Uma dúvida, se tenho duas colunas, onde uma será a Fk de outra:
Projeto: ID, Nome, Status
Status: Cod, Descrição
Na tabela projeto, é melhor eu inserir o Cod do Status, ou direto a descrição?
Projeto: ID, Nome, Status(Status) ou Cod(Status)?
tem um formulário web e são valores pré definidos (combo box) então não tem como escolher outro nome ou digitar errado, mas não sei se é melhor inserir o Cod ou direto a descrição.
A minha dúvida é exatamente essa Jonathan… pq como vai vir da tela, eu não sei se referencio por código ou por nome, pois já está predefinido e não tem como o usuário inputar errado…
Utilize por código, pois suponhamos que futuramente venha a mudar a estrutura atual do seu projeto, nesse caso a estrutura do seu banco já estará adaptada para funcionar normalmente sem precisar de alterações.
Correto!
Ao realizar consultas onde você precisar da descrição do status você pode utilizar uma junção comparando as chaves entre as duas tabelas.
Observação: Se a sua tabela Status for somente para armazenar (ATIVO / INATIVO), esqueça tudo o que foi dito acima e crie somente a tabela PROJETO com a coluna Status char(1) onde você armazenaria no caso A para ativos e I para inativos.
Agora se sua tabela de Status for armazenas muito mais informação do que isso, aí siga as indicações anteriores, utilizando o código.