Eu estou estudando hibernate para um projeto e dentro de uma das documentações eu li isto:
There is an alternative <composite-id> declaration to allow access to legacy data with composite keys. We strongly discourage its use for anything else.
“Legacy data”?! Pq isso? Desde quando chave primaria composta é desencorajada e pq?
Problema de comandos em cascata…
Vc teria que utilizar alguma forma de versionamento para saber se uma classe foi modificada, ou não.
Dá uma olhada no capítulo 16 da documentação de referência do hibernate.
Segundo, que nem sempre vc vai querer ter o objeto instanciado e persistido, só porque vc tem as informações que compõe ele.
É muito complexo utlizar chaves compostas ! Para começar vc precisará utilizar uma classe a mais…
Qual é o benefício !?
Porque não utlizar uuid, hi-low, ou qualquer outra coisa melhor !?
Sinceramente eu não entendi os dois primeiros motivos. Mas quanto ao terceiro discordo radicalmente. A utilização de chaves compostas aumenta o desempenho em buscas devido a indexação das PK. Obvio que poderiamos criar estes indices, mas mesmo assim retiratiamos do banco de dados a verificação de integridade das PKs. Uma PK gerada automática deve ser utilizada com extrema cautela o seu uso pois estamos retirando do banco de dados uma de suas principais funçoes, que é a unicidade da informação. Deixariamos isto para a camada da aplicação, o que na minha opnião fere alguns dos principios basicos da computação que são as maquinas virtuais e abstração. Eu sei que essa é uma discussão que tem pano pra manga, mas meu principal objetivo é utilizar uma modelagem do banco de dados da maneira tradicional com o hibernate, tem como?
Seguinte, vc tem como utilizar chaves compostas com o Hibernate, mas assim como falou nosso amigo Rodrigo (e aí xará) eu não recomendo…