Checar "validade" de um byte lido de um arquivo

É meio estranho mas é o seguinte.

Imgaine que eu tenha pedacos de arquivos, eu quero escrever esses pedacos de arquivos num arquivo temporario ateh completar o arquivo. Ateh ai tudo bem, o problema esta em como garantir que o que esta entre um pedaco e outro sao soh bytes soltos e nao alguma informacao. Deu pra entender, se nao lah vai um exemplo:

Digamos que eu crie um arquivo, foto.jpg.
Dai eu recebo um pedaco dele que vai do seu 1o byte ateh o 1024.
Ateh ai tudo blz, facil de saber, eu tenho do 1o ao 1024o bytes do arquivo.
Mas e se agora eu receber do 2048 ateh o 2080, como vou garantir que entre 1024 e 2048 num tem nada de valido?
Estou encarando esse problema pois depois de escrever esse pedaco de 2048 ateh 2080 eu tenho que ler esse temporario todo e pegar os intervalos que jah foram adiquiridos, soh que qnd vou ler nao estou conseguindo garantir que onde nao deveria ter nada realmente nao tem nada.

Resumindo: Como saber se um byte lido de um arquivo eh realmente informacao util, se eu posso criar um array de bytes sem inializa-los e mandar escrever num arquivo e depois le esse byte que nao deveria ter nada mas na verdade ele tem alguma coisa.

Brigado aew pela paciencia de ter lido…

Qualquer ajuda eh valida, qualquer mesmo. Fale o que voce acha ai, fale qualquer coisa soh nao deixe de opinar pq forum eh pra essas coisas.

abracos

O mais simples é armazenar seus pedaços numa lista.

Aí você saberá que pedaços têm e (pela ausência) quais não têm. E se precisar (não sei pra quê) o arquivo com os buracos, concatene preenchendo os vazios com espaços ou outro caracter.