CheckBox como manipular no java

Pessoal eu tenho um formulario com um checkbox o titulo dele é tem whats? se a pessoa marca a caixa salva no banco como sim e se não marca salva como não, só que eu tenho um botão de altera e quando a pessoa clieca em alterar esse checkbox deveria fica marcado ou não de acordo com a infromação do banco, descobrir que para fazer essa seleção é no setSelected(); true ou false, só que no netbens não dá para mim altera isso ou pelo mesno eu não sei fazer isso alguém ai pode mes ajudar.

tentei esse opção mais sem sucesso criando um variavel global no inicio de todo o código e mudando no opção selected do netebens desse checkbox para código personalizado e coloquei essa variavel lá mais não funciona, eu queria fazer com o checkbox da mesma forma como as caisa de texto, tem como?

é assim como o construtor já vez a checkbox quando clica no botão alterar até muda a fariavel entre verdadeiro e falso mais é como se precisse dar um refresh no construtor!

Procure digitar com cuidado, está bem difícil de entender seu texto com a falta de pontuação e os erros de português.

Em princípio é só você ler o que está salvo no banco e atualizar o checkbox.

Posta o seu código.