Olá alguém poderia me ajudar estou com um projeto e não estou conseguindo relacionar as entidades
Eu tenho um estoque onde irei cadastrar os produtos e darei entrada e saída, onde a saída será feita de duas maneiras, uma simples transferência [uso interno sem nota fiscal] e uma previsão diária [uso interno sem nota fiscal] a entrada será feita por OC [ ordem de Compra [uso interno sem nota fiscal] a presença de um fornecedor será somente para saber a origem mas será usado no cabeçalho da OC…
alguém poderia me dar um luz , pois nos meus estudos só tinha feito busca no banco sem relacionamento … Desde já agradeço… estou usando HeidSql…
E como você está pensando/tentando fazer?
Seria legal você postar as tabelas contendo os campos (ao menos as chaves), para termos uma visão mais abrangente da estrutura que você quer montar…
Uma dúvida minha, a tabela estoque guarda a quantidade de produtos?
Seria necessária a existência dessa tabela, já que a tabela produtos pode conter todas as suas informações (preço unitário, quantidade, nome, etc)?
É apenas a minha visão ok? Não quer dizer que esteja certa ou errada e como lhe disse em outro post, cada regra de negócio é única…
A tabela. Estoque vai servir pra ter uma visão geral, e no futuro terá mais duas unidades onde elas pesquisaram o estoque da sede se tiver uma sugestão .
As imagens com as tabelas quando eu chegar em casa eu disponibilizo oksqlroni.sql (1,2 KB)
Quanto a tabela estoque eu entendi, mas ainda há outras maneiras de disponibilizar uma visão geral, views na minha opinião seria o ideal nesse caso, pesquise a respeito, assim você monta uma “tabela” com selects em outras, tendo informações disponíveis em tempo real, já do jeito que você quer fazer, precisará manter essa tabela atualizada o tempo todo.
Eu fiz um exemplo de pedido bem básico, pra você ter uma noção usando o mysql workbench (recomendo muito, prático, rápido de trabalhar e você não precisa ter a base pronta para modelar), veja se dá uma clareada…
O heidsql que você mostrou pelo visto é muito parrudo para essa tarefa, veja como os relacionamentos ficam mais claros dessa forma, cada cor, item simboliza algo, por exemplo, a chavinha amarela mostra que o id é um primary key, os losangos vermelhos representam campos not null aproveitei para te dar uma melhor noção do tipo do campo para as chaves estrangeiras (vi que você deixou tudo como varchar e isso não fica legal)…
Também uma observação, percebi muitos campos repeditos (qtd_estoque, fornecedor, produto, etc) e como a maioria estão varchar acaba confundindo se seria o id da “tabela pai” ou uma descrição…
Espero ter clareado as idéias e bons estudos!
Cara sanou uma dúvida enorme, eu estava assistindo vários tutoriais cada um com uma ferramenta é acabei confundido quando criava a chave estrangeira eu ligava ele ao campo que eu queria que fosse mas agora entendi o erro que dava o os de uma tabela tem que ser compatível nos relacionamentos parabéns agora acho que vou conseguir e o fato de repetir vários campos era o id que eu queria usar obrigado mesmo … Parabéns vou adicionar mais aulgumas tabelas e usar esse método que vc usou…
É o típico caso de “uma imagem vale mais que mil palavras” boa sorte!