bancos de dados diferentes. Já fiz sistemas de billing que nunca precisaram disso. Em 99% dos casos, transação é algo bem simples como: preciso inserir na tabela A, B e C atomicamente. Qual a dificuldade em demarcar essa transaçao na mão. Geralmente o seu modelo delimita a transaçao em volta dos DAOs que ele for usar, e que precisam ser executados atomicamente.
Se houver um caso recorrente, diferente desse que eu descrevi aí em cima, então explica, pois não vejo necessidade de complicar isso.
JMS é chato e complicado, e não precisa ser usado com EJB, acredito eu. JMS é uma soluçao desesperadamente procurando por problemas, e esses são escassos. Qual a situaçao em que vc vai precisar de mensagens assincronas em tempo real? Por que vc não pode de tempos em tempos fazer uma requisição ao servidor para saber se existe alguma mensagem pra vc?
JPA? Vc está falando de persistencia em banco?
Segurançá ??? Aonde isso é complicado ? Vc está falando de autenticaçao e autorizaçao ou de SSL ?
Ou seja, alguém precisa realmente chegar e dizer: “Nesses casos aqui, que não são tão raros assim, EJB te dá um ganho X que justifica e muito o custo Y que vc paga pela complexidade, peso e chateaçao de mexer com ele”
[quote]o dia que o mentaway nao fizer algo “como eu espero” eu só lamento…
[/quote]
O dia que o Mentawai não fizer alguma coisa que vc espera, basta vc extender as interfaces e resolver o seu problema. E isso é bem fácil, pois qualquer programador Java vai saber implementar uma interface de acordo com a especificaçao da API. Isso é básico do básico.
Taí a diferença:
EJB tenta resolver tudo, de forma que vc não se preocupe com nada e acaba criando uma soluçao gigante, pesado, chata e complexa. E cria tb um monte de gente que programa como robo sem nem saber o que está fazendo.
Um frameweork web bom, vai te dar a fundaçao e as soluçoes para as coisas chatas e reocrrentes de todo o projeto, e o resto é contigo. Por que vc gosta de solucionar problemas e não seguir receitas de bolo furadas!