Cisc ou risc?

tem como saber a arquitetura do processador, la no windows (se é q vcs me entendem) ?

Se seu Java está rodando em Windows 9X/ME/2000/2003/Vista ele está rodando em uma arquitetura CISC (Intel ou AMD, não importa).
Havia algumas versões do Windows que rodavam em arquitetura RISC - MIPS, Alpha ou PowerPC - mas a Microsoft não faz mais essas versões do Windows;
Há algumas versões do Windows que rodam sob a arquitetura Intel Itanium (RISC), mas não a mais atual (Windows Server 2008), se não me engano, e acho que não há suporte da Sun para Intel Itanium para o JDK mais corrente).

[quote] Havia algumas versões do Windows que rodavam em arquitetura RISC - MIPS, Alpha ou PowerPC - mas a Microsoft não faz mais essas versões do Windows; [/quote]Poxa Thingol vc. foi lá atrás no Windows 3.11. Por conhecidência ainda comentava com um amigo sobre essa plataforma.

[quote] la no windows[/quote]Se é Windows é “CISC”.

Itanium não é Risc…

Ele usa a arquitetura EPIC

e se fosse linux ? :wink:

[quote] e se fosse linux ? [/quote]Rapaz eu só uso Windows :cry: , Linux é pra cabra “macho”.

e se fosse linux ? ;)[/quote]
Noventa e nove vírgula cem porcento usa arquitetura CISC. UNIX’es da vida estão mais no ramo RISC de ser.

Até!

RISCs estão acabando?
Ouvi dizer que estão parando de usar UNIX também :|… Mas antes *nux like do que windos.

Hoje em dia, a diferenca entre RISC e CISC tem alguma relevancia pro que a gente faz?

Que eu saiba não.
Os processadores “CISC” usam muitas técnicas “RISC” e vice-versa. Por isso não se pode mais fazer uma distinção típica.
Exemplo de técnicas RISC usadas por processadores CISC: os processadores Intel e AMD mais modernos normalmente transformam as instruções CISC internamente em RISC e as executam.
Exemplo de técnicas CISC usadas por processadores RISC:
Um processador Intel StrongARM como os encontrados em Pocket PCs tem um conjunto de instruções especial (Thumb) para reduzir o espaço usado pelas instruções. Esse conjunto de instruções acaba ficando grande como os de máquinas CISC.

http://www.rjunior.com.br/download/Cisc%20e%20Risc.pdf