Bom dia
Gostaria de poder executar esta aplicação de duas maneiras:
1 - Quando clico no meu arquivo jar gerado pelo eclipse, o linux abre um gerenciador de arquivos do gnome mostrando algumas pastas e arquivos hierarquicamente organizadas. Eu gostaria de executar este arquivo aos 2 cliques. Terei que escrever mesmo um script do linux para ele ser executado assim? e no Windows, terei que fazer o .bat?
2 - Quando eu rodo via console o comando
java - jar programa.jar
Ocorre o erro: java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver
No eclipse a aplicação roda corretamente. Eu Utilizo um diretório padrão para colocar todas as libraries e o eclipse consegue utilizar este diretório. Então, como posso fazer também por linha de comando no console?
Ja tentei fazer uma associação de “java -cp.;caminho_pro_jar programa_a_ser_executado.jar”, mas também não funciona. Eu gostaria muito de poder fornecer o path da dependência do arquivo jar, no caso o jdbc, para eu nao ter que ficar copiando as libraries para cada diretório de projeto.
Obrigado a todos.
Putz cara…
Eu tô com o mesmo problema da linha de comando. Dá pau no main. Pelo NetBeans roda direitinho…
Essa exceção quer dizer que ele não está achando a classe requisitada, uma solução é colocar o jar do mysql na pasta
<JAVA_HOME>\lib\ext\
onde JAVA_HOME é o local onde o java foi instalado.
Se no NetBeans roda é porque ele está achando a classe
Olá Thiago.
Existe alguma maneira de passar o path da dependencia (jdbc) na linha de comando?
tipo
java - jar programa.jar -cp.;path/programa/mysql.jdbc.jar
Como posso fazer algo como esse comando descrevi acima?
Quero mandar rodar o meu jar, especificando uma dependencia que também é outro jar, no caso o do jdbc.
Muito obrigado pelas respostas.
Resolvi o problema colocando a dependência no arquivo MANIFEST.
Criei um arquivo de texto comum, e quando mandei o eclipse exportar defini este arquivo como modelo para criação do manifest.mf.
Meu manifest ficou assim:
Manifest-Version: 1.0
Class-Path: /home/george/projetosjava/libraries/mysql-connector-java-5
.1.6/mysql-connector-java-5.1.6-bin.jar
Name: br/com/fightsurf/
Sealed: false
Main-Class: br.com.fightsurf.MainApp
Obrigado a todos.