Classes Anônimas em java

package classesAnonimas;

/**
 *
 * @author isaura
 */

// Declaração de interface
public interface Aula 
{
    // Declaração do metódo estudar::::
    public void estudar();

}

//import classesAnonimas.Aula;

/**
 *
 * @author isaura
 */
public class Test1 
{

public static void main(String[] args) 
    {
        // Classe  anônima, onde é possível instanciar interfaces e ao mesmo tempo criar os methods declarados nela

Aula aula = new Aula()
        {

@Override
            public void estudar()
            {
             System.out.println("Estou estudando!");
            }

};

aula.estudar();
    }

}
3 curtidas

Na verdade você não está instanciando uma interface.
Está instanciando uma classe sem nome, por isso se chama anônima, que implementa a interface.
É só a sintaxe que faz parecer que está instanciando a interface.
No caso desse exemplo, nem precisaria criar a classe anônima, como a interface só tem um método, poderia usar expressão lâmbda, assim:

Aula aula = () -> System.out.println("Estou estudando!");
2 curtidas

Classes com um único método declarado geralmente são identificadas como interfaces funcionais, estas interfaces permitem serem implementadas diretamente dado que possuem somente um único método declarado.

1 curtida

Respeito a sua ideia, mas independentemente do nome que elas tenham, não deixam de ser interfaces, em declarações e utilizações normais, as interfaces não são instanciadas com a palavra reservada new.
Mas no uso de classes anónimas é possível…

1 curtida

Foi simplesmente um exemplo, podem ser declaradas vários métodos, dentro da interface e instanciar as interfaces e criar os métodos normalmente…

1 curtida

Não é minha ideia, é um fato: uma classe anônima não é uma interface.

Tanto que você só pode declarar métodos concretos dentro dela e pode criar mais métodos com assinaturas que não estão presentes na interface que ela implementa.