CLT x PJ - O melhor com base nesses valores

Como vai galera ?

Preciso da opinião de vcs sobre um assunto.
Diante da minha experiencia e diante do mercado, estive pensando em pedir os seguintes valores para mudar de emprego:

CLT Full = 6.500,00
PJ = 10.000,00

Caso alguma empresa se interesse e eu possa escolher a modalidade (clt ou pj), qual seria a melhor escolha na opinião de vcs ?
Para o CLT, vamos levar em consideração um ticket alimentação de R$ 20,00 por dia e plano de saúde sem desconto.
E para o PJ, contador de 200,00.

Tem questões de férias, 13º, fgts, inss etc
Falta algum dado ?

Andei olhando a planilha da Apinfo, mas achei meio confusa e não me passou confiança na simulação que fiz, já q não conheço todos os dados. :oops:

Poderiam me ajudar, por favor ?

Muito obrigado

Para esses valores, PJ é claro.

Ou vc quer pagar 30% em IR + 11% INSS + 6% Desconto de VR + 6% Desconto de VT como CLT.

Mas como vc não sabe discernir algo trivial como isso, mostra que não está na altura de receber um salário desses.

Para um salário assim, deve-se ter muita maturidade e conhecimento holístico das coisas.

Voce trabalha como PJ? Voce tambem deve (ou deveria) pagar impostos. A unica diferenca e que voce vai ter que ir atras de pagar por conta propria, ou contratar um contador.

[quote=qwert]Para esses valores, PJ é claro.

Ou vc quer pagar 30% em IR + 11% INSS + 6% Desconto de VR + 6% Desconto de VT como CLT.

Mas como vc não sabe discernir algo trivial como isso, mostra que não está na altura de receber um salário desses.

Para um salário assim, deve-se ter muita maturidade e conhecimento holístico das coisas.[/quote]

Segundo me informaram da empresa, não tem desconto no VR (desconto insignificante) e VT eu não iria solicitar.
Uma coisa é vc saber sobre seu trabalho e outra é vc saber sobre legislação etc.
Vc sabe java ? Nasceu sabendo ?
Eu não sei todas as taxas q existem entre CLT e PJ e por isso to aqui pra aprender.

Ah ! Outra coisa tb é ter educação e saber falar com as pessoas.

Desculpa pessoal, não costumo responder a quem não agrega em nada, mas…
Ao tnaires e aos demais, poderiam me ajudar nessa decisão ?

Nunca trabalhei como PJ, entao nao sou a pessoa certa pra opinar. Eu escolheria CLT, mas vamos esperar pelas opinioes da galera do GUJ que trabalha como PJ.

Compare os valores aqui: http://ondetrabalhar.com/comparar/salarios

Mas lembre-se, mesmo que no final você tenha um valor liquido maior como PJ, você não terá o FGTS lá na caixa para quando for demitido.
O ideal se você pegar como PJ, é abrir uma conta poupança e depositar todo mês um valor referente ao FGTS que receberia se estivesse como CLT, acrescido de 40%. Dai assim, quando sair da empresa, terá essa grana guardada para não ficar mal.

[quote=romarcio]Compare os valores aqui: http://ondetrabalhar.com/comparar/salarios

Mas lembre-se, mesmo que no final você tenha um valor liquido maior como PJ, você não terá o FGTS lá na caixa para quando for demitido.
O ideal se você pegar como PJ, é abrir uma conta poupança e depositar todo mês um valor referente ao FGTS que receberia se estivesse como CLT, acrescido de 40%. Dai assim, quando sair da empresa, terá essa grana guardada para não ficar mal.[/quote]

Deposita também uma quantia pra valer pelo seu seguro desemprego e um extra pra uma segurança se algum dia você adoecer ou acidentar-se, que o INSS cobriria. E lembra também de se programar pra caso precise se dar umas férias, já que agora somente se for negociada e você não receberá, enquanto que CLT além de receber, ainda tem um adicional de 30% sobre seu valor. E não se esqueça de uma previdência privada ou algum investimento de longo prazo.

Por essa diferença e se olhar apenas o lado financeiro, ainda compensa financeiramente escolher PJ mesmo. Eu, particularmente, prefiriria CLT por não achar PJ correto e considerar uma forma de sonegação. Mas não recrimino ninguém por preferir uma ou outra, cada um tem suas necessidades e valores.

eu considero que o valor PJ deve ser em média uns 75% maior que o valor CLT, mas CLT acima dos 4500 (devido ao imposto que chega a 27,5 %) não vale a pena comparado com um PJ devido ao imposto ser bem o dobro… para comparar eu pegaria o valor anual, PJ você tira 13%, CLT você tira o valor do imposto (nesse caso 27.5), multiplica o valor PJ por 11 e o CLT por 14 (PJ 11 por que um salario você estaria guardando para eventuais problemas como disseram, CLT eu coloquei 13 e férias). Nesse caso o anual do PJ aqui deu 95.700,00 e o CLT deu 65.975,00. Nisso o CLT você colocaria ai mais uns 10000 pelos benefícios por exemplo, mas ainda ficou 20.000 de diferença…

isso ainda é meio conta de padaria, eu chutei uns 10000 de benefícios considerando que você vai gastar com inss (nesse país é um gasto devido ao retorno duvidoso), mas por outro lado provavelmente vai ganhar plano de saúde…coisa assim… mas no seu caso o PJ ainda deu diferença de uns 20 mil, fazendo conta vale mais a pena fácil.

Uma dúvida pois também estou em vias de abrir PJ

Minha cidade é São Bernardo, no caso, eu poderia emitir notas para SP caso trabalhasse por aqui normalmente?

Eu lembro de já ter visto algo que em SBC era mais barato algum imposto.

Estou de olho também em algumas vagas no Sul do país, para uma mudança definitiva para lá isso afetaria também?

grato

[quote=fdiaz2011]Como vai galera ?

Preciso da opinião de vcs sobre um assunto.
Diante da minha experiencia e diante do mercado, estive pensando em pedir os seguintes valores para mudar de emprego:

CLT Full = 6.500,00
PJ = 10.000,00

Caso alguma empresa se interesse e eu possa escolher a modalidade (clt ou pj), qual seria a melhor escolha na opinião de vcs ?
Para o CLT, vamos levar em consideração um ticket alimentação de R$ 20,00 por dia e plano de saúde sem desconto.
E para o PJ, contador de 200,00.

Tem questões de férias, 13º, fgts, inss etc
Falta algum dado ?

Andei olhando a planilha da Apinfo, mas achei meio confusa e não me passou confiança na simulação que fiz, já q não conheço todos os dados. :oops:

Poderiam me ajudar, por favor ?

Muito obrigado[/quote]

Sem sombra de dúvidas, PJ.

Boa sorte!

[quote=maior_abandonado]eu considero que o valor PJ deve ser em média uns 75% maior que o valor CLT, mas CLT acima dos 4500 (devido ao imposto que chega a 27,5 %) não vale a pena comparado com um PJ devido ao imposto ser bem o dobro… para comparar eu pegaria o valor anual, PJ você tira 13%, CLT você tira o valor do imposto (nesse caso 27.5), multiplica o valor PJ por 11 e o CLT por 14 (PJ 11 por que um salario você estaria guardando para eventuais problemas como disseram, CLT eu coloquei 13 e férias). Nesse caso o anual do PJ aqui deu 95.700,00 e o CLT deu 65.975,00. Nisso o CLT você colocaria ai mais uns 10000 pelos benefícios por exemplo, mas ainda ficou 20.000 de diferença…

isso ainda é meio conta de padaria, eu chutei uns 10000 de benefícios considerando que você vai gastar com inss (nesse país é um gasto devido ao retorno duvidoso), mas por outro lado provavelmente vai ganhar plano de saúde…coisa assim… mas no seu caso o PJ ainda deu diferença de uns 20 mil, fazendo conta vale mais a pena fácil.[/quote]

vale lembrar que não são exatamente 27,5%.

tem que pegar 27,5% do salário bruto e subtrair um valor que é tabelado. Não lembro o valor atual agora e não tenho como pesquisar por problemas de acesso.

mas realmente, como o valor a ser subtraído é fixo, é imposto pra caramba.

O imposto que costuma variar é o ISS. Em algumas cidades o imposto é muito barato, outras cidades pode ser o imposto mais caro que você poderá pagar.

Muito obrigado pelas respostas !

Aqui na minha cidade o imposto PJ fica por volta de 16%
Não tenho noção nenhuma qt pagaria por um plano de saúde, já até agora só tive plano pela empresa q estou e mesmo assim pago R$ 200,00 no total, pra ter plano (golden cross especial) pra mim e pra esposa. Nesta outra empresa eu não pagaria, mas não sei ainda se minha esposa teria direito.

Alguém paga full por plano de saúde ? Poderia dizer +/- qt dá ?

CLT tem ferias, 13, fgts e tal, mas dependendo do salario PJ pode-se ter esses valores incluso.
Como PJ, acho q responsabilidade pra guardar e investir o dinheiro é muito importante.

Obrigado pelas opiniões !

[quote=fdiaz2011]Muito obrigado pelas respostas !

Aqui na minha cidade o imposto PJ fica por volta de 16%
Não tenho noção nenhuma qt pagaria por um plano de saúde, já até agora só tive plano pela empresa q estou e mesmo assim pago R$ 200,00 no total, pra ter plano (golden cross especial) pra mim e pra esposa. Nesta outra empresa eu não pagaria, mas não sei ainda se minha esposa teria direito.

Alguém paga full por plano de saúde ? Poderia dizer +/- qt dá ?

CLT tem ferias, 13, fgts e tal, mas dependendo do salario PJ pode-se ter esses valores incluso.
Como PJ, acho q responsabilidade pra guardar e investir o dinheiro é muito importante.

Obrigado pelas opiniões ![/quote]

Cara, o melhor que você faz é sentar com alguém que realmente entende do assunto para fazer as contas tim-tim por tim-tim. É aquela história, se você tivesse 20 anos e a sua única preocupação fosse torrar dinheiro em balada, PJ seria a melhor opção. Agora, se você quer construir algo e quer alguma garantia a história é outra. Nesse caso, eu ainda escolheria CLT. Se eu não me engano, para pagar um contador é 1 salário mínimo, que está em volta de uns R$ 600,00 . Fora isso tem a despesa para a abertura de empresa. Como o pessoal falou, você precisa contribuir para o INSS como autônomo, afinal de contas, nunca se sabe o dia de amanhã, você precisa também guardar o equivalente ao FGTS, um bom plano de saúde deve sair por volta de R$ 400 - 600 …

Trabalhei como PJ durante alguns anos e tive os seguintes problemas :

1. Recebia por hora trabalhada , assim os meses com muitos feriados reduzia o meu salario;
  2. Apesar de negociar ferias , nunca conseguia tira-las;
  3. Tinha que pagar o plano de saúde para os dependentes e um bom plano de saúde não é barato;
  4. Apesar de saber que teria que guardar um dindim pois em caso de demissão não teria auxilio , quando o contrato acabou estava zerado…
  5. Teve um período que me colocaram para trabalhar apenas 3 dias na semana por conta de redução de custos.Isso diminui meu salario pela metade.
  6. Negociação de reajustes diretamente com o contratante sempre foi complicado.
  7. PJ não tem licença médica , se precisar ficar afastado da empresa por problemas de saúde não receberá nenhum auxílio.

Acredito que a vantagem do CLT vem com o passar dos anos pois com o FGTS acaba-se tendo uma poupança forçada e em caso de demissão o empregado tem direito a multa de 40% sobre o FGTS.

Não estou aqui para levantar uma bandeira quanto o que é melhor , só coloquei as dificuldades que encontrei .

[quote=misterzire]Trabalhei como PJ durante alguns anos e tive os seguintes problemas :

1. Recebia por hora trabalhada , assim os meses com muitos feriados reduzia o meu salario;
  3. Tinha que pagar o plano de saúde para os dependentes e um bom plano de saúde não é barato;
  4. Apesar de saber que teria que guardar um dindim pois em caso de demissão não teria auxilio , quando o contrato acabou estava zerado…
  5. Teve um período que me colocaram para trabalhar apenas 3 dias na semana por conta de redução de custos.Isso diminui meu salario pela metade.
  7. PJ não tem licença médica , se precisar ficar afastado da empresa por problemas de saúde não receberá nenhum auxílio.

Acredito que a vantagem do CLT vem com o passar dos anos pois com o FGTS acaba-se tendo uma poupança forçada e em caso de demissão o empregado tem direito a multa de 40% sobre o FGTS.

Não estou aqui para levantar uma bandeira quanto o que é melhor , só coloquei as dificuldades que encontrei .

[/quote]

E vantagens? teve alguma?

[quote=digaoneves][quote=misterzire]Trabalhei como PJ durante alguns anos e tive os seguintes problemas :

[/quote]

E vantagens? teve alguma?[/quote]

Pagava menos imposto de renda

Coloque tudo na ponta da caneta. A primeira vista PJ parece ser a opção melhor, mas faça os cálculos (rendimentos e descontos) como se fosse estar como CLT só pra ver o resultset. :smiley:

Tô achando essa matemática de vocês fantasiosa demais.
O que diz a CLT quanto a férias é : Adiantamento de Salário + abono de 1/3 do salario. Ou seja, ferias CLT não é um 14° salario e sim ADIANTAMENTO.

Para mim, uma comparação mais justa seria, o ( salario bruto pj - impostos sobre o regime contrato ) * 12 e comparar com (salario bruto clt - impostos + 1/3 do abono de ferias ) * 13 + (beneficios diretos e indiretos)*12. Se o valor PJ for maior, então vale a pena.

só vejo da seguinte forma a pior merda do PJ é ser mandado emborae ponto final…n recebe nenhum tipo de seguro e etc.